-publicidade-

VALKYRIA CHRONICLES 4 | Um prato cheio para fãs de RPG estratégico

Um título que os fãs de um bom combate estratégico não podem perder!

A inovadora franquia de RPG tático da SEGA está de volta! Valkyria Chronicles 4 chega na próxima terça, 25, para Nintendo Switch, PCPlayStation 4 e Xbox One, trazendo uma história da Segunda Guerra Mundial de um mundo fictício, entre exércitos da Federação e o Império.

No controle do comandante Claude Wallace e do Esquadrão E, você deve se tomar parte na “Operação Northern Cross”, uma estratégia arriscada para mudar o rumo da guerra contra os imperiais. E como será que o RPG tático se saiu? Vem com a gente, em mais um review do Jornada Geek!

Personagens únicos

Uma das coisas que define o gênero do RPG são os personagens disponíveis em sua equipe e suas características próprias. No caso de Valkyria Chronicles 4, o jogador tem um esquadrão inteiro de lutadores que se dividem em seis classes, além da possibilidade de se utilizar um tanque de guerra:

  • Scout, que possui poder de ataque mediano, mas andamais que qualquer outra tropa;
  • Shocktropper, que possui um ataque potente de media/curta distância;
  • Sniper, que pode atacar de muito longe, mas é fraco no combate de perto;
  • Lancer, que possui uma munição que causa dano grande em tanques;
  • Engineer, que pode reparar o veículo de guerra, repor munição e desativar minas inimigas;
  • Granadier, que tem a capacidade de lançar projeteis que atingem vários alvos em um certo ângulo, mas não possuem muita capacidade de movimento.
  • O tanque, por sua vez, é um veículo de guerra devastador que pode esmagar a infantaria inimiga. Mas não pode entrar em lugares apertados ou certos terrenos.

VALKYRIA CHRONICLES 4 | Um prato cheio para fãs de RPG estratégico
Foto: Divulgação

Essa variedade de classes já garante múltiplas possibilidades de estratégia. Porém existem outros fatores que ajudam a individualizar ainda mais as tropas do esquadrão E. Cada soldado tem características de personalidade única que se manifestam no campo de batalha. Isso pode levar a resultados positivos e negativos em sua performance. A personagem Kai, por exemplo, ganha um bônus de ataque quando está perto de seu amigo Raz, por ter a vontade de protege-lo. Ao mesmo tempo, é esfomeada e sofre de ataques de fome quando anda muito durante uma jogada, perdendo pontos de vida.

- publicidade-

Todo o personagem tem defeitos e virtudes. Alguns deles completamente voltados à personalidade e outros ligados ao stress, trauma e dor que a guerra pode trazer. O que acaba por adicionar mais elementos interessantes na história do jogo, estimula o jogador a conhecer cada um de seus comandados.

Valkyria Chronicles 4
Foto: Divulgação

Gameplay único

Nada chama mais atenção ao jogador novato na série do que o sistema híbrido entre estratégia e ação. Nele, após selecionar uma unidade, o jogador assume o controle do soldado e o controla livremente pelo cenário, como se fosse um jogo de tiro em terceira pessoa. Para atacar, é necessário entrar em um modo de mira, que também emula o gênero antes mencionado. Nessa parte do gameplay, é possível encontrar obstáculos de cenário, os quais os personagens podem interagir, como gramas altas para se esconder. Isso ressalta o elemento de estratégia, uma vez que as unidades possuem limite de passos, e não é recomendável deixa-las expostas aos inimigos.

- publicidade -

A experiência de guerra é ressaltada por um sistema de morte permanente. Se algum dos soldados for abatido e não resgatado dentro de um certo tempo, ele morrerá definitivamente. Não sendo possível utilizá-lo daí para frente no jogo. Isso coloca uma pressão enorme no jogador, inclusive pelo título estimular que conheçamos e criemos afeição por cada membro do nosso esquadrão.

VALKYRIA CHRONICLES 4 | Um prato cheio para fãs de RPG estratégico
Foto: Divulgação

O sistema de upgrades é excelente. Ao invés de cada personagem subir individualmente de nível, as classes que o fazem. Assim, todos os Scouts, por exemplo, se beneficiam quando pontos de experiência são investidos em seu grupo. Isso remove uma potencial frustração, possibilitando que vejamos o potencial máximo de todos os soldados mais cedo. Novos níveis trazem novas características de personalidade e novas ordens que podem ser distribuídas ao esquadrão, garantindo melhoras em diversas áreas do combate.

Criar combinações de personalidades e classes, dependendo do objetivo da missão em questão é algo extremamente divertido de se fazer. Em missões que existem muitas minas e combate a distância, melhor levar snipers e engenheiros. Onde há muitos tanques, scouts para localizá-los e lancers para destruí-los, e assim vai.

Valkyria Chronicles 4
Foto: Divulgação

Um jogo único!

Valkyria Chronicles 4 é um prato cheio para apreciadores do gênero de RPG estratégico. Uma história bem construída, cheia de capítulos especiais que expandem as relações entre os personagens envolvidos nesse universo, combinada a um gameplay diferenciado, que apresenta diversas possibilidades para criar combinações úteis de soldados, somadas a possibilidade de re-jogar estágios em busca de uma nota maior garantem, pelo menos, 40 horas de diversão.

- publicidade -

É importante ressaltar, no entanto, que esse jogo é demorado. Existem muitos diálogos, cenas e reflexões dos personagens. Além disso, ao mesmo tempo que o gameplay é dinâmico a principio, há um grande investimento de tempo e paciência para mover todas as suas unidades de acordo com sua estratégia. Assim, não é muito recomendado para quem não gosta do gênero e não tem muita paciência em geral.

Um ponto que poderia ser trabalhado para o próximo jogo é uma liberdade maior entre classes. Algumas características de personalidade podem beneficiar mais um tipo de soldado que outro, então seria interessante ter a capacidade de muda-los de função e fabricar ainda mais tipos de equipes.

De modo geral, um jogo fantástico. Fãs de um bom combate estratégico não podem perder. Valkyria Chronicles 4 está disponível em pré-venda na PlayStation StoreNintendo eShopMicrosoft Store e Steam.

Nota ótimo

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

545,305FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
20SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,476SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: VALKYRIA CHRONICLES 4 | Um prato cheio para fãs de RPG estratégico

Últimas Postagens

Virgin River | Assista ao trailer completo da 2ª temporada

Com o seu lançamento anteriormente confirmado para acontecer em 27 de novembro através da lista de novidades da Netflix, agora a 2ª temporada de...

Pacificador | Steve Agee entra para o elenco da série do HBO Max

Com o seu desenvolvimento já confirmado há alguns dias, agora a série Pacificador, que será um projeto derivado do filme Esquadrão Suicida, voltou a...

Amor Com Data Marcada | Saiba de onde você conhece o elenco do filme

Algum tempo após ter o seu desenvolvimento anunciado, o filme Amor Com Data Marcada já está atualmente disponível na Netflix. E claro, alguns nomes são...

Xbox Series X|S sofrem redução de preço antes do lançamento no Brasil

Após a confirmação da sua data de lançamento no Brasil, os consoles Xbox Series X e Xbox Series S voltaram a ganhar novidades. E...

Novidades no Amazon Prime: Confira a lista com as estreias de novembro

Com o mês de outubro chegando ao seu final, o serviço de streaming Amazon Prime Vídeo aproveitou para revelar suas novidades para as próximas...

PS Plus e Xbox Live Gold: Saiba quais serão os jogos gratuitos de novembro de 2020

Seguindo em frente com a sua tradição mensal, os serviços de assinatura PS Plus e Xbox Live Gold voltaram a ganhar novidades recentemente. E claro, o assunto...

Halloween Kills ganha novo teaser reforçando a estreia em 2021

Com o seu lançamento anteriormente já adiado para outubro de 2021, agora o novo filme da franquia Halloween, intitulado simplesmente como Halloween Kills, teve...

The CW | Temporadas de The Flash, Batwoman, Riverdale e mais séries ganham data de estreia

Com suas temporadas encurtadas recentemente por conta da pandemia de coronavírus, séries como The Flash, além de todas as séries do Arrowverse, e Riverdale tiveram seus lançamentos...