-publicidade-

LITTLE NIGHTMARES | Obscuro e apreensivo

Um bom plataforma 3D que tem seus momentos

Já pensou em um jogo de plataforma 3D com mecânicas de stealth, puzzles e com uma temática obscura? É exatamente isso que a desenvolvedora Taiser Studios traz para a mesa com Little Nightmares.

Mas será que todos esses elementos se complementam de maneira harmoniosa? Confira agora em mais um review do Jornada Geek!

Obscuro e emblemático

À primeira vista, Little Nightmares pode parecer um jogo “bonitinho”. Nós controlamos Six, uma personagem bem pequena que usa uma capa de chuva e que atravessa lugares que dão uma impressão de serem enormes pela diferença de tamanho do personagem.

Mas logo depois essa impressão é passada quando vemos algumas coisas mais sombrias, como pessoas que se suicidaram, inimigos que parecem ter sido desenhados pelo Tim Burton e assuntos como fome extrema.

Não há diálogos em Little Nightmares, mas o simbolismo da ambientação e dos “pesadelos” sofridos pela personagem são provas de que não é preciso palavras pra contar uma história.

- publicidade-

Então quando estiver jogando, preste atenção nos detalhes e você pode descobrir uma história bem mais profunda do que um simples jogo de plataforma.

LITTLE NIGHTMARES | Obscuro e apreensivo
Foto: Reprodução

Diferentes elementos de gameplay

Como já falamos no início desse review, Little Nightmares combina algumas mecânicas que não é sempre que caminham juntas. O game funciona assim: você tem uma sequencia de salas e você só pode progredir para a próxima se atender alguns requisitos.

- publicidade -

Por exemplo, a porta está trancada por uma manivela ou você precisar achar um jeito de subir em lugares altos para apertar o botão do elevador. Essas condições, apesar de parecerem fáceis, por vezes te fazem quebrar a cabeça graças a um bom level design presente no jogo.

Mas o jogo brilha na hora que você tem que lidar com os inimigos. A presença deles te deixa apreensivo e te faz pensar em caminhos alternativos para conseguir atravessar a sala sem ser notado.

As vezes você pode ser criativo e jogar algo que faça barulho enquanto se esconde e espera o momento para correr. Ou você pode ser mais paciente e esperar uma oportunidade. No final, depende de você.

A apreensão se intensifica quando os elementos de puzzle e plataforma se combinam com os encontros contra os inimigos pois te força a pensar mais rápido e você sempre fica com aquele sentimento de “será que vai dar tempo?” que são sempre satisfatórios quando dão certo.

LITTLE NIGHTMARES | Obscuro e apreensivo
Foto: Reprodução

Artisticamente Maravilhoso

Não tem como não falar da arte do jogo. Visualmente o game apresenta características de filme da Disney ou da Pixar quanto aos shaders e texturas. Mas é realmente a atmosfera que merece destaque. O jogo consegue facilmente de inserir na vibe sombria, com ótimos jogos de luz e design perturbadores dos inimigos.

- publicidade -

Sem falar nos efeitos sonoros que sutilmente te surpreendem. Um grande exemplo é quando o inimigo te avista e a música começa a ficar bem tensa e rápida. São fatores pequenos mas que realmente melhoram a experiência de jogo.

Apesar do tom mais sombrio, se você não gosta de terror, fique tranquilo. Você não sentirá medo ou tomará susto jogando Little Nightmares.

LITTLE NIGHTMARES | Obscuro e apreensivo
Foto: Reprodução

Tudo de bom?

Apesar de só termos falado bem de Little Nightmares, há alguns fatores que podem te incomodar. Como havíamos falado, o level design do jogo é muito bom, porém há vezes que ele não fica bem claro. Então não é que você esteja quebrando a cabeça em um puzzle, mas sim batalhando pra entender como o level funciona.

Esse fator não seria um grande problema se não fosse o sistema de check point que por vezes é bem castigador. Pode parecer um pouco da comodidade gamer atual (e talvez seja) mas não muda o fato de que muitas vezes você pode passar raiva por estar quase passando da fase, morrer sem entender como evitar e voltar lá do início da sala.

Essa raiva se acumula quando muitas das salas requerem que você tenha paciência para esperar o momento certo de agir. Quando já se está um pouco nervoso por ter voltado muito, essa paciência pode encurtar e te fazer morrer mais uma vez.

O game é um pouco curto, mas aceitável para seu gênero. O que ajudaria para aumentar o seu tempo de jogo são os colecionáveis. Há algumas lâmpadas que você pode acender e alguns itens que você pode pegar. Porém eles não oferecem nenhuma recompensa além de conquista e um (único) item cosmético. Então dificilmente você vai querer re-jogar pra colecionar tudo, a não ser que você tenha uma fixação por conquista e troféus.

LITTLE NIGHTMARES | Obscuro e apreensivo
Foto: Reprodução

Veredito

No geral, Little Nightmares é um bom jogo de plataforma 3D. Ele consegue combinar muito bem o sistema de puzzles e stealth, além de ter uma atmosfera obscura bem bonita. Mesmo podendo por vezes estressar qualquer jogador que não esteja muito paciente e não tenha tantos motivos pra completar os colecionáveis, ele pode te divertir com uma boa experiência.

Nota bom

Little Nightmares está disponível pra PS4, Xbox One e PC. Seu preço é de R$80,00 em todas as plataformas.

*Review elaborado usando a versão de PC do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

543,215FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
20SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,476SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: LITTLE NIGHTMARES | Obscuro e apreensivo

Últimas Postagens

Um Natal Nada Normal | Conheça a nova minissérie alemã da Netflix

Com o seu desenvolvimento já anunciado há algum tempo, a minissérie alemã Um Natal Nada Normal foi lançada recentemente pela Netflix. E assim, agora...

Noelle | Conheça o filme de natal do Disney+ com Anna Kendrick

Com o seu lançamento já tendo acontecido há algum tempo nos EUA, o filme Noelle chegou recentemente ao catálogo do Disney+ no Brasil. E...

The Mandalorian | Série revela o verdadeiro nome e história do Baby Yoda

Atualmente já tendo exibido mais da metade da sua 2ª temporada, a série The Mandalorian segue em alta na mídia por conta do lançamentos...

Vozes | Conheça o novo filme de terror da Netflix

Com o seu desenvolvimento já confirmado há algum tempo, o filme Vozes foi recentemente lançado pela Netflix. E assim, agora reunimos abaixo alguns dos...

Virgin River | Série da Netflix ganhará 3ª temporada? Confira o que sabemos

Com o seu desenvolvimento confirmado há alguns meses, a 2ª temporada da série Virgin River foi recentemente lançada pela Netflix. E claro, aos poucos...