-publicidade-

GUNDAM VERSUS | Um jogo de luta como você nunca viu

A BANDAI NAMCO finalmente trouxe os Mobile Suits para o ocidente

Eu adoro jogos de luta. Dentre todos os jogos competitivos que existem, jogos de luta devem ser os mais antigos de todos, começando com Heavyweight Champ, de 1976. Hoje temos uma coleção enorme do gênero no mercado, com variedades de estilo e jogabilidade. No último mês, tive a oportunidade de experimentar Gundam Versus, pela primeira vez localizado para o ocidente, e tive uma belíssima surpresa.

Gundam Versus é um game completamente diferente dos outros arcades aos quais estamos acostumados. Aqui você não controla um carateca que lança magia pelas mão ou um lutador de Muay Thai.

Aqui você pilota um robô do tamanho de um prédio, capaz de voar, soltar raios laser, atirar com uma metralhadora do ouvido (sim) e que ainda carrega uma espada e um lança-mísseis. Esse é só um exemplo, são mais de 90 personagens e todos eles muito diferentes.

Gundam Versus PS4 vale a pena

O que torna Gundam Versus especial

Sabendo dessa diferença para um jogo de luta tradicional, a Bandai Namco não podia entregar um game como os outros. Daí nasceu a série Gundam Vs, que já existe no Japão há décadas, e chega para o ocidente agora no seu quinto jogo com Gundam Versus.

- publicidade-

A franquia funciona como uma mistura de simulador e arcade: cada botão tem uma ação ou ataque, mas o tempo todo seu Mobile Suit (como são chamados os robôs de Gundam) reage como um veículo, não como uma pessoa. Nesse ponto você parece estar realmente pilotando um Gundam.

Fãs irão gostar

A série Gundam é um dos animes mais antigos ainda em produção, tendo iniciado em 1979 e com lançamentos até 2015. O universo de Gundam é gigantesco e absurdamente complicado, e muitas séries acontecem em realidades alternativas à série principal.

Cada personagem tem um conjunto de ataques únicos e de alcance, bem como ataques especiais bombásticos. O fan service continua com o áudio e os visuais do jogo. Os pilotos são todos desenhados nos estilos de arte de suas respectivas séries e há uma quantidade enorme de música da franquia Gundam disponível para ouvir durante as batalhas, incluindo alguns dos temas de abertura mais icônicos.

- publicidade -

Gundam Versus PS4 é bom

Pessoalmente, o maior ponto do game está na quantidade de personagens. Quase 100 Mobile Suits estão disponíveis, desde a original Mobile Suit Gundam até o último lançamento, Iron Blooded Orphans. Os populares Gundam Wing, Gundam Destiny e Gundam 00 também estão presentes. Apesar dessa quantidade enorme de personagens, sempre falta um ou outro querido pelos fãs, afinal são incontáveis séries de TV (eu desisti de tentar achar todas depois da trigésima sexta). Para cobrir isso, a Bandai Namco preparou um plano agressivo de DLC’s cada um com um personagem novo ao preço de cinco dólares, sem pacotes com desconto nem Season Pass.

Para você ter uma ideia, confira esse vídeo. Ele tem 15 minutos e somente apresenta cada um dos Mobile Suits, usando seus ataques especiais:

Pilote seu Mobile Suit em batalhas que não são para qualquer um

Existem poucos jogos Gundam que capturam as batalhas do anime bem como Gundam Versus. Os Mobile Suits são rápidos, e as lutas são em alta velocidade. Versus possui um esquema de controle bastante complexo que realmente leva algum tempo para se acostumar. Você pilotar o seu Mobile Suit com o analógico esquerdo, o faz voar apertando X duas vezes e tem vários ataques mapeados para a maioria dos outros botões.

Os tutoriais não ajudam, infelizmente. Existem três conjuntos de batalhas de tutorial, e cada uma deixa você em um mapa de treino, mostra uma página do manual do jogo e, passa rapidamente para a próxima página após você destruir o inimigo na sua frente. Ao encerrar os tutoriais, você sabe o que cada botão faz, mas não tem a menor ideia de como usá-los.

Após suar para aprender as mecânicas é que a diversão começa

- publicidade -

O Single Player em Gundam Versus é intenso, mas o jogo realmente brilha no formato de dois contra dois. A simples adição de um colega de equipe cria camadas na jogabilidade enquanto mantém a partida acirrada.

Os seus Mobile Suits se complementam? Quem está tomando a linha de frente e quem vai cuidar da retaguarda? Você está levando todo o campo de batalha em consideração ao invés de apenas o inimigo na sua frente? Jogar em equipe é vital: saber como proteger seu colega de equipe quando ele está com problemas é tão importante quanto atacar, e quem tentar fazer tudo sozinho vai se dar mal.

GUNDAM VERSUS PS4 devo comprar

Outro ponto interessante do jogo em equipe é o sistema de pontos. O multiverso Gundam tem toda uma gama de máquinas de combate, desde soldados rasos produzidos em massa até os protótipos de ponta que normalmente são os protagonistas das séries. Para ter equilíbrio, existe um sistema de custo: cada unidade custa de 200 a 500 de um carteira de 1.000 pontos que você recebe.

As máquinas de maior custo são superiores às mais baratas: possuem mais HP, armas melhores e são mais rápidas, mais fortes e mais versáteis. No entanto, se o custo total da sua equipe for inferior a 1.000, você efetivamente ganha “vidas” extras, já que as unidades destruídas ressurgem com HP correspondente ao custo que você não gastou. Quando você não tiver mais como pagar para trazer seu Mobile Suit de volta, você perdeu.

O veredito

Fãs da série vão adorar esse jogo. Após passar uma ou duas horas, você vai estar habituado ao controle e vai começar a realmente pilotar seus Mobile Suit. Quem não for fã, vai precisar ter paciência e vai perder muita coisa do jogo, mas ainda sim é divertido. Se quiser tentar, assista algumas das séries como Gundam 00, Iron Blooded Orphans ou Mobile Suit Gundam: The Origin. Essa última é uma verdadeira ópera espacial.

O jogo é uma boa entrada da franquia no ocidente, e se evoluir bastante, pode melhorar muito nas próximas continuações. Só senti falta de um modo história, que seria bem legal para quem não viu os animes, e um pouco mais de cuidado com os cenários e os tutoriais.

Nota bom

Gundam Versus foi lançado no ocidente exclusivamente para PlayStation 4 em setembro de 2017. O jogo alcançou a média de 67 pontos no Metacritic.

*Cópia fornecida pela desenvolvedora.

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

541,133FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
22SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,443SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: GUNDAM VERSUS | Um jogo de luta como você nunca viu

Últimas Postagens