-publicidade-

SCRIBBLENAUTS SHOWDOWN | Uma virada total para uma série única

Série tenta se reinventar, mas perde o brilho

Quem conhece a série Scribblenauts sabe que, goste ou não, é um jogo muito criativo e que quanto mais imaginação você tiver, melhor ele é. Com quase 10 anos de existência e diversos títulos já lançados, a 5th Cell, desenvolvedora do jogo, parece estar preocupada se a velha fórmula já não se tornou cansativa. Pensando nisso ela criou o novo Scribblenauts Showdown.

Scribblenauts tem um conceito simples e divertido: usando um bloquinho de anotações mágico, Maxwell pode dar vida a qualquer coisa que escrever. Sendo assim, ele usa seus poderes para ajudar as pessoas e descobrir lugares e eventos cada vez mais interessantes.

A grande diversão do game vem da capacidade dele entender uma coleção absurdamente gigantesca de pessoas, animais e objetos para você criar. É possível até usar adjetivos para fazer, por exemplo, uma girafa alada.

Durante a primeira versão do game, em 2009 para Nintendo DS, um hacker afirmou ter aberto o código do jogo e que haveriam 22.802 objetos disponíveis para os jogadores criarem. Jeremiah Slaczka, Chefe de Design do jogo, afirmou que o número era muito maior. Isso em 2009 para Nintendo DS. Com o passar dos anos e novos lançamentos, o número cresceu e, segundo a A Warner Bros. Interactive Entertainment, publisher do título, supera 30.000 palavras, totalmente em português.

Um novo conceito

A 5th Cell fez uma mudança que soa muito interessante: e se ao invés de você só sair por aí usando seus poderes para situações “corriqueiras”, você competisse com outros portadores do bloquinho mágico em uma série de jogos?

- publicidade-

Esse é Scribblenauts Showdown. Agora você pode jogar com sua família e amigos em competições de quem come mais rápido, pedra-papel-tesoura, corridas de obstáculos e até um jogo de tabuleiro.

Scribblenauts Showdown
Foto: Divulgação

Scribblenauts Showdown é o primeiro título da série que também chegou para as plataformas PlayStation e Xbox. No entanto, enquanto o Showdown mantém o charme da série, a apresentação e a diversão de jogos anteriores, dão lugar aos puzzles que fazem o game parecer uma atividade para entreter convidados de uma festa.

- publicidade -

Historicamente, os jogos Scribblenauts têm uma estrutura de fases, cada um apresentando um cenário único no qual você deve recuperar uma Starite. Para ajudar Maxwell a fazer isso, você precisará usar o bloco de anotações mágico que pode conjurar o que estiver escrito em suas páginas.

Scribblenauts Showdown
Foto: Divulgação

Possibilidades ampliadas

Por exemplo, uma Starite pode ficar presa em cima de uma árvore. Você poderia cortar a árvore com um machado ou uma motosserra, você poderia escalar a árvore com uma escada, ou talvez você pudesse dar asas a Maxwell e simplesmente voar até a copa das árvores. Os jogos anteriores recompensaram você por repetir os níveis com novas soluções criativas, incentivando-o a aplicar sua imaginação de várias formas.

Dessa vez, você ainda pode criar objetos para ter vantagens. Em um dos minigames de corrida de obstáculos se você criar um guepardo, obviamente vai correr mais rápido do que um oponente que tenha feito uma girafa.

Scribblenauts Showdown
Foto: Divulgação

Mesmo assim, a influência da criação de objetos não é muito divertida, já que elas levam apenas a um único e sempre idêntico benefício (no exemplo acima, correr mais rápido), sem os diferentes resultados vindos de diferentes objetos, que eram uma das coisas mais legais nos jogos anteriores.

- publicidade -

A grande maioria dos minigames também tem um problema: são muito rasos. Uns são variações extremamente simplificadas de Guitar Hero e Dance Dance Revolution, outros parecem Flappy Bird. Quase todo o resto são jogos em que vence quem apertar os botões mais rápido.

SCRIBBLENAUTS SHOWDOWN | Uma virada total para uma série única

Veredito

A falta de criatividade e profundidade desses minigames torna Scribblenauts Showdown extremamente cansativo e sem brilho. Mesmo no modo de jogo principal, o Showdown (o jogo de tabuleiro a la Mario Party), é difícil imaginar que mesmo jogando com um grupo de amigos, alguém fique para uma segunda partida.

Mario Party foi um jogo extremamente divertido e duradouro porque você nunca se cansa de seus minigames, que podem ter fins inesperados e levar a partidas disputadas e inflamadas. Infelizmente Scribblenauts Showdown entrega uma gama de minigames sem inspiração, que muito se parecem com cópias de joguinhos simples de smartphone. Você e seus amigos vão divertir por algumas horas, mas provavelmente não vão querer repetir a dose.

Nota Razoável

Scribblenauts Showdown foi lançado para PlayStation 4Xbox One e Nintendo Switch no dia 6 de março deste ano, conquistando 63 pontos no Metacritic na versão avaliada.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

541,291FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
22SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,443SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: SCRIBBLENAUTS SHOWDOWN | Uma virada total para uma série única

Últimas Postagens