-publicidade-

NHL 20 | Seja o rei do gelo!

É estranho falar de hóquei no gelo (ou hockey, no inglês) em um país tão escaldante como o Brasil, não é mesmo? Mesmo com o esporte passando praticamente batido pelos brasileiros, tendo inclusive pouca cobertura da TV fechada, sempre há um curioso pra querer entender regras e tudo mais. Bem, pelo menos eu sou assim. E graças a série da Electronic Arts, jogo desde o Super Nintendo esse estranho e insano esporte. E NHL 20, o mais novo título da franquia, lançado para PlayStation 4 e Xbox One é o disco (puck, a “bolinha” do jogo) da vez.

Mesmo com tanto estranhamento por parte das pessoas aqui, o esporte é muito bem recebido em diversos países, tendo grandes equipes nos Estados Unidos, Rússia, Alemanha e por aí vai. Mas será que pra um leigo, a experiência de se jogar hóquei é válida? E para aqueles que já conhecem, a sensação de realidade é sentida? Essas são algumas das questões que serão levantadas nessa crítica. Confira!

Pra todo mundo, sim!

NHL 20 conta com um sistema, já vindo das versões anteriores, em que é possível definir aspectos como dificuldade, que segue a mesma fórmula dos outros jogos da EA Sports; aptidão e conhecimento do jogador, que permite a escolha dos controles indo do mais aprimorado ao clássico estilo de dois botões; e, por último, as regras, indo do modo mais básico, que é um arcade, até o simulação, com tempo e regras totalmente reais, onde qualquer deslize é o suficiente para perder um jogador nas chamadas power plays, em que o time fica temporariamente com menos um homem.

Nesse ponto, a EA acerta em cheio, dando a oportunidade de que o hóquei, um esporte tão insano (e violento!) seja aproveitado por velhos conhecedores e até mesmo os mais novatos. E ela não pára por aí. O jogo oferece um tutorial muito bem executado, onde o jogador aprende basicamente todos os movimentos possíveis. E olha, são muitos! No meio da partida fica até difícil de executa-los. Mas, de qualquer maneira, o treinamento aborda ataque, defesa e outros pontos. Portanto, se você não sabe absolutamente nada do que está ocorrendo, fique tranquilo. O jogo te ensinará. E o resto… Bem, o resto vem com a prática. Então, use e abuse dessa opção juntamente das configurações iniciais e torne a experiência o mais divertida possível!

NHL 20
O divertido modo Ones Eliminator divide o rinque ao meio e coloca três jogadores contra si diante do goleiro. (Foto: Divulgação)

“Pelada” no gelo? Temos também!

Pois é. NHL 20, conta também com um modo semelhante ao Volta Football, do FIFA 20. Aliás, esse modo já é explorado desde antes pelo jogo de hóquei. O World of CHEL te colocará na pele de um jogador que pode ser customizado com os itens desbloqueados ao longo dos avanços. Nesse modo você integrará times de 3, 4 ou 6 jogadores em diversos modos e campeonatos, podendo ser jogado tanto online quanto offline. 

Esse modo é bastante interessante, pois mescla aspectos de RPG, onde você vai aprimorando o seu jogador com habilidades específicas, além de poder trocar suas roupas e acessórios. Com esse mesmo jogador e nesse mesmo modo, jogamos o Pro Clubs que, assim como o FIFA, nos coloca dentro de uma equipe com outros jogadores reais. É uma pena que os modos online não sejam apreciados pelo público brasileiro, sendo praticamente impossível conseguir uma partida com qualidade de conexão. De toda forma, os modos offline já dão o gostinho do que pode ser esperado.

- publicidade-

Ah, e mais peladeiro que isso, é o modo Ones Eliminator, que consiste em colocar três jogadores de linha contra si, em meio rinque (o campo do hóquei). Eles terão de marcar pontos, mas a tarefa não será fácil, já que terá um baita de um goleiro pra tentar pegar os tiros a gol. Nesse modo é possível controlar até mesmo jogadores de futebol americano! É o famigerado fan-service. É divertido, mas a ação fica mais séria mesmo nos jogos oficiais.

NHL 20
Customize seu jogador! (Foto: Divulgação)

Ultimate Hockey Team, Franchise Mode e mais

NHL 20 segue quase que um padrão da EA nos jogos de esporte, criando uma divisão entre as modalidades online, com o Ultimate Hockey Team, o já citado World of CHEL e o Draft Champions. O Ultimate Team da NHL 20 é bem bacana, mas segue com o problema de ter poucos adversários na região. O mesmo ocorre com os outros modos. Mesmo assim, valem a pena ser citados.

Já na parte de carreira, há o Franchise Mode (que está presente no NFL 20) e traz uma maior imersão ao já conhecido Season Mode. No Franchise, é possível administrar uma franquia da NHL, indo do draft (sistema de escolha de jogadores semelhante ao da NFL), até as lutas pelo título da Stanley Cup, que conta com equipes dos EUA e Canadá. Ah, e também é possível jogar os modos tradicionais de Partida Rápida, torneios e até mesmo o Champions Hockey League, o maior torneio de hóquei na Europa.

NHL 20
A imersão trazida pelas “transmissões” é incrível! (Foto: Divulgação)

Gráficos, física e imersão

- publicidade -

Uma coisa que sempre gostei das partidas de hóquei foi ver o circo pegar fogo. O esporte é bastante violento e é insano poder ver isso em um motor gráfico bacana. Mais interessante ainda é ver a física dos movimentos de cada um dos jogadores (e até mesmo da torcida) funcionar muito bem. Nesse ponto, a EA consegue entregar um jogo com excelente qualidade, sendo a jogabilidade em si excelente, e ainda contando com os acréscimos dos gráficos e de uma física bastante realista.

Sobre a imersão, a sensação que temos é muito semelhante a de uma transmissão de TV, com os narradores comentado detalhe a detalhe do que se passa na partida. O jogo claramente não conta com dublagem para nossa língua nativa, mas ainda assim, quem entender minimamente de inglês pegará algumas análises que até nos ajudam ao longo da partida. Outro ponto bacana de se observar é a entrada das equipes em cada partida e a atmosfera do estádio. A torcida cantando, o clássico órgão ao fundo tocando diversos clichês ao longo de cada falta, cada intervalo, o telão mostrando os detalhes… é simplesmente incrível!

NHL 20
O jogo é bonito de se ver. A física simula bem os constantes impactos, sendo bem interessante de se perceber os detalhes dos jogadores e do puck. (Foto: Divulgação)

Veredito

Não sou marinheiro de primeira viagem no mundo da National Hockey League e os jogos eletrônicos da NHL, como disse no início desta crítica. Ver como as coisas se transformaram ao longo de mais de 20 anos é incrível. E em NHL 20, senti que a experiência ficou ainda melhor, com gráficos aprimorados e jogabilidade bem afiada. Mesmo que o esporte não nos seja culturalmente próximo, é inegável dizer que ele não chame a atenção. Homens cheios de proteção, patinando sobre o gelo e com tacos nas mãos, cheios de ódio? O hóquei é um esporte que aprendi a amar, e boa parte disso foi graças à EA e seus jogos.

Porém, é uma pena que seja tão difícil jogar online (problema semelhante que tive com NFL 20). Digo isso pois a experiência contra outros jogadores fez parte da minha vida em campeonatos organizados via Orkut em 2005, 2006… Bons tempos! Enfim, posso dizer que NHL 20 cumpre muito bem e pode ser considerado ser considerado um dos melhores anos da franquia.

NHL 20 | Seja o rei do gelo!

NHL 20 está disponível somente para PlayStation 4 e Xbox One, e conta com a média de 77 pontos na versão avaliada. De qualquer maneira, o jogo mantém uma ótima experiência, não devendo nada às anteriores, além de seguir atendendo desde os fãs mais ferrenhos aos curiosos de plantão.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

545,305FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
21SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,486SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: NHL 20 | Seja o rei do gelo!

Últimas Postagens

A Maldição | 8 Livros de terror que poderiam inspirar a nova temporada

Dois anos após o lançamento de A Maldição da Residência Hill, a série antológica da Netflix voltou a ser destaque por conta do seu...

Mega Tubarão 2 | Ben Wheatley será o diretor do filme

Com o seu desenvolvimento já apontado anteriormente, agora o filme Mega Tubarão 2 voltou a ganhar novidades. E como já era esperado, a mais...

Soul | Disney+ divulga novo trailer dublado da animação da Pixar

Após ter sido adiado algumas vezes ao longo dos últimos meses, a animação Soul, produzida pela Pixar, está caminhando agora para o seu lançamento já confirmado...

Battlestar Galactica ganhará filme escrito e produzido por Simon Kinberg

Começando a ganhar destaque na mídia novamente, o filme de Battlestar Galactica é alvo de novidades. E assim, agora a mais recente envolve a...

Mindhunter 3ª temporada não deve acontecer, indica David Fincher

Meses após o lançamento da sua 2ª temporada, a série Mindhunter voltou a ganhar novidades sobre o seu futuro. Contudo, a mais recente delas não é...

Superman & Lois | Stacey Farber viverá uma das vilãs da série

Após ter o seu desenvolvimento confirmado há algumas semanas, a série Superman & Lois aos poucos continua ganhando algumas novidades. E com a estreia marcada...

Liga da Justiça Snyder Cut terá o retorno de Joe Manganieelo como Exterminador

Com o seu desenvolvimento anunciado há algumas semanas, e sua estreia definida para 2021 no HBO Max, o filme Liga da Justiça Snyder Cut continua ganhando...

Dash & Lily | Assista ao trailer da nova série da Netflix

Com o seu lançamento anteriormente já confirmado para novembro, agora a série Dash & Lily teve o seu primeiro trailer completo divulgado pela Netflix. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=rCJx5nPmRpo Sobre...