-publicidade-

YAKUZA KIWAMI | É assim que se faz um remake

O título é uma experiência única, que prende do começo ao fim. É, sem dúvida, um dos melhores jogos do ano

Se você nunca jogou algum game da série Yakuza, posso tranquilamente recomendar que você comece por Yakuza Kiwami. O jogo é um remake do primeiro Yakuza, lançado em 2005 pela Sega, para PlayStation 2. Quem conhece a série deve estar se perguntando se não seria melhor começar pelo Yakuza 0, lançado no Ocidente no começo do ano. Honestamente, tanto faz. Se você jogar um e se deixar levar pelo charme de das ruas de Karumocho, vai acabar jogando o outro também.

Agora vamos a mais uma review do Jornada Geek! Antes, para você ter um gostinho do que é Yakuza Kiwami, confira o trailer.

Bem-vindo a Tóquio

O distrito de Kamurocho – uma paródia de Kabuchiko, na capital do Japão – é um lugar cheio de luzes, vida e oportunidade. Também é um local cheio de perigos, principalmente para Kazuma Kiryu, o protagonista da série. Kiryu é um membro da Yakuza, a máfia  japonesa. Apesar do seu envolvimento em uma organização criminosa (que no jogo se mostra fortemente enraizada na cultura e no cotidiano do país), ele mantém uma postura íntegra, sempre ajudando os que precisam e punindo quem comete abusos.

Yakuza Kiwami
As luzes da noite de Kamurocho seduzem a todos seus cidadãos… e aos jogadores também (Foto: Divulgação).

No distrito local existe uma infinidade de atividades para se fazer. Kiryu passa por restaurantes, galerias, clubes e boates, sempre com várias atividades e coisa diferentes. As comidas e bebidas são reais, e as marcas baseadas em marcas verdadeiras no Japão. Em uma hora de jogo, você já se sente à vontade para andar nas ruas de uma cidade que parece de verdade, com coisas e pessoas de verdade.

Os exageros do jogo, ao invés de te afastarem, trazem um humor simples e agradável. Essa faceta acompanha toda a aventura: diversas vezes você se encontra fazendo sidequests bizarras, que chegam a ser juvenis de tão bobas e trazem uma diversão que, estranhamente, cai muito bem para o jogo.

Yakuza Kiwami
Um minigame de pedra-papel-tesoura representado por moças lutando fantasiadas de insetos. O humor sutil de Yakuza que gostamos (Foto: Divulgação).

A boa história de sempre

A base dos jogos Yakuza está em sua história. O enredo é bastante adulto, e os personagens são muito cativantes, fazendo com que você se importe de verdade com o que acontece com eles. Logo no começo, Kiryu passa por grandes problemas envolvendo seus dois amigos de infância, a bela Yumi e Nishikiyama, também membro da Yakuza. Os três se envolvem em uma crise com o clã Tojo, do qual Kiryu faz parte, que termina engatilhando uma série de tragédias com repercussão por toda história.

Yakuza Kiwami
Nishikiyama e Kiryu cresceram juntos em um orfanato e eram praticamente irmãos (Foto: Divulgação).

Por vezes você vai se encontrar ansioso para saber o que acontece em seguida, mas ao mesmo tempo sem querer correr muito para poder aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer. Embora Yakuza Kiwami seja um remake do primeiro jogo que de PS2, a narrativa foi mantida praticamente intacta. As mudanças estão em cenas e cenários adicionais colocados para conectar melhor a história de Kiwami com a de seu antecessor imediato, Yakuza 0.

Yakuza Kiwami retém essencialmente a mesma narrativa que vimos em 2005. Apenas Kiryu se mantém como protagonista (ao contrário de Yakuza 0) e algumas das atividades que consumem muito tempo, como gerenciar uma imobiliária (que novamente acontece em Yakuza 0) também estão completamente de fora.

O combate

Após falar tanto de Kamurocho e da narrativa, você pode ter ficado com a impressão de que Yakuza é só sobre minigames e andar de lá pra cá. Um grande engano. O outro pilar sobre o qual se sustenta Yakuza é, obviamente, o combate. Afinal um jogo onde você controla um mafioso japonês te que ter muita luta!

As lutas acontecem a qualquer hora, em qualquer lugar. Muita coisa se resolve na porrada em Yakuza, desde as rivalidades entre os clãs da máfia até mesmo um olhar torto que pode ser considerado como falta de respeito. Nessa hora não posso deixar de citar um dos meus personagens favoritos do jogo: Goro Majima. O Cão Louco de Shimano, o Majima De Um Só Olho é um capitão da Família Shimano, pertencente ao Clã Tojo. Ele possui um interesse muito grande em Kiryu e acredita que só ele tem o direito de matá-lo.

Um sistema inteiro com seu nome nele

Majima é um completo lunático, e considera sua relação com Kiryu de amizade verdadeira, mesmo querendo matar o rapaz. Você vai encontrar Majima por todo o jogo: ele está em tudo que é lugar e vai aparecer nas piores horas para te desafiar. Não é força de expressão, Majima aparece aleatoriamente para lutar com Kiryu: às vezes você simplesmente esbarra com ele, às vezes ele pula no meio de outra luta e usa vários disfarces estranhos. A SEGA orgulhosamente chama essa novidade de “System Majima Everywhere” Ou “Sistema Majima Por Toda Parte”, em português.

Yakuza Kiwami
Majima está literalmente por toda parte (Foto: Divulgação).

Yakuza Kiwami: O veredito

Yakuza Kiwami é uma experiência única em videogames, e prende do começo ao fim. É, sem dúvida, um dos melhores jogos do ano (assim como Yakuza 0 também é). Exclusivo para PlayStation 4, é um título obrigatório para quem curte não só RPGs, jogos de ação ou boas histórias. É um título obrigatório para quem curte videogames de verdade.

Nota Surpreendente

Yakuza Kiwami possui 70 histórias paralelas, muitos minigames e mais de 60 horas de conteúdo de jogo. Além disso, uma série de DLCs gratuitos está por vir. Tudo isso por R$ 107,50 para PS4 na PS Store. Quase metade do preço dos lançamentos de hoje em dia. Faça um favor a si mesmo e jogue Yakuza nesse momento!

*Cópia fornecida pela desenvolvedora.

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

546,267FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
21SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,568SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: YAKUZA KIWAMI | É assim que se faz um remake
- publiidade -

Últimas Postagens

Falcão e o Soldado Invernal | Previsão de estreia, elenco e outras novidades sobre a série

Com o seu desenvolvimento confirmado há meses, aos poucos a série Falcão e o Soldado Invernal vai ganhando novidades sobre o seu desenvolvimento. E...

Microsoft anuncia compra da Bethesda, produtora de The Elder Scrolls

Ainda sem ter anunciado o preço do Xbox Series X e Series S para o mercado brasileiro, a Microsoft segue se movimento para estar...

Os Croods: Uma Nova Era | Assista ao primeiro trailer da animação

Com o seu desenvolvimento anunciado há algum tempo, agora a animação Os Croods: Uma Nova Era finalmente voltou a ganhar novidades. E assim, como...

Emmy 2020 | Conheça os vencedores da premiação

Após muita expectativa por parte do público, e ainda com a pandemia de Coronavírus influenciando no acontecimentos de eventos, a Academia de Artes e...

WandaVision | Assista ao trailer da série produzida pelo Disney+

Com o seu desenvolvimento já confirmado há meses, a série WandaVision aos poucos vai ganhando algumas novidades. E entre elas, após ter o seu lançamento...

Esquadrão Suicida será uma comédia de ação para maiores, afirma Joel Kinnaman

Com o seu lançamento atualmente previsto para agosto de 2021, o filme O Esquadrão Suicida (The Suicide Squad), dirigido pelo cineasta James Gunn, segue aos poucos aparecendo...

Nada Será Como Antes será exibida como telefilme no Supercine

Lançada originalmente como uma minissérie em 2016, Nada Será Como Antes voltou a ganhar destaque na mídia por conta da sua exibição que acontecerá...

Jurassic World: Acampamento Jurássico | Saiba tudo sobre a nova série da Netflix

Após ter o seu desenvolvimento confirmado há alguns meses, a série animada Jurassic World: Acampamento Jurássico foi lançada recentemente pela Netflix. E assim, agora reunimos...