-publicidade-

NBA 2K18 | Tudo na mão para ser o MVP

Tanto conteúdo e uma jogabilidade tão bem polida não podem passar batido por quem é fã de basquete

A publisher 2K é, desde 2012, um sinônimo de qualidade técnica. E, para mim, a franquia NBA 2K é o melhor jogo de esportes disponível, se deixarmos a paixão brasileira pelo futebol de lado. Com o lançamento de NBA 2K18 esse ano, muitas melhorias foram feitas, e o game é enorme. Já há alguns anos, a 2K domina o segmento, e podíamos pensar que a a empresa ficaria acomodada.

O bom é ela não ficou, e trouxe muitas coisas para a quadra. Com essa gama de jogadas, NBA 2K18 pode parecer a experiência perfeita para um fã de esportes. Ele pode ser, mas vamos com calma aqui. E eu vou dizer o porquê.

O que você já deve ter visto por aí sobre NBA 2K18

Embora a mídia especializada tenha como consenso que NBA 2K18 seja um grande jogo, o público inicialmente o recebeu muito mal. O motivo é o mesmo de sempre e, infelizmente, cada vez mais recorrente em jogos AAA: microtransações. Esse modelo de negócios, que começou em jogos free-to-play, já é parte recorrente em grandes produções e games com valores cheios, que aqui pra gente não saem nada baratos.

Na prática, além de pagar pelo título, se você quiser itens do jogo ou melhorias, você pode simplesmente comprá-las com dinheiro. Usadas de maneira sábia pelos produtores, é uma boa fonte de renda que nada atrapalha os jogadores e ainda levanta fundos necessários para as produções cada vez mais milionárias que a indústria dos games entrega. Porém, NBA 2K18 peca em duas situações: dificultar (e muito) o acesso a conteúdos do jogo para quem não paga, e dar uma grande vantagem no multiplayer para jogadores que colocarem grana em seus personagens.

- publicidade-

NBA 2K18 | Tudo na mão para ser o MVP
A lá o Jamal enterrando do garrafão pra dar uma de bonzão. Pagando 60 paus pra aumentar o dunking, até eu.

Para falar sobre esse problema, primeiro temos que entender como funciona um dos modos que, pra mim, é o mais divertido do jogo: o MyCareer. Você cria seu personagem e passa por uma peneira que acaba te levando para a NBA, onde você vive o sonho. O objetivo é se tornar o melhor jogador da temporada, que pode ser traduzido como sair do nível inicial de 60 e atingir o nível 99. Para isso você precisa fazer muitos treinos, se sair bem nas partidas e ir avançando pelo campeonato. Existem decisões para você tomar, mas influenciam pouco na história.

O foco aqui é jogar partidas, treinar e acumular Virtual Currency (VC), a moeda do jogo necessária para tudo. A VC serve como experiência, sendo gasta para melhorar os status do seu personagem e também para comprar animações das jogadas, roupas e até corte de cabelo. Nada é de graça, e muita coisa está bloqueada por nível, mesmo sendo necessário pagar com o VC. E juntar VC é demorado e difícil.

- publicidade -

NBA 2K18 | Tudo na mão para ser o MVP
Tem ideia de quanto dinheiro eu tive que juntar pra poder comprar essa barba, meu filho? Se achou caro, nem queira saber quanto a gente tem que jogar pra imitar o jumpshot do Lebron James.

É aí que o NBA 2K18 tem seu maior “turnover”. Após uma enxurrada de reclamações, a 2K ouviu o público e baixou os preços de muita coisa, mas não isso muda o fato de que se você realmente quer chegar ao 99 sem gastar dinheiro, prepare-se para muitas, mas muitas horas mesmo de puro grinding. O modo MyCareer não é para casuais.

Sua jornada fica em The Neighborhood

Apesar disso tudo, a maneira como o MyCareer é conduzido é muita boa. A história não foi roteirizada por Spike Lee, como em NBA 2K16 – o que pra falar a verdade é um alívio, dado o resultado daquela brincadeira – mas mantém um nível razoavelmente satisfatório. O mais interessante é como The Neighborhood alia os modos de jogo com um mundo aberto. Existem diversas atividades para você fazer entre um jogo e outro.

NBA 2K18 | Tudo na mão para ser o MVP
Tempos sombrios.

Mas e o basquete?

NBA 2K18 melhorou ainda mais sua jogabilidade. Os lances ficaram mais simples de entender com a barra de força, e roubar a bola não é tão fácil quanto antes. Driblar e bloquear continuam com sua mistura de liberdade e realismo que a série tem como característica. De vez em quando, alguns passes bobos dão errado de uma maneira que você nunca veria na NBA, mas não é nada que incomode. O jogo é rápido e contínuo e os jogadores se posicionam tão bem que é você que tem que ficar de olho para não deixar um buraco na defesa.

- publicidade -

Toda essa simulação muito bem feita cria uma sensação incrível de que você está dentro da partida, que só melhora quando você enterra a bola no aro. Seja controlando seu personagem no MyCareer ou jogando uma partida rápida online, você sente que é basquete de verdade.

Monte seu time ou jogue com os grandes

Nas partidas rápidas você só escolhe seu time e joga. Foram adicionadas ainda mais equipes clássicas, algo que já se tornou tradição em NBA 2K, e agora, pela primeira vez, foram criados os All-Time Teams de cada franquia. A ideia é sensacional. Você poder controlar um Lakers com Kobe Bryant e Kareem Abdul-Jabbar é um verdadeiro sonho. Esse é tipo de coisa que pode ser proporcionada somente por um jogo baseado em um campeonato único, em que os mesmos times competem desde o início da história.

NBA 2K18 | Tudo na mão para ser o MVP
O time dos Bulls não te assusta mais né? Dá uma chegada aqui que a gente vai resolver isso.

Se você gostar de dar sua cara para o jogo, também há a opção de criar o seu próprio time, no modo MyTeam. Ele funciona como o Ultimate Team do FIFA, com aquelas cartinhas de jogadores que são compradas e vão formando a equipe. O modo possui um Draft, e Playoffs, com cinco jogadores que você escolhe de pacotes aleatórios para montar o seu time e encarar os adversários. As combinações de jogadores também podem ter peso, com a introdução dos Dynamic Duos, que são duplas de jogadores que jogam ainda melhor quando estão juntos.

MyGM e MyLeague: aqui o jogo realmente é seu

Eu sei, a essa altura do campeonato você provavelmente já tem uma ideia se quer jogar NBA 2K18 ou não. Mas ainda tem duas modalidades de jogo que acrescentam horas de diversão se você gostar de gerenciar e personalizar tudo. No modo MyGM você é um treinador que gerencia todos os aspectos do time, desde as contratações até o regime de treinamento e, finalmente, nos jogos.

No modo MyLeague você não controla apenas um time, você é a NBA. Você pode editar a liga inteira da maneira que você quiser, sem restrições. Crie seus jogadores, seus times, tudo. É o máximo de liberdade possível em jogo de esportes.

E então, vale a pena?

Apesar da péssima pisada de bola com o MyCareer, NBA 2K18 é um excelente jogo, e não posso deixar de recomendá-lo. Tanto conteúdo e uma jogabilidade tão bem polida não podem passar batido por quem é fã de basquete.

É pessoalmente frustrante que a única falha do game seja uma bobagem que reduz a experiência em favor de tentar com que o jogador gaste uma grana extra. Conteúdo pago gera uma receita absurda para os produtores, como podemos ver com o Ultimate Team em Fifa, que chegou a valer 800 milhões de dólares em 2017. Ao bater de cara com esses números, é muita ingenuidade acreditar que as empresas vão parar de usar microtransações porque alguns jogadores postam uma crítica negativa online e largam uma nota baixa em sites de análise.

NBA 2K18
Foto: Reprodução

Porém, se as produtoras não aprenderem a fazer suas vendas de maneiras menos agressivas e não terem sempre como prioridade a diversão em seus jogos, não vai demorar para caírem em descrédito. A indústria de games cresce a cada ano, mas ela é volátil e inconstante, e já derrubou gigantes do dia para a noite por não saber perdoar erros.

Por isso, NBA 2K18 não é perfeito. Mas espero estar aqui, no ano que vem, fazendo a crítica de NBA 2K19, dando a nota máxima que esse título tanto merece. Só depende dele mesmo.

Nota ótimo

NBA 2K18 foi lançado para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360 e PC, via Steam. O jogo está com média de 81 pontos no Metacritic.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

543,011FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
21SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,469SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: NBA 2K18 | Tudo na mão para ser o MVP

Últimas Postagens

Invencível | Amazon divulga teaser legendado da série durante a CCXP Worlds

Com o seu painel confirmado para acontecer neste sábado, 04 de dezembro, o Amazon Prime Video já começou a revelar novidades para a CCXP...

The Marksman | Assista ao trailer do filme com Liam Neeson

Dando inicio a sua campanha promocional, The Marksman, estrelado por Liam Neeson, Jacob Perez, Teresa Ruiz e Juan Pablo Raba, é destaque na mídia. E assim, as novidades agora envolvem...

Metal Gear | Oscar Isaac é confirmado como o intérprete de Solid Snake

Com o seu desenvolvimento tendo sido noticiado há diversos meses, a adaptação da franquia de games Metal Gear voltou a ganhar novidades. E desta...

Death to 2020 | Mocumentário da Netflix é confirmado

Apostando em seu catálogo original, a Netflix volta a ser destaque na mídia com novidades sobre seu novo mocumentário Death to 2020. E assim, as informações...

Pequenos Grandes Heróis | Assista ao trailer completo do filme

Com a sua estreia anteriormente já confirmada para janeiro, agora o filme Pequenos Grandes Heróis, ambientado no mesmo universo que As Aventuras de Sharkboy e...