-publicidade-

BATMAN: THE ENEMY WITHIN | O Enigma

O game teve um início mais emocionante que a temporada anterior. Com a inserção de personagens conhecidos, a temporada promete!

Nota do editor: Como Batman: The Enemy Within – The Telltale Series será dividido em cinco episódios, o Jornada Geek vai publicar reviews individuais de cada capítulo. Não iremos atribuir notas individuais para cada capítulo, deixando para o texto do último episódio uma avaliação completa do jogo. Por se tratar de um jogo episódico, essa review contém spoilers que podem estragar a experiência do jogador. Leia por conta e risco!

BATMAN: THE ENEMY WITHIN | O Enigma

Batman ou Bruce Wayne? Quem realmente é o responsável por cuidar de Gotham? A narrativa que a Telltale Games se propôs a desenvolver ao longo do primeiro jogo da franquia ganha novos rumos em Batman: The Enemy Within, a sequência direta de Batman – The Telltale Series, lançado há pouco mais de um ano.

O episódio inaugural, “O Enigma”, foi disponibilizado digitalmente na última terça-feira, 8, e o Jornada Geek trouxe uma review completa para vocês! Só que, como alertamos ali em cima, nossas opiniões em jogos episódicos trazem, inevitavelmente, algum spoiler sobre a história. Vamos lá?

Decisões importantes?

Logo no começo de Batman: The Enemy Within, somos apresentados às novidades que a Telltale trouxe. Nos primeiros minutos de gameplay, já nos vemos em uma confusão em que é preciso acionar nosso lado “Batman” para salvar um traficante de armas do Charada, vilão deste episódio.

- publicidade-

Nisso, já podemos notar as primeiras mudanças em relação aos títulos anteriores da desenvolvedora. Temos mais opções de combate, principalmente nos chamados golpes finais. A mecânica é a mesma, de apertar os botões na hora/ordem certa, mas a forma como a luta se desenrola ganha um pouco mais de emoção com o tipo de golpe que você pretende usar.

Também nos primeiros capítulos do episódio, fiquei preocupado que as decisões que tomava até então, não criavam tanto efeito na forma como a narrativa era construída. De fato, é uma sensação que eu tenho há tempos jogando esse tipo de game. Tirando um diálogo ou uma cena mais impactante, o futuro não parece alterar tanto assim.

Um exemplo disso é que eu fui “bonzinho” em determinado momento para agradar Jim Gordon. Não adiantou muita coisa e ele ficou puto comigo no fim do episódio. Vai entender…

- publicidade -

BATMAN: THE ENEMY WITHIN | O Enigma
Waller, Batman e Jordon. O trio do jogo? (Foto: Divulgação)

Decisões antigas!

Outro fator que notei que a Telltale levou à Batman: The Enemy Within, foi o impacto de nossas escolhas nos jogos anteriores. Até então, analisando os títulos de The Walking Dead (que já contam com três temporadas), nossas decisões passadas não afetavam os próximos jogos, tirando uma fala ou cena diferente.

Aqui fomos lembrados de duas decisões específicas, que certamente serão exploradas nos próximos episódios. Você prometeu um favor para João Ninguém (Coringa)? Você revelou sua identidade para a Senhora Arkham? Coincidentemente, eu disse sim em ambos os casos e, agora, começo a me questionar quais consequências isso me trará ao longo da temporada.

BATMAN: THE ENEMY WITHIN | O Enigma
“Então você tá me devendo um favor, Brucezinho?” (Foto: Divulgação)

Novos e velhos personagens

Batman: The Enemy Within vai trazer muitos novos personagens. Digo isso porque, só de olhar a tela de “em breve” dos próximos episódios, vemos silhuetas de vilões muito conhecidos do universo DC.

Além disso, somos apresentados à possíveis novos parceiros: conhecemos Tiffany, filha de Lucius Fox, e Amanda Waller, que aqui é responsável pela Agência. O Coringa já deu suas caras para cobrar o favor de Bruce, cabendo à você a condução do rumo da conversa. As consequências desse encontro conheceremos mais à frente.

- publicidade -

Outra coisa, essa meio chocante, que aconteceu em “O Enigma” foi a morte de um personagem importante para a trama. Além disso, as decisões que tomei ao final do episódio foram meio traumáticas e podem ter atrapalhado um possível interesse romântico com Bruce. Será? Por fim, já tivemos uma pequena introdução da Dra. Harleen Quinzel, que deverá dar as caras no próximo episódio.

Batman: The Enemy Within - O Enigma
Eu vou é cair fora e deixar você falando sozinha (Foto: Reprodução)

Tecnicamente “ok”

Para o bem e para o mal, Batman: The Enemy Within é mais um jogo produzido com as mesmas mecânicas que a Telltale utiliza há alguns anos. Amada e odiada no mundo dos games, temos novamente os gráficos cartoonizados, a jogabilidade de andar por um cenário específico para resolver puzzles, e de lutar apertando algum direcional ou botão específico. Nada de diferente, tirando as novidades no combate que citei acima.

O jogo também se comportou bem no PlayStation 4 comum, que usamos para a crítica. Apesar de alguns loadings sequenciais, eles não eram longos e foram toleráveis. A taxa de quadros até cai em alguns momentos de maiores detalhes no cenário, mas o próprio console se recupera rapidamente. Não atrapalhou minha experiência.

Mas três coisas atrapalharam. Muitos erros na tradução, partes em inglês e o nome dos locais aparecendo insistentemente como “Torre Wayne”, às 7h29, por diversas vezes. Lógico que se o camarada souber inglês, ou conhecer o básico das HQs e filmes do Batman, ele vai saber identificar um ou outro local, e fazer a tradução correta, mas convenhamos que é uma baita quebra na experiência.

Veredito

Batman: The Enemy Within teve um início mais emocionante do que o da temporada anterior. Temendo pela vida de mais personagens considerados importantes para a trama, somos forçados a tomar decisões mais pautadas. Até naqueles rankings que aparecem pós-episódios dá pra reparar que isso rolou também com outros jogadores. Será que, desta vez, nossas decisões realmente vão alterar o rumo da história?

A implementação da variedade de golpes finais no combate, mesmo que seja pequena, ficou legal. Podemos decidir por ser mais cruéis ou “humanos”, se é que isso é possível, enquanto lutamos como Batman.

Achei bem interessante o fato do jogo ter puxado ganchos do primeiro título e a forma como pretende explorá-los. “A verdade escondida”, o segundo episódio da série, promete trazer ainda mais emoção ao título. Como será que vamos nos sair?

Por enquanto, o game está disponível digitalmente para Xbox One, PlayStation 4, PC e Mac, via Steam, GOG.com e Telltale Store. O “Season Pass Disc” chegará em outubro para consoles, incluindo acesso a todos os episódios subsequentes, à medida que forem lançados, via download. Já as versões para dispositivos iOS e Android chegam até o final do ano.

Batman: The Enemy Within - O Enigma
Que venha o episódio 2! (Foto: Reprodução)

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

-publicidade-

Notícias relacionadas

BATMAN: THE ENEMY WITHIN | O Enigma
Lucas Soares
Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem PS4, PSVR e PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, Red Dead Redemption 2 e The Last of Us completam o Top-5.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

543,224FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
20SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,476SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: BATMAN: THE ENEMY WITHIN | O Enigma

Últimas Postagens

Noelle | Conheça o filme de natal do Disney+ com Anna Kendrick

Com o seu lançamento já tendo acontecido há algum tempo nos EUA, o filme Noelle chegou recentemente ao catálogo do Disney+ no Brasil. E...

The Mandalorian | Série revela o verdadeiro nome e história do Baby Yoda

Atualmente já tendo exibido mais da metade da sua 2ª temporada, a série The Mandalorian segue em alta na mídia por conta do lançamentos...

Vozes | Conheça o novo filme de terror da Netflix

Com o seu desenvolvimento já confirmado há algum tempo, o filme Vozes foi recentemente lançado pela Netflix. E assim, agora reunimos abaixo alguns dos...

Virgin River | Série da Netflix ganhará 3ª temporada? Confira o que sabemos

Com o seu desenvolvimento confirmado há alguns meses, a 2ª temporada da série Virgin River foi recentemente lançada pela Netflix. E claro, aos poucos...

The Mandalorian | Quem é Ahsoka Tano? A história da personagem que apareceu na série

Atualmente já disponível no Brasil como parte do catálogo do Disney+, a série The Mandalorian segue se destacando cada vez mais diante do público....