-publicidade-

PES 2019 | Que beleza!

A nova versão é a melhor da franquia até hoje

Meus amigos, Pro Evolution Soccer, a franquia de futebol da Konami, acaba de atingir seu ápice. Desde os tempos dos clássicos Winning Eleven, lançados no PS1 e PS2, não tínhamos um jogo de futebol da série tão envolvente e com a jogabilidade tão certeira como em PES 2019.

Como crítico, analisando a franquia desde a versão 2017, e como jogador, desde International Super Star Soccer, me sinto finalmente satisfeito com o game nesta geração. Existem problemas no ranqueamento de jogos online ou com o licenciamento, mas que passam quase despercebidos com a qualidade apresentada onde realmente importa: na hora que a bola rola. Calce suas chuteiras e vista seu uniforme: a bola vai rolar em mais uma review do Jornada Geek!

“O Poder do Futebol”

O lema escolhido pela Konami em PES 2019 visa valorizar o futebol. E é justamente isso que vemos no jogo: em campo, o game brilha! Com a melhor jogabilidade da série até aqui e gráficos incríveis, seja no detalhe dos jogadores ou na iluminação do estádio, PES 2019 faz você sentir como se realmente estivesse assistindo à uma partida de futebol na TV.

O que mais me chamou atenção foi a disposição tática dos jogadores. Tudo pode ser controlado, de uma forma ainda mais imersiva do que nos títulos anteriores. Dar aquele nó tático no Barcelona jogando com seu time no Brasil é possível e você vai ver seus jogadores fazendo exatamente aquilo que você solicitou. Essa é uma melhora que eu queria há muito tempo! É interessante ver a forma que seus jogadores ocupam espaços vazios, se movimentam para receber bola ou mesmo encurtam espaço e marcam sob pressão. Todo esse controle é de fácil acesso, com atalhos rápidos diretamente nas manetes.

PES 2019
O brasileiro Philippe Coutinho foi escolhido o garoto propaganda do game. (Foto: Divulgação)

- publicidade-

Outro detalhe que me chamou bastante atenção foi a parte gráfica. Como eu já citei acima, os detalhes estão fenomenais. Os uniformes das equipes licenciadas, o rosto, tatuagens e acessórios da maioria dos jogadores chama bastante atenção. Mas a iluminação é grande destaque gráfico. Parece que todo trabalho em PES 2019 foi refeito, tornando o game mais vivo, destacando a beleza das partidas. Seja pela grama se mexendo, os uniformes ou os jogadores suando, tudo funciona bem.

Em campo, algumas características “arcade” diminuíram. Se em PES 2018 os cruzamentos eram quase mortais, agora não são mais. Na verdade, fiz poucos gols em bolas alçadas na área e tenho encontrado dificuldade nessa tipo de jogada. Por outro lado, é preciso se acostumar com a força que coloca nos passes a precisão dos desarmes: houve alteração, mas nada muito brusco.

PES 2019
Liverpool é um dos clubes licenciados em PES 2019. (Foto: Divulgação)

O que mais mudou?

- publicidade -

A versão 2018 já havia trazido melhoras significativas nos goleiros, mas eles estão ainda melhores em 2019. Talvez até demais! Eu senti alguma dificuldade em fazer gols no 1v1, ou mesmo em chutes de longa distância, já que os arqueiros sempre estão bem posicionados e saltam com uma agilidade grande.

A questão de licenciamento, todos sabemos que a UEFA Champions League agora será um campeonato exclusivo de FIFA. A Konami perdeu e isso faz bastante falta no game, principalmente se você vai jogar Master League ou Modo Carreira, em que poderia curtir a ambientação do torneio de clubes mais importante do mundo.

PES 2019
O Camp Nou segue sendo o principal estádio do game (Foto: Divulgação)

Fora essa perda de ambientação, ainda é possível jogar com a competição e os clubes totalmente licenciados. Graças aos option files, inseridos em PES 2017, a comunidade contribuí para a atualização do jogo, inserção de kits reais e ligas verdadeiras. É possível reconstruir as equipes do zero. Há vários modelos disponíveis na internet, de forma gratuita, que adicionam o que falta em PES 2019, com apenas alguns passos e em poucos minutos.

Mas, se você é daqueles que não gosta de alterar o produto original, nem tudo está perdido. Além da parceria oficial com diversos clubes, se destacando no Brasil o Corinthians, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco. O jogo também tem doze ligas totalmente licenciadas, clubes todos os clubes presentes, com seus uniformes originais:

  • Argentina・Superliga
  • Bélgica・Jupiler Pro League
  • Brasil・Campeonato Brasileiro
  • Chile・Campeonato Nacional Scotiabank
  • Dinamarca・Superliga
  • Escócia・Ladbrokes Premiership
  • França・Ligue 1 Conforama
  • Holanda・Eredivisie
  • Portugal・Liga NOS
  • Russia・Russian Premier League (exclusive)
  • Suiça・Raiffeisen Super League
  • Turquia・Spor Toto Süper Lig

PES 2019
Mesmo sem o licenciamento do Campeonato Italiano, o Milan é um dos clubes presentes em PES 2019 (Foto: Divulgação)

O que permanece semelhante

- publicidade -

Mesmo com novidades em outras áreas, PES 2019 manteve-se dentro da tradicionalidade em dois campos: na narração e nos modos de jogo. Milton Leite e Mauro Beting seguem responsáveis por contar a história das partidas, adicionando algumas linhas extras de narração, mas seguindo essencialmente a mesma receita desde 2017.

Já os modos online, após a introdução do 3v3 na edição passada, a Konami optou por não inovar mais desta vez. Os jogadores seguem com os modos tradicionais: myClub, Divisões Online, Partida Rápida, Coop, Lobby em Equipe, entre outros. Nos modos offline, seguimos com os tradicionais Liga Master, Rumo ao Estrelato, Liga e Copa.

PES 2019
O Schalke 04 é um dos clubes totalmente licenciados do jogo. (Foto: Divulgação)

Veredito

PES 2019, sem dúvidas, foi o melhor que joguei na franquia até hoje. E o mais imersivo deles. Com foco na jogabilidade e com gráficos ainda melhores, a nova versão é recomendadíssima para os veteranos e novatos em Pro Evolution Soccer, sem sombra de dúvidas.

Nota ótimo

O jogo está disponível para PlayStation 4Xbox One e PC, via Steam, com tecnologia 4K HDR em todas as plataformas. O preço varia de acordo com versão escolhida e a plataforma. No Metacritic, o game recebeu está com média de 81 pontos na versão analisada.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

-publicidade-

Notícias relacionadas

PES 2019 | Que beleza!
Lucas Soares
Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem PS4, PSVR e PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, Red Dead Redemption 2 e The Last of Us completam o Top-5.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

545,305FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
21SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,478SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: PES 2019 | Que beleza!

Últimas Postagens

Things I Know to be True | Nicole Kidman irá estrelar nova série da Amazon

Trabalhando cada vez mais no desenvolvimento de projetos originais, aos poucos o Amazon Prime Video vai realizando alguns anúncios. E entre eles, o mais...

O Clube das Babás | Série é renovada para a 2ª temporada pela Netflix

Alguns meses após ter sido lançada pela Netflix, agora a série O Clube das Babás voltou a ganhar novidades. E como já vinha sendo...

Tom Swift | Spin-Off de Nancy Drew está em desenvolvimento na CW

Com a 2ª temporada de Nancy Drew já confirmada, agora seu spin-off, Tom Swift, começa a ser destaque na mídia. E assim, as novidades envolvem o...

Tiny Toon Adventures | HBO Max encomenda reboot da animação

Sendo exibida entre 1990 e 1992, a série animada Tiny Toon Adventures volta a ser destaque na mídia. E assim, agora as novidades envolvem...

Star Wars: Squadrons | Review – Vale a pena jogar?

Classificação: Tendo sido iniciada durante a década de 70 nos cinemas, a franquia Star Wars desde o seu início conseguiu conquistar fãs ao redor de...

12 jogos que estão chegando ao Game Pass nos próximos dias

Antes mesmo do lançamento dos novos consoles, os Xbox Series X e Series S, o serviço de assinatura intitulado Game Pass vai aos poucos...

Freaky: No Corpo de um Assassino ganha novo trailer com trechos inéditos

Com o seu desenvolvimento confirmado há algum tempo, agora o filme Freaky: No Corpo de Um Assassino, estrelado por Katheryn Newton (Detetive Pikachu, The Society) e Vince Vaughn (Os Estagiários),...

Narcos: México é renovada para a 3ª temporada pela Netflix

Meses após o lançamento dos seus episódios mais recentes, a série Narcos: México foi oficialmente renovada pela Netflix para a sua 3ª temporada. O...