-publicidade-

Tropico 6 | Caricato e divertido

O retorno de El Presidente está mais cômico e divertido

O simulador caricato que te coloca no lugar de um líder dos trópicos está de volta! Tropico 6, jogo da Limbic Entertainment, que seria lançado no ano passado, foi adiado, e teve uma versão beta disponibilizada durante quase cinco meses foi, enfim, finalizado e lançado no dia 29 de março deste ano.

E é inevitável: toda vez que uma versão é lançada, ficam algumas questões. Será que o jogo melhorou? Quais as novidades? Se você quer saber mais, fica ligado em mais uma crítica do Jornada Geek!

Uma crítica engraçada

Tropico 6 nos coloca na pele de El Presidente, o líder de um país tropical, e seu subordinado, Penultimo. Em alguns momentos, lembra o caricato personagem Almirante General Aladeen, interpretado por Sacha Baron Cohen no filme O Ditador. Claro, há um exagero quase que preconceituoso na crítica, ainda mais em atrelar tal imagem a países tropicais. Longe de fazer qualquer defesa, mas exageros existem em diferentes regimes, cabendo apenas um olhar crítico. Aliás, Trump tem estado na mira de diversos humoristas e não é a toa. E os jogos estão sabendo explorar muito bem isso – e a comunidade ri e agradece!

Mas isso não é o que interessa aqui. Tropico 6 é um jogo engraçado e que lembra em alguns aspectos jogos de gerenciamento como SimCity. Mas aqui, não será apenas uma cidade, mas todo um arquipélago, onde o jogador vai avançando e expandindo ainda mais uma espécie de “república das bananas”. Aliás, você poderá exportar bananas para os Revolucionários ou para a Coroa, que são os setores que você deverá negociar. A Coroa remete ao Período Colonial, que é o momento em que você inicia sua empreitada. Os Revolucionários… Bem, eles querem a independência. E aí você terá que fazer o meio de campo para prosperar e superar índices como alegria, desemprego, diversão e até mesmo moradores sem teto.

Tropico 6
Controle um país tropical… (Foto: Divulgação)

Equilíbrio é tudo (ou não)

Em Tropico 6, você poderá ceder aos anseios das duas “facções” citadas acima, buscando ou o equilíbrio – agradando gregos e troianos – ou simplesmente caindo para um lado específico, buscando atender aos interesses colonialistas ou à revolução, pagando pela independência, ou lutando por ela.

A política, mesmo que de uma forma mais leve, é uma das tônicas do jogo. Vença as “eleições”, conquiste o povo mantendo os índices positivos. Se puder, caia nas graças deles. No modo voltado para missões, toda tática de gerência deve ser muito bem executada. Com isso, você poderá abrir novas missões. Já no modo Sandbox, a liberdade para fazer o que der na telha pode servir como laboratório para fazer o povo de gato e sapato – algo não muito longe da vida real.

Tropico 6
Tecnologia é uma das questões a serem geridas. (Foto: Divulgação)

Gráficos e jogabilidade

- publicidade-

Os gráficos coloridos e arborizados do game são bonitos e servem bem a proposta de Tropico 6. Um jogo de gerenciamento de riquezas e população não precisa ser maravilhoso graficamente. Mas aqui entregam uma espécie de paraíso para se jogar.

Já no quesito jogabilidade, o layout de gerenciamento é um pouco mais complexo, mas com o tempo é dominado. Um tutorial sempre ajuda, ainda mais no início. Em tempo, um jogo assim não é apreciado em alguns minutos. Algumas coisas para dar resultado demoram. Então, salve um tempinho para “brincar de político”. O processo de domínio de Tropico 6 pode ser um pouco confuso na hora da gestão, mas com o tempo (e com gastos a mais, pelo menos no jogo), tudo é resolvido.

Para controle de gerenciamento, existe uma infinidade de dados que vão desde a infelicidade do povo até a possibilidade de golpe (a vida imita a arte ou seria o contrário?). Você terá de lidar com espionagem, construção de monumentos (tipo uma Estátua da Liberdade no Caribe, sabe?). Tudo isso terá impacto no futuro da nação e no povo. Até as coisas mais banais…

Tropico 6
Os belos gráficos e o layout do jogo. (Foto: Divulgação)

Veredito

- publicidade -

Um simulador de gerenciamento de uma nação que consiga ser cômico e divertido certamente não é ruim. Tropico 6 pode ter um errinho ou outro aqui, uma dificuldade de executar determinada missão acolá, mas é um jogo que faz a gente pensar bastante e que requer tempo e certa atenção.

As referências engraçadas aos exageros de líderes megalomaníacos são só a cereja do bolo desse jogo. Espere exageros, cenas engraçadas, críticas ferrenhas ou adoradores exaltados. Tudo isso pode acontecer – e ao mesmo tempo – em Tropico 6. Se você gostar desse tipo de aventura atípica de poder gerir suas próprias ilhas, sem nenhuma dúvida, encarnar El Presidente deverá ser sua próxima missão.

Tropico 6 | Caricato e divertido

Avaliado com a nota 78 no Metacritic, Tropico 6 tem êxito em um gênero que divide opiniões, sobretudo com essa temática. Lançado para PC, via Steam, o jogo tem tudo para melhorar ainda mais, dependendo das eventuais atualizações que a desenvolvedora poderá lançar. Só nos resta esperar.

*Review elaborado usando uma cópia fornecida pela loja Nuuvem.

Sobre a Nuuvem

Nuuvem é a maior loja de jogos digitais da América Latina, feita de gamers para gamers. Focada na transparência com o consumidor, a loja já conta com mais de 1.6 milhões de usuários. Fundada em 2012, a empresa teve sucesso em atrair a atenção do mercado global de games para o Brasil e outros países das Américas, obtendo parcerias diretas com as maiores produtoras de jogos do mercado, como: WarnerUbisoft e 2K. Trabalhando com o objetivo de oferecer sempre preços mais acessíveis, a Nuuvem possui hoje um catálogo com milhares de títulos, incluindo lançamentos e pré-vendas. Adquira Tropico 6 e outros jogos para computadores agora mesmo!

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

545,305FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
21SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,478SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: Tropico 6 | Caricato e divertido

Últimas Postagens

Shotgun Wedding | Jennifer Lopez e Armie Hammer vão estrelar no filme

Começando a ser alvo de novidades, o filme Shotgun Wedding é destaque na mídia. E assim, agora as novas informações envolvem a formação do seu elenco. Segundo...

Why Women Kill | Allison Tolman e Nick Frost entram no elenco da 2ª temporada

Voltando a ganhar novidades aos poucos, a série Why Women Kill é alvo de novidades. E assim, agora as novas informações envolvem a formação do...

Power Rangers | Bryan Edward irá escrever o roteiro do novo filme

Com o seu desenvolvimento já noticiado anteriormente, o novo reboot cinematográfico da franquia Power Rangers voltou a ganhar novidades. E entre elas, a mais recente...

Platonic | Série é encomendada por Apple TV+

Começando a ganhar novidades, a série Platonic é alvo de destaque na mídia. E asssim, agora as novidades envolvem sua encomenda e elenco. Segundo informações do...

Born to Be Murdered | Netflix adquire o filme estrelado por John David Washington

Apostando em seu catálogo, a Netflix segue em destaque na mídia. E assim, agora as novidades envolvem a sua nova aquisição: o filme Born to Be...

Cyberpunk 2077 é adiado para 10 de dezembro

Inicialmente previsto para ter sido lançado no primeiro semestre de 2020, o jogo Cyberpunk 2077 voltou a ganhar novidades. E assim, agora a CD Projekt...

American Gods 3ª temporada ganha data de estreia nos EUA

Mais de um ano e meio após a confirmação do seu desenvolvimento, a 3ª temporada da série American Gods segue ganhando novidades. E entre elas,...

Stargirl | Nick Tarabay e Jonathan Cake entram para elenco como Eclipso e Penumbra

Após ter sido renovada para sua 2ª temporada, a série Stargirl volta a ser destaque na mídia. E assim, agora as novas informações envolvem o seu...