-publicidade-

Planet Zoo | Onde a brincadeira é animal

Frontier entrega mais um excelente gerenciador

A Frontier Developments disponibilizou, no dia 24 de setembro deste ano, uma beta antecipada de Planet Zoo, um simulador de zoológico que pretendia ser mais realista que seus irmãos mais velhos – como por exemplo o Zoo Tycoon, clássica série da Microsoft Game Studios. Após pouco mais de um mês em acesso antecipado, o título foi lançado no dia 5 de novembro, trazendo, enfim, sua versão final.

Nessa review, vamos tentar descobrir se o novo título, que chega com a proposta de ser um simulador mais realista, com mecânicas mais complexas e uma grande variedade de animais e recursos, foi mesmo alcançado pela produtora. Curioso para saber? Entre no reino animal em mais uma análise do Jornada Geek!

Animais incríveis

Acho que, assim como eu, poucas pessoas têm a oportunidade de ver animais exóticos pessoalmente. Então, a possibilidade de vê-los com tantos detalhes em um mundo virtual, sejam eles visuais e comportamentais, e ainda poder de certa forma interagir com eles, gerou uma proposta interessante para o gameplay. 

Planet Zoo segue a linha de Zoo Tycoon e do último sucesso da Frontier, Planet Coaster, permitindo que o jogador construa do zero o seu zoológico ou assuma algum já montado, cumprindo determinadas missões para evoluir a abrir novos mapas. Poder colocar os animais da sua preferência à disposição, além de escolher os acessórios que estarão disponíveis para são só alguns dos atrativos do game, já que é pode se esperar facilmente ficar por alguns minutos apenas observando os animais e as atrações de perto, com uma riqueza de detalhes, traz uma satisfação muito grande pra quem está disposto a descobrir as grande possibilidades que o Planet Zoo tem.  

Planet Zoo
Os gráficos são uma das atrações de Planet Zoo (Foto: Divulgação)

Mecânica um pouco confusa

Por outro lado, quando se pensa em uma mecânica do jogo com essa proposta, eu lembro do primeiro Zoo Tycoon, que tinha comandos muito mais simples e era um jogo mais acessível. Esse não é o caso de Planet Zoo. Se o jogador já tiver jogado outros games da Frontier creio que não terá maiores dificuldades, porém, se for a primeira experiência, será um verdadeiro caos.

Mesmo com um NPC conduzindo o inicio da jornada, que aliás tem uma voz que com o tempo pode deixar alguns jogadores cansados (em português, ponto para o game!), as instruções chegam a ser um pouco confusas quando são alinhadas aos comandos e atalhos não usuais. É possível diminuir essa dificuldade escolhendo outras opções nas configurações, mas ainda assim o título deixa um pouco de lado a usabilidade de quem está no controle.

A construção das áreas dos animais é simples, sendo possível delimitar com paredes de tijolos ou vidro, demarcar a altura – dependendo do animal que vai habitar a área. Os terrenos podem ser personalizados de acordo com as necessidades, sendo permitido colocar água, vegetações, rochas e outras opções.

Planet Zoo
É possível escolher diversos detalhes dos habitats dos animais (Foto: Divulgação)

Administração completa

Em Planet Zoo tudo depende de dinheiro que você tem e o jogo proporciona muitas formas das quais é possível se obter renda. Desde o ranking de conservação, que proporciona um bônus e com isso aumenta a visitação e por consequência a renda obtida, até a chance de visitantes doarem fundos nas áreas com animais exóticos ou ameaçados aumenta.

Manter um equilíbrio nas contas é muito importante, e às vezes trabalhar com uma equipe mais enxuta, porém eficiente, pode ser capaz de permitir uma grana extra para investir em animais mais caros, ou ainda permitir uma expansão de um novo terreno, antes não aproveitado.

Como citado antes, além de um bom administrador, para tudo sair bem, é necessário também ser um bom arquiteto, e também paisagista. Compor bem as áreas dos animais com apenas o necessário para o bem estar, sem gastar demais, faz toda a diferença nas finanças e também no progresso/adaptação dos animais.

Planet Zoo
Manter um zoo bem arborizado é fundamental para a felicidade dos bichinhos (Foto: Divulgação)

Veredito

Falar de “simulador de zoológico”, daqui pra frente vai ser sinônimo de Planet Zoo. O jogo consegue cumprir de forma satisfatória todas os anseios de quem quer desfrutar de um tempo bem gasto, podendo encontrar uma variedade grande de animais, recursos e também gráficos bem atraentes.

Não era de se esperar menos, já que todos os últimos simuladores da Frontier Developments, trouxeram novidades e surpreendendo a quem jogava. Poder criar e administrar um zoológico remete um pouco a infância, onde quase toda criança é fascinada por bichos e sonha em um dia poder, como por exemplo, trabalhar como criador de animais ou ser veterinário. Não pensar nos novos jogadores, talvez tenha sido um ponto fora da curva, mas nada que um pouco de paciência comprometa a jogatina de novos “donos de Zoo”.

Planet Zoo | Onde a brincadeira é animal

Planet Zoo foi lançado apenas para PC, via Steam custando a partir de R$ 108,99. No Metacritic, o game conta com a média de 81 pontos.

*Review elaborado usando a versão de PC do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

546,266FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
21SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,566SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: Planet Zoo | Onde a brincadeira é animal
- publiidade -

Últimas Postagens

Microsoft anuncia compra da Bethesda, produtora de The Elder Scrolls

Ainda sem ter anunciado o preço do Xbox Series X e Series S para o mercado brasileiro, a Microsoft segue se movimento para estar...

Os Croods: Uma Nova Era | Assista ao primeiro trailer da animação

Com o seu desenvolvimento anunciado há algum tempo, agora a animação Os Croods: Uma Nova Era finalmente voltou a ganhar novidades. E assim, como...

Emmy 2020 | Conheça os vencedores da premiação

Após muita expectativa por parte do público, e ainda com a pandemia de Coronavírus influenciando no acontecimentos de eventos, a Academia de Artes e...

WandaVision | Assista ao trailer da série produzida pelo Disney+

Com o seu desenvolvimento já confirmado há meses, a série WandaVision aos poucos vai ganhando algumas novidades. E entre elas, após ter o seu lançamento...

Esquadrão Suicida será uma comédia de ação para maiores, afirma Joel Kinnaman

Com o seu lançamento atualmente previsto para agosto de 2021, o filme O Esquadrão Suicida (The Suicide Squad), dirigido pelo cineasta James Gunn, segue aos poucos aparecendo...

Nada Será Como Antes será exibida como telefilme no Supercine

Lançada originalmente como uma minissérie em 2016, Nada Será Como Antes voltou a ganhar destaque na mídia por conta da sua exibição que acontecerá...

Jurassic World: Acampamento Jurássico | Saiba tudo sobre a nova série da Netflix

Após ter o seu desenvolvimento confirmado há alguns meses, a série animada Jurassic World: Acampamento Jurássico foi lançada recentemente pela Netflix. E assim, agora reunimos...

American Horror Story 1984 já está disponível no Globoplay

Trabalhando constantemente na expansão do seu catálogo, a plataforma de streaming Globoplay segue apostando em diversos títulos internacionais. E assim, agora a temporada American Horror...