-publicidade-

Mônica e a Guarda dos Coelhos | Encanto na Simplicidade

Título alcança todo o seu potencial no multiplayer local, mas modo online faz falta

A turminha da mais popular revista em quadrinhos brasileira está de volta ao mundo dos jogos depois de um hiato de mais de duas décadas. Mônica e a Guarda dos Coelhos, desenvolvido pelo estúdio brasileiro Mad Mimic Interactive, em parceria com a Maurício de Sousa Produções, é o primeiro game da turminha desenvolvido do zero, depois dos saudosos Turma da Mônica no Castelo do Dragão e Turma da Mônica na Terra dos Monstros, lançados na década de 1990 para Master System e Mega Drive, feitos a partir da edição de jogos da série Wonder Boy.

Dessa vez, ao invés de um sidescroller clássico, temos um multiplayer de estratégia, igualmente charmoso. Mas só o charme basta para um bom título? É hora de mais um review do Jornada Geek!

Visual que encanta pela simplicidade

A primeira sensação que o título traz é a de simplicidade, e não de forma negativa. Mantendo o padrão das outras aventuras virtuais da turma, nos é apresentada uma trama simples, sobre uma estrela que cai do céu, e precisa da ajuda de Mônica e seus amigos para ressuscitar o Deus Coelho, que poderá ajuda-la a encontrar o caminho de casa. O jogador precisa reunir relíquias espalhadas por vários castelos, impedindo que o exército de monstros de sujeira destrua as fortificações. Toda a arte do jogo, é apresentada em forma Pixel Art, que dialoga bem com a ideia de simplicidade. As animações são charmosas, com efeitos agradáveis e zero poluição visual.

A união faz a força

O gameplay de “Guarda dos Coelhos” tem como objetivo central proteger castelos dos ataques de monstros de sujeira. Para tanto, é preciso abastecer canhões com pólvora e munições-coelho. A pólvora precisa ser fabricada em uma estação, enquanto a munição é energizada em outra, após o uso, o instrumento de artilharia precisa ser limpo para ser reutilizado e o processo recomeça. Tudo isso realizado pelo personagem controlado pelo jogador.

Mônica e a Guarda dos Coelhos | Encanto na Simplicidade
O charme dos gráficos simples em Pixel Art (Foto: Divulgação)

É nesse mecanismo que a questão principal se apresenta. Existem diferentes tipos de inimigos, com velocidades, resistências e habilidades distintas. Além disso, conseguir repetir todo o processo de uso dos canhões requer tempo, mesmo preparando pólvora e disparos de reserva. Aí que entra outro elemento estratégico: as munições têm efeitos especiais. Sansão causa dano, Hércules paralisa os inimigos e Dalila abaixa sua velocidade. Assim, deve-se usar a combinação correta de disparos para alinhar a maior quantidade de inimigos possível na linha de tiro e evitar danos ao castelo.

Todo esse exercício é bastante complicado de se executar, principalmente em estágios mais avançados, se considerarmos os objetivos extras, que incluem passar de cada cenário em condições específicas, como derrotar vários inimigos ao mesmo tempo ou não deixar a fortaleza levar dano. Nesse momento, outro elemento chave do jogo se faz presente: a capacidade de multiplayer. Até quatro jogadores podem cooperar para realizar as tarefas mais rapidamente e gerar uma defesa mais efetiva. Mas é necessária uma boa comunicação, ou a estratégia pode dar tão errado quanto um plano infalível do Cebolinha.

Mônica e a Guarda dos Coelhos | Encanto na Simplicidade
A cooperação é vital para se usar as defesas do castelo de maneira completa (Foto:Divulgação)
- publicidade-

Poucos personagens estão disponíveis no começo da jornada, com novos aliados sendo desbloqueados à medida que relíquias são adquiridas. Não há diferença significativas entre eles, exceto animações na execução de objetivos que são próprias a cada um, algumas bem divertidas, como Chico Bento usando uma viola desafinada e DoContra dormindo para trabalhar. Só a curiosidade de ver como cada avatar se comporta é motivo suficiente para tentar desbloquear todos.

Veredito

Mônica e a Guarda dos Coelhos é um jogo essencialmente curto, simples e direto, mas que diverte à sua maneira. Mesmo com a premissa sendo igual em todos os estágios, a variedade é obtida com a composição diferente, e cada vez mais complicada, de cada castelo, bem como os objetivos bônus, que geram um bom desafio.

Sem dúvida o verdadeiro potencial é alcançado no multiplayer. A interface simples torna o título acessível para todas as idades, dando a capacidade de pais se divertirem com os filhos e simbolizando a natureza atemporal da Turma da Mônica, que agrada fãs de diferentes faixas etárias ao longo de mais de 50 anos de histórias. Embora a falta de um modo online seja notavelmente um demérito ao jogo, principalmente nos dias atuais.

Nota ótimo
- publicidade -

Mônica e a Guarda dos Coelhos está disponível para Xbox OnePlayStation 4Nintendo Switch e PC, via Steam. O preço varia de acordo com a plataforma escolhida. Não há média no Metacritic para o game.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

543,001FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
21SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,469SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: Mônica e a Guarda dos Coelhos | Encanto na Simplicidade

Últimas Postagens

Paramount na CCXP Worlds | Confira a programação do painel do estúdio

Após muitas expectativas ao longo das últimas semanas e diversos anúncios, a CCXP Worlds finalmente começou nesta sexta-feira, 04 de dezembro. E com isso,...

Invencível | Amazon divulga teaser legendado da série durante a CCXP Worlds

Com o seu painel confirmado para acontecer neste sábado, 04 de dezembro, o Amazon Prime Video já começou a revelar novidades para a CCXP...

The Marksman | Assista ao trailer do filme com Liam Neeson

Dando inicio a sua campanha promocional, The Marksman, estrelado por Liam Neeson, Jacob Perez, Teresa Ruiz e Juan Pablo Raba, é destaque na mídia. E assim, as novidades agora envolvem...

Metal Gear | Oscar Isaac é confirmado como o intérprete de Solid Snake

Com o seu desenvolvimento tendo sido noticiado há diversos meses, a adaptação da franquia de games Metal Gear voltou a ganhar novidades. E desta...

Death to 2020 | Mocumentário da Netflix é confirmado

Apostando em seu catálogo original, a Netflix volta a ser destaque na mídia com novidades sobre seu novo mocumentário Death to 2020. E assim, as informações...