-publicidade-

Heavy Rain | Um filme interativo ou um jogo?

Versão de PC chega com poucas novidades, mas melhorias gráficas fazem parecer um game novo

Heavy Rain foi lançado em 2010 e alcançou um enorme sucesso à época. O jogo, lançado pela Quantic Dream, até então, de forma exclusiva para PlayStation 3, foi determinante no que hoje o mercado chama de narrativas interativas. Muito antes da Netflix lançar Black Mirror: Bandersnatch, nós gamers já sabíamos a sensação de traçar o roteiro de uma história com o controle na mão.

Os anos se passaram, o jogo também chegou ao PlayStation 4 e agora, nove anos depois do seu lançamento original, é lançado para PC, via Epic Games Store. Em todas as versões, nenhuma delas têm diferenças narrativas, apenas melhorias gráficas e adaptações específicas para cada plataforma. Então, se você já jogou em outra plataforma, não há nada de novo. Se não jogou, agora você tem uma oportunidade de jogar um dos melhores jogos que já saíram para a plataforma da Sony, e com gráficos ainda melhores do que os apresentados nos consoles.

Curioso para saber detalhes sobre essa grande história? Chega mais que eu vou te contar se Heavy Rain vale ou não a pena! Tá começando mais uma análise do Jornada Geek!

Filme interativo ou jogo?

Uma das perguntas que mais foram levantadas na época do lançamento de Heavy Rain, em 2010, foi se a obra era um filme interativo ou um jogo. Hoje, nove anos depois, essa resposta jé é muito clara: sim, é um jogo, mas com um foco muito maior na história do que na jogabilidade. Mas, como isso é possível? Eu explico.

Heavy Rain traz uma história com diversas ramificações, onde cada decisão e ação do jogador pode impactar no rumo da história. Para isso, ele mescla elementos point-and-click (como interagir com o cenário), com Quick Time Events (QTE), que substituem o combate tradicional e as cenas mais tensas. Na prática, você não precisa ser uma Lara Croft e sair correndo/atirando/batendo em tudo, mas sim, apertar o botão certo, no momento certo, para a ação ser executada com precisão.

Heavy Rain
Os QTE estão presentes em boa parte do gameplay (Foto: Divulgação)

Essas ações são feitas enquanto o jogador explora o cenário em buscas de pistas para encontrar o serial killer conhecido como Assassino do Origami, que mata suas vítimas (jovens garotos) e abandona o corpo na chuva, deixando sempre um origami junto a elas. O jogador tem o controle de quatro personagens centrais: Ethan Mars, Madison Paige, Norman Jayden e Scott Shelby. A narrativa é dividida em capítulos, em que cada personagem é o foco, e em algum momento, eles se cruzam para o derradeiro final.

- publicidade-

Por fim, é interessante que algumas escolhas que você toma em Heavy Rain definem o futuro dos personagens da história. Embora seja possível falhar em alguns momentos específicos (e sendo obrigado a repetir algumas coisas), é possível perder mais de um personagem em uma jogada. Ao todo, são 17 finais diferentes, que variam desde conclusões felizes, até finais onde tudo dá errado, claro, dependendo de com quem você mais se identificou. O ponto negativo? O Assassino do Origami é sempre o mesmo.

Heavy Rain
Norman Jayden é um agente do FBI e peça chave no jogo (Foto: Divulgação)

As melhorias da versão de PC

Como eu já disse acima, não há nada de novo em termos de jogabilidade na versão de Heavy Rain que foi lançada para computadores. Mas, em questões gráficas, o jogo teve grandes ajustes, como suporte à resoluções 4K, a possibilidade de jogar com 60 FPS e em monitores widescreen. Além disso, o título chega com suporte a teclado e mouse.

Por outro lado, um ponto negativo do título ser exatamente o mesmo do lançamento original é que assim ele não conta com legendas em português-brasileiro e/ou dublagem em nosso idioma. Existe o português, mas de Portugal, e aí vai do gosto de cada um jogar assim ou em inglês… De qualquer forma, ter colocado ao menos legendas em nosso idioma não faria mal pra ninguém.

Heavy Rain
Ethan Mars é o personagem principal do jogo, mas isso não o impede de morrer, se suas escolhas o levarem para esse caminho (Foto:. Divulgação)

Veredito

- publicidade -

Heavy Rain foi pioneiro ao introduzir o conceito das narrativas interativas modernas nos videogames e, por isso, merece todo o respeito da indústria. Foi um jogo, à sua maneira, revolucionário e, só por isso, já merecia estar em outras plataformas. Agora, nos computadores, chega com gráficos atualizados e com recursos que o tornam bastante atuais. Mesmo nove anos após o seu lançamento original, o game envelheceu bem, e continua sendo uma ótima pedida para a comunidade.

Heavy Rain | Um filme interativo ou um jogo?

Disponível para PC, via Epic Games Store, o jogo custa US$ 11,99 na plataforma e exige configurações medianas para rodar. Além disso, também está disponível para PlayStation 3 (somente em disco) e PlayStation 4, por R$ 99,99. No Metacritic, a versão avaliada teve média de 75 pontos.

*Review elaborado usando a versão de PC do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

-publicidade-

Notícias relacionadas

Heavy Rain | Um filme interativo ou um jogo?
Lucas Soares
Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem PS4, PSVR e PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, Red Dead Redemption 2 e The Last of Us completam o Top-5.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

543,231FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
20SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,477SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: Heavy Rain | Um filme interativo ou um jogo?

Últimas Postagens

Noelle | Conheça o filme de natal do Disney+ com Anna Kendrick

Com o seu lançamento já tendo acontecido há algum tempo nos EUA, o filme Noelle chegou recentemente ao catálogo do Disney+ no Brasil. E...

The Mandalorian | Série revela o verdadeiro nome e história do Baby Yoda

Atualmente já tendo exibido mais da metade da sua 2ª temporada, a série The Mandalorian segue em alta na mídia por conta do lançamentos...

Vozes | Conheça o novo filme de terror da Netflix

Com o seu desenvolvimento já confirmado há algum tempo, o filme Vozes foi recentemente lançado pela Netflix. E assim, agora reunimos abaixo alguns dos...

Virgin River | Série da Netflix ganhará 3ª temporada? Confira o que sabemos

Com o seu desenvolvimento confirmado há alguns meses, a 2ª temporada da série Virgin River foi recentemente lançada pela Netflix. E claro, aos poucos...

The Mandalorian | Quem é Ahsoka Tano? A história da personagem que apareceu na série

Atualmente já disponível no Brasil como parte do catálogo do Disney+, a série The Mandalorian segue se destacando cada vez mais diante do público....