-publicidade-

HELLBLADE: SENUA’S SACRIFICE | Uma aventura nórdica insana

Jogo lida com esquizofrenia e luto

Hellblade: Senua’s Sacrifice tem uma proposta diferente. A Ninja Theory quis trazer um jogo com a qualidade total que você tem de um jogo AAA, porém com a metade da duração e, por isso, custando a metade do preço.

Depois de vários vídeos no canal oficial da empresa no YouTube sobre o desenvolvimento, será que Hellblade: Senua’s Sacrifice consegue viver sua expectativa? Confira agora em mais um review do Jornada Geek!

A narrativa

Hellblade é um jogo com forte embasamento na mitologia nórdica. Essa conceito não fica só na estética, mas também durante toda a narrativa do jogo. Nós vemos de tudo que você espera a partir disso. Contos de Odin e Ragnarok, navios vikings com escudos circulares, roupas condizentes e até mesmo o sotaque dos personagens.

Temos algumas pedras espalhadas pelo ambiente, que funcionam como um colecionável, e, ao focá-las, nos é falado algum conto sobre a mitologia. Contos esses que por vezes tem relação com algum personagem do jogo.

- publicidade-

Ao coletar um dos contos, o jogo te mostra a quantidade de pedras que você achou e as separa por região, te incentivando a explorar o cenário antes de seguir com a história.

Hellblade: Senua's Sacrifice
O colecionável dos contos (Foto: Reprodução)

Senua, a protagonista

Em Hellblade, nós controlamos Senua, uma mulher que perdeu o marido e pretende ir até Helheim, onde os mortos habitam, para resgatar a sua alma. Essa é a plot principal porém, durante o percorrer do game, nós passamos por várias lembranças e viagens sentimentais de Senua. Isso cria um mundo muito maior do que nos é mostrado, mas é uma pena não podermos vê-lo com cenas.

- publicidade -

Senua sofre de esquizofrenia. Durante o tempo todo da jornada nós somos acompanhados pelas vozes em sua cabeça. A narradora da história, inclusive, é uma das vozes da cabeça de Senua e ela ainda faz uma breve sugestão de que nós, os jogadores, somos mais um na cabeça da personagem.

As vozes não estão ali só pra te deixar perturbado (acredite, usando fones de ouvido, elas podem ter esse efeito), mas também dão algumas dicas sobre o enredo, expressando suas dúvidas e preocupações sobre as escolhas de Senua.

Hellblade: Senua's Sacrifice
Foto: Divulgação

Combate intenso

O combate de Hellblade é bem intenso. A câmera é bem próxima à personagem, nos deixando com pouquíssima visão sobre o que está ao nosso redor. Isso é proposital. O posicionamento durante as lutas é algo essencial para não ficar cercado pelos inimigos. Além disso, quando alguém pretende te atacar por trás, as vozes te dão um alerta. Um toque pequeno, mas bem bacana, já que dá uma função à elas durante o combate.

Senua pode realizar três tipos de ataques: leves e rápidos, pesados e lentos e ataques corporais que atordoam. Durante a sequência de golpes, você pode alternar livremente entre um e outro. Isso te deixa com um pouco mais de liberdade pra encaixar os ataques durante as brechas dos inimigos. Com um número bem satisfatório de combinações, é sempre legal quando você descobre como uma das sequências pode funcionar durante a luta.

Há certos tipos de inimigos que são fracos contra certos tipos de ataque. Então você acaba por ter que criar uma estratégia diferente pra cada um. Quando aparecem muitos ao mesmo tempo, você tem que ir trocando essa estratégia conforme foca um deles.

- publicidade -

O sistema de combate, porém, não tem nenhum sistema de evolução. Ou seja, os golpes que você tem no início do jogo, são o mesmos até o final. Também não temos muitas variações de inimigos, mas o número também não é decepcionante.

Esses fatores são justificáveis, já que a quantidade de lutas durante o jogo é bem dosada. Não temos combate o tempo todo.

Hellblade: Senua's Sacrifice
Ataques diretos não funcionam contra o inimigo com escudo (Foto: Reprodução)

Além do combate

Quando você não está enfiando a espada nos guerreiros vikings, o jogo apresenta alguns puzzles. Grande parte deles são voltados em exploração de cenário como achar algo que parece com uma determinada runa, por exemplo.

Além desse tipo de puzzle, cada boss apresenta uma ambientação equivalente a sua personalidade e também outro tipo de puzzle além da típica exploração.

Falando em boss, o combate contra eles também são bem divertidos. Eles apresentam mecânicas únicas que condizem com o seu background. As lutas são sempre intensas e a dificuldade vai aumentando conforme o jogo vai progredindo.

Hellblade: Senua's Sacrifice
Puzzle das Runas (Foto: Reprodução)

Dificuldade

Já que tocamos em dificuldade, o jogo tem um tempero “especial”. Senua está corrompida com a escuridão, que é mostrada em seu braço direito. Se você morrer, a escuridão aumenta até que ela chega em sua cabeça. Quando isso acontecer o jogo acaba.

Você deve estar pensando: “só voltar no save de 10 minutos atrás”. O detalhe é que o jogo não tem salvamento manual, somente automático! Dessa forma, se der game over, você vai perder todo o seu progresso!

Isso gera um certo nervosismo, já que você fica com medo de morrer e ter que voltar do zero, mas essa perspectiva acaba sendo um ponto bem legal. Pra te dar uma ajuda, o jogo oferece a dificuldade “automática” que vai facilitando cada vez que morrer.

Hellblade: Senua's Sacrifice
Game Over. (Foto: Reprodução)

Duração e ritmo

Como já foi dito, a proposta do título é custar a metade de um jogo AAA por ter a metade de sua duração. Porém, apesar disso, Hellblade não é tão curto assim. É um pouco menor do que um God of War, por exemplo, o que faz o seu preço ser ainda mais atrativo.

Mas e como essa duração é aproveitada? Além dos combates, você passa boa parte do tempo de jogo completando os puzzles e ouvindo as vozes na cabeça de Senua que desenvolvem a personagem. Por vezes, essas duas coisas se entrelaçam e você acaba jogando enquanto escuta a história.

Essa alternativa é boa pra manter o orçamento baixo, eliminando a necessidade de produzir cutscenes, mas nos traz dois problemas. Se você não for extremamente bom em fazer duas coisas ao mesmo tempo, você vai acabar prestando mais atenção aos puzzles do que a história ou vice-versa. A alternativa pra lidar com isso é você ficar parado enquanto escuta as vozes e depois progredir com os puzzles, mas dessa forma o jogo pode se tornar lento e cansativo.

Sendo assim, jogadores mais impacientes que querem ação o tempo todo podem ficar decepcionados com o ritmo de Hellblade. Mas, dito isso, a história é bem interessante e vale a pena ser desvendada.

Hellblade: Senua's Sacrifice
Quero fazer o puzzle mas também quero ouvir o conto (Foto: Reprodução)

Insanamente bonito

Hellblade é de cair o queixo. O game não apenas é bonito em suas texturas e sombras, mas também nas animações. Seja pelas expressões faciais extremamente realistas ou pela fluidez de movimento durante o combate, o jogo não vai te decepcionar nesse quesito.

Vale a pena destacar algumas diferenças da versão do PS4 Pro. No menu, há dois modos de jogo que são centrados na taxa de frames: 30 ou 60fps. Quando em 30fps, o jogo opera em 1440p e possui uma imagem extremamente nítida. No modo de 60fps a resolução aparentemente cai abaixo do 1080p, porém a fluidez aumentada é muito bem vinda ao gameplay.

No PC, como sempre, a beleza e fluidez do jogo vai depender da sua máquina. É válido destacar, no entanto, que o diretor de Hellblade falou que vai precisar de um PC “monstruoso” para poder rodar em 4k e 60fps.

Hellblade: Senua's Sacrifice
Modo 30fps à esquerda e 60fps à direita (Foto: Reprodução)

Veredito

Hellblade: Senua’s Sacrifice apresenta uma história bem intrigante, tratando de problemas como esquizofrenia e lutas com cenários da mitologia nórdica. Tem combates divertidos além de te deixar tenso com a perspectiva da morte. Apesar do seu ritmo poder não agradar a todos os jogadores, todos os outros quesitos e, principalmente seu preço, são fatores extremamente positivos para o jogo.

Nota ótimoHellblade: Senua’s Sacrifice está disponível para PlayStation 4 e PC, custando R$91,90 na PS Store e R$55,99 na Steam.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

543,021FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
21SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,468SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: HELLBLADE: SENUA'S SACRIFICE | Uma aventura nórdica insana

Últimas Postagens

Metal Gear | Oscar Isaac é confirmado como o intérprete de Solid Snake

Com o seu desenvolvimento tendo sido noticiado há diversos meses, a adaptação da franquia de games Metal Gear voltou a ganhar novidades. E desta...

Death to 2020 | Mocumentário da Netflix é confirmado

Apostando em seu catálogo original, a Netflix volta a ser destaque na mídia com novidades sobre seu novo mocumentário Death to 2020. E assim, as informações...

Pequenos Grandes Heróis | Assista ao trailer completo do filme

Com a sua estreia anteriormente já confirmada para janeiro, agora o filme Pequenos Grandes Heróis, ambientado no mesmo universo que As Aventuras de Sharkboy e...

Mulan | Filme em live-action já está disponível no Disney Plus

Com o seu lançamento inicialmente previsto para acontecer nos cinemas, o filme Mulan acabou sendo adiado por diversos meses até chegar recentemente ao catálogo...

Mank | Conheça o filme da Netflix estrelado por Gary Oldman

Com o seu desenvolvimento já confirmado há diversos meses, o filme Mank foi recentemente lançado pela Netflix como uma das suas principais estreias para...