-publicidade-

Final Fantasy IX | Um clássico no PS4

O mítico título aparece de surpresa no PlayStation 4

Um dos melhores games da franquia Final Fantasy chegou ao PlayStation 4 de surpresa no dia 19 de setembro. Final Fantasy IX foi último jogo da série no PlayStation 1 e foi produzido junto com o Final Fantasy X que sairia pro console da próxima geração um ano depois. Por esse motivo, o título acabou não tendo muito destaque midiático e das pessoas em comparação com seus grandes predecessores VII e VIII.

Mas agora, se você não jogou, será que vale a pena pegar Final Fantasy IX no PlayStation 4? E quais são as diferenças entre as versões? Saiba agora, em mais uma review do Jornada Geek!

Estilo gráfico

Final Fantasy IX quebra um pouco a ambientação que Final Fantasy VII e VIII introduziram para a série. Assim como os jogos de SNES e NES, IX se situa em mundo mais medieval, contendo somente poucas máquinas e naves que dão noção de tecnologia avançada. Conceito esse que hoje é dia é bem refrescante, já que quase todos os jogos seguintes seguiram a linha do VII e do VIII.

Na época, a Square Soft, como era conhecida a Square Enix, se debatia um pouco em relação ao estilo gráfico depois do salto da era 16-bits. Em Final Fantasy VII ficou claro a referência do design de personagens que era comum no Super Nintendo. Em Final Fantasy VIII eles já ousaram em fazer algo mais realista e em IX eles optaram pelo meio termo.

Assim temos bastante detalhes no ambiente e nos personagens mas eles apresentam um design que rudemente podemos chamar de “chibi” e acabou ficando bem único na série.

- publicidade-

Final Fantasy IX
Os personagens ainda apresentam cabeças grandes, mas as texturas estão realistas (Foto: Reprodução)

O mundo de Gaia

Em Final Fantasy IX nós residimos no mundo de Gaia, composto de quatro continentes. Gaia possui várias raças de habitantes inteligentes além dos humanos. Temos por exemplo os Qu, que possuem uma aparência arrendondada, de língua grande e que têm uma ótima habilidade para cozinhar e também os Burmecians, uma espécie ratos antropomórficos.

A maior parte dos habitantes de Gaia residem em Mist Continent, chamado assim pela misteriosa névoa grossa que cobre o continente. Há vários mistérios e histórias profundas que envolvem os seres e as propriedades naturais do planeta, que com certeza vão gerar grandes surpresas ao jogador.

- publicidade -

Temos como protagonista o Zidane Tribal, um menino de 16 anos que trabalha como ladino para a um grupo de ladões chamado de Tantalus. Zidane apresenta uma estranha calda e leva bastante jeito para as ladinagens. No início do jogo, ele e seus amigos são contratados para raptar a princesa de Alexandria e é a partir daí que a trama do jogo começa.

Final Fantasy IX
A linda Lindblum (Foto: Reprodução)

Jogabilidade clássica

O gameplay de Final Fantasy IX é bem clássico para os fãs da série. Nós temos uma barra de ATB (Active Time Battle) que vai enchendo gradualmente conforme a batalha. Quando essa barra enche, nós podemos realizar uma ação como atacar, defender ou usar item.

Alguns personagens poder usar algumas opções extras. O Steiner, por exemplo pode usar as Sword Arts e a Eiko pode usar os Summons. Os personagens também podem usar o Trance, que seria o especial, ou o “limit break” se quiser chamar assim. Mas diferente dos Limit Breaks do VII, a forma de Trance transforma o personagem aumentando seus poderes e seus danos. Outra diferença é que o Trance é ativado automaticamente quando a barrinha é preenchida conforme você toma dano.

Efetivamente cada personagem tem sua classe pré-estabelecida e você pode montar sua equipe (depois de certo ponto) conforme você achar necessário. É uma tomada bem clássica ao estilo de RPG de turno e que não deixa a desejar na parte estratégica por ter balanços e progressões de personagens bem estabelecidas.

Final Fantasy IX
Aquela nostalgia (Foto: Reprodução)

Novidades no port?

- publicidade -

Mas qual a diferença da versão de PS4? Bom, essa é a parte triste da nossa análise. Essencialmente a versão do PS4 não tem absolutamente nenhuma diferença da versão da Steam lançada em abril do ano passado. Mas isso não quer dizer que ela seja igual a versão lançada originalmente no PSX em 2000.

Pra falar a verdade há várias pequenas mudanças na versão da Steam, eis algumas das mais notáveis:

  • Primeiramente o jogo está com gráfico melhorado, com anti-aliasing, cutscenes remasterizadas em HD e uma pequena, porém notável, melhoria no modelo dos personagens.
  • As interfaces também estão redesenhadas, tanto as do menu, quanto as de diálogo e batalhas.
  • Foram feitos conquistas (ou troféus agora no PS4) para o jogo.
  • O jogo agora conta com auto-save.
  • Há um modo de velocidade aumentada (similar ao que tivemos em Final Fantasy XII: The Zodiac Age).
  • Você agora pode pular as cenas (HEREGE!) e desabilitar algumas animação de pré-combate.
  • Há vários modos chamados de “boosters” que deixam o jogo mais fácil (até demais) que possibilitam deixar sem encontros, maximizar o dano, os levels, o gil, dentre outras coisas (não recomendo usar qualquer um desses modos por perder completamente a graça a do jogo).
  • Além disso houveram algumas pequenas mudanças aqui e ali em algumas áreas do jogo que no geral não interferem na jogabilidade mas deixam o jogo mais confortável.

Mas, como havia dito, todas esses funções já estavam presentes na versão da Steam lançada no ano passado. Então, se pararmos pra pensar, a versão de PS4 nada mais é do que um port direto da versão da Steam. O que é triste, mas por um lado o jogo já é muito bom de início de conversa.

Final Fantasy IX
As cenas estão em “1080p” (Foto: Reprodução)

Veredito

Pra quem já jogou a versão da Steam, não há absolutamente nenhum motivo para comprar a versão de PS4, vide que tudo que tem aqui, tem lá. Mas se você só jogou a versão de PSX há muitos anos atrás, ou não simplesmente não jogou o game, então essa é a sua chance de jogar um dos melhores Final Fantasy da franquia. Não tem como dar menos que “ótimo”, né?

Nota ótimo

Final Fantasy IX pra PlayStation 4 está disponível na PS Store por R$64,50. Já na Steam, a versão para computadores pode ser encontrada por R$ 39,49. O jogo também chegou para dispositivos móveis com iOS e Android.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

543,402FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
20SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,480SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: Final Fantasy IX | Um clássico no PS4

Últimas Postagens

Equinox | Netflix divulga trailer e data de estreia da sua nova série dinamarquesa

Com o seu desenvolvimento já confirmado há alguns meses, agora a série Equinox, nova produção dinamarquesa da Netflix baseado no podcast conhecido como Equinox...

355 | Lançamento do filme é adiado para janeiro de 2022

Com o seu desenvolvimento já anunciado há alguns meses o filme 355, que contará com Jessica Chastain como produtora e protagonista, voltou a surgir recentemente na...

Nasce Uma Estrela será exibido na Tela Quente (Relembre o seu sucesso)

Lançado originalmente em 2018, a versão mais recente do clássico Nasce Uma Estrela voltou a ser destaque recentemente na mídia por conta da sua...

Era Uma Vez um Sonho | Conheça o filme da Netflix estrelado por Amy Adams

Com o seu desenvolvimento anunciado há alguns meses, o filme Era Uma Vez Um Sonho foi recentemente lançado pela Netflix. E assim, agora reunimos...

9 séries da Marvel Studios que serão lançadas pelo Disney Plus

Iniciado em 2008, com o lançamento de Homem de Ferro, o Universo Cinematográfico da Mavel Studios (ou MCU) acabou se tornando um dos projetos...