-publicidade-

Madden NFL 20 | Viva o futebol americano

A franquia segue em constante evolução!

A cada dia que passa, o público anda mais exigente com os jogos, sobretudo os baseados em esportes reais. Sendo simulação ou não, o que importa, de fato, é a diversão. Todavia, seria um erro ignorar essa forma de observar as produções, sobretudo por esta ser uma maneira talvez “genérica” dos jogadores dividirem suas opiniões.

Em Madden NFL 20, da Electronic Arts, a coisa não seria diferente, e certamente a discussão é posta em prática. O novo jogo lançado para Xbox OnePlayStation 4 e PC, via Origin, faz parte da franquia que existe desde 1988 e vem se superando a cada ano que passa. Nesta crítica, serão avaliados diversos aspectos importantes como jogabilidade, gráficos e até mesmo imersão. Se você quer saber mais sobre esses aspectos, se liga em mais uma análise do Jornada Geek!

Brasil e futebol americano?

Bem, como sabemos, no Brasil, o jogo e o esporte ainda estão longe de alcançar o sucesso observado no soccer. Mas a cada ano o público cresce, o que é muito bom. Mas ainda não cresceu o suficiente para que a EA desse atenção a um menu traduzido para o português, o que é uma pena. Mas isso nem atrapalha a jogabilidade, claro.

Aliás, este ponto do jogo é muito democrático, sendo dividido em Simulação, Arcade e Competitivo. O primeiro leva em consideração os ratings dos jogadores e equipes, além de trazer uma maior realidade para o jogo no quesito de faltas e outros detalhes de campo. O segundo, por sua vez, reduz um pouco a “realidade” do jogo, o tornando mais fluído. Ou seja, espere muitos pontos neste modo, mais descidas e jogadores lutando de igual pra igual. O último, foca no modo de competições, que é usado online. Pode-se dizer que é um nível abaixo do Simulação, embora requira dos jogadores um maior controle de suas ações.

Analisando (e jogando) esses três modos, é possível perceber em qual você se adequará melhor, indo da diversão à simulação, de fato. Então se você não sabe muito, poderá jogar e aprender sobre o futebol americano de forma tranquila no modo Arcade. E é claro, o jogo conta com suas divisões de dificuldade, que balanceiam ainda mais a jogatina. Eu mesmo sou um que viciou sem ser um grande conhecedor de táticas e tudo mais. Aliás, até nisso o jogo auxilia com seus Coaches, que oferecem diversas opções em um menu bem fácil de lidar.

Madden NFL 20
A fluidez dos movimentos é muito real. (Foto: Divulgação)

Realidade física

Aqui serão abordados aspectos importantíssimos do jogo. A realidade física é extremamente necessária em um jogo de futebol americano. Mas não é tarefa fácil criar essa realidade, sobretudo pelo número de jogadores e a quantidade infinita de impactos causados durante os ataques e defesas. Mas, por incrível que pareça, observei poucos glitches nesse quesito. É normal acontecer do jogador cair estranho e “bugar”, mas sinceramente, querer tudo perfeito é esperar demais de qualquer motor gráfico.

- publicidade-

A física da bola e os impactos dos jogadores são surpreendentes. É possível você analisar no replay a bola viajar rodopiando trêmula em um lançamento mal feito e também sentir a vibração no Dual Shock de um impacto forte entre jogadores. Nesse aspecto, o jogo busca uma fidelidade interessante, mas vale lembrar: é um jogo e, ainda que muito bom, tem suas limitações.

Madden NFL 20
Ficar em pé não é tarefa fácil. (Foto: Divulgação)

Gráficos e imersão

Nesse ponto, parece que a EA mesclou um pouco. A imersão dos estádios, o cuidado com as faces e corpos, e os detalhes mais minuciosos da NFL são colocados em perfeita sintonia. Ao entrar em uma partida, você não só jogará, mas estará em uma transmissão tal como nos canais de esporte. É simplesmente incrível. Aliás, a narração desse jogo, mesmo que em inglês, é uma coisa surreal. A sincronia com cada acontecimento é incrível. Pra se ter uma ideia, os narradores explicam de regras básicas da NFL até a detalhes do que ocorreu em cada jogada. Pra mim, o serviço da EA com o Madden NFL 20 é infinitamente superior ao de FIFA.

Os gráficos podem não ser a coisa mais perfeita do mundo, mas trazem uma fidelidade nas faces e nos detalhes de cada jogador, que são maravilhosos aos olhos dos fãs do esporte. As cenas, comemorações, diálogos entre jogos, discussões, tudo isso é levado em consideração. Portanto, para efeitos de comparação, os gráficos são semelhantes aos da série FIFA, que também servem muito bem ao que se propõe.

Madden NFL 20
Calcule e pense bem antes de lançar uma bola. (Foto: Divulgação)

Modos de jogo

- publicidade -

Nesse ponto, Madden NFL 20 segue a fórmula dos outros jogos, inclusive oferecendo um modo Ultimate Team, mais conhecido no Brasil por estar presente no FIFA. Porém, é uma pena que aqui na América do Sul existam poucos jogadores, pois os desafios e formas de montar o time são diferenciais muito positivos, não sendo tão impossível ter grandes nomes em seu squad.

Além disso, existe o modo Franchise, que nada mais é que o modo de administração de uma determinada equipe ao longo das temporadas e pré-temporadas. Aqui não há nada de muito brilhante, seguindo o que foi observado nos anos anteriores. Há também o modo Face of the Franchise, em que você encarna um único jogador, traçando o seu caminho rumo ao Super Bowl. No geral, não há nada de incrivelmente diferente nesses pontos, a não ser jogar o bom e velho FA.

Madden NFL 20
A diferença de jogabilidade com cada jogador é muito marcante. (Foto: Divulgação)

Veredito

Mesmo não sendo um esporte ainda tão famoso no Brasil, o futebol americano é cativante. Uma espécie de jogo de xadrez com força bruta. E Madden NFL 20 consegue transportar isso perfeitamente para os jogadores, sendo a experiência bem próxima do que é visto na vida real. A imersão das partidas, a variedade de técnicas e movimentos, as características ressaltadas nos principais jogadores a partir da mecânica X-Factor, que confere a eles habilidades únicas, são pontos essenciais para isso.

No mais, o jogo aprimora alguns aspectos dos anteriores, mas nada muito brusco. Isso pode ser considerado ruim por uns, e eu entendo bem isso. Mas parte do esforço da EA também precisa ser ressaltado. Porém, a média observada no Metacritic não é tão alta, batendo os 76 pontos na versão de PlayStation 4. Confesso achar que o jogo merece mais do que isso, embora a desenvolvedora pudesse criar mais novidades de uma versão para a outra (algo que serve claramente para a franquia FIFA). Mas, no geral, o jogo está excelente e merece facilmente a atenção tanto dos fãs, quanto dos curiosos (e olha que eu me encontro no meio termo disso).

Madden NFL 20 | Viva o futebol americano

*Cópia física gentilmente cedida pela Warner Games Brasil.

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

543,075FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
20SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,467SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: Madden NFL 20 | Viva o futebol americano

Últimas Postagens

Firefly Lane | Série ganhar teaser e data de estreia

Dando início a sua campanha promocional através de vídeos, a série Firefly Lane é alvo de destaque na mídia. E assim, a produção teve seu...

Warner vai lançar todos os seus filmes de 2021 no HBO Max simultaneamente

Após um grande período de adiamentos por conta da pandemia de Coronavírus, aos poucos os estúdios vão elaborando novos planejamentos de lançamentos. E entre...

O Senhor dos Anéis | Amazon anuncia novos nomes para o elenco da série

Com a sua produção já tendo sido retomada há semanas nos na Nova Zelândia, agora a série O Senhor dos Anéis aos poucos vai...

A Escavação | Assista ao trailer do filme com Ralph Fiennes

Com o seu desenvolvimento já confirmado há algum tempo, agora o filme A Escavação, estrelado por Ralph Fiennes e Carey Mulligan, teve o seu...

O Mundo Sombrio de Sabrina – Parte 4 ganha o seu trailer completo

Com o seu desenvolvimento já anunciado anteriormente, a 4ª e última temporada da série O Mundo Sombrio de Sabrina voltou a ganhar novidades. E...