-publicidade-

FAR CRY 5 | Uma distopia não muito longe da realidade

Um novo tirano carismático surge, desa vez mais realista do que nunca!

Se já não for, o lema da franquia Far Cry devia ser “liberdade”. Por anos, sua receita tem sido criar um desafio e dar a você diversas maneiras de superá-lo; enquanto sociopatas fazem monólogos megalomaníacos pelo rádio. Far Cry 5 continua esta tendência com algumas diferenças: primeiro aumentando o número de psicopatas para quatro mentes perturbadas e, segundo, te dando ainda mais liberdade.

O novo título da Ubisoft traz a eletrizante ação em primeira pessoa da série em uma região menos exótica desta vez. O Eden’s Gate, um culto religioso extremista liderado por Joseph Seed – também conhecido como “O Pai” – lentamente dominou por completo Hope County. Com a ajuda de seus irmãos, Seed conseguiu assumir o controle de todas as três regiões do condado, e cabe aos jogadores ajudarem a pouca resistência que resta a lutar.

Hope County é uma parcela fictícia de Montana, Estados Unidos. O ambiente está cheio de imagens esperando para acontecer, como em florestas pitorescas e lagos com pequenas cabanas. A excentricidade dos seus cidadãos e fauna diversificada fazem a caracterização de Far Cry 5 se encaixar muito bem.

Os personagens fazem uma caricatura interessante dos americanos do interior, com seus mullets e camisas de flanela. Alguns vão exigir sua ajuda em troca de não terem atirado quando você passou por suas propriedades, enquanto outros vão reclamar sobre “imigrantes canadenses que entram em nosso país e espalham o politicamente correto”.

Esta é a base do enredo de Far Cry 5, e embora possa parecer carregada de críticas e posicionamento, o jogo não tenta passar nenhuma agenda política ou ideologia. O culto do Portão do Éden representa uma séria ameaça para o povo de Montana, e você está lá para limpar a bagunça.

- publicidade-

O que o jogo faz é te mostrar uma realidade dentro do universo do possível, mas ainda inexistente. Embora muitos esperassem que Far Cry 5 colocasse o dedo em algumas feridas, a Ubisoft lidou bem com o conteúdo potencialmente sensível do título. Porque assim como a maioria de nós acredita que o que fazemos ou acreditamos está certo, o mesmo acontece com os irmãos Seed.

Far Cry 5
Joseph Seed, “O pai” (Foto: Divulgação)

Um mundo inteiro para explorar à vontade

Como de costume na franquia, você passará a maior parte do tempo viajando pelo mapa e explorando seus segredos. Você recebe armas, arcos e explosivos para cumprir os objetivos da maneira que preferir.

- publicidade -

Desde o início, seu personagem tem acesso a molotovs, explosivos remotos e vários outros brinquedos. Isso acontece porque o protagonista é um agente do governo, chamado apenas de Recruta na história (podendo ser do sexo masculino ou feminino), sem voz, o que é uma pena.

Você pode se esgueirar por um acampamento atingindo pessoas com tacos de beisebol ou, se você preferir, pode voar em um avião e jogar bombas. Para uma abordagem mais tática, você pode atirar de longe enquanto envia as Armas de Aluguel (NPC’s que você contrata para te ajudar em suas missões).

Avance como quiser

Todo objetivo ou missão que você fizer ajudará a elevar o nível de Resistência naquele território em particular. Cada território é controlado por um dos irmãos: aumente o suficiente, e você terá um encontro com o Seed cujo território você está tentando recuperar atualmente.

Essas partes sempre são especiais no game. Em meio a todas as explosões e xingamentos, estes são momentos calmos e tranquilos onde os irmãos Seed tentam racionalizar suas ações, tentando levá-lo ao seu modo de pensar. Não há dúvidas de que o culto do Portal do Éden é uma loucura completa.

Seus métodos de tentar salvar a humanidade são brutais e intimidantes, mas eles legitimamente acreditam que estão fazendo a coisa certa no fundo. Isso torna Joseph Seed e seus irmãos muito mais interessantes do que apenas cultistas irracionais ou pessoas instáveis ​​em lugares de poder.

Far Cry 5
John Seed, irmão de Joseph (Foto: Divulgação)

- publicidade -

Libertar o condado desses cultistas até que é simples: saia explodindo de tudo e atirando neles. Mas existem várias outras missões que vão além disso, desde completar missões até resgatar civis de abate na estrada ajudando a aumentar o Medidor de Resistência naquela região.

Não há as “Ubisoft Towers” para escalar, mas falar com as pessoas pode adicionar objetivos, sinais de que você passa informando onde a vida selvagem mora e assim por diante. Não há ordem a ser seguida, e a construção da resistência aciona certos eventos do jogo e envia mais cultistas para a região.

As novidades de Far Cry 5

Há muitas mudanças no jogo também. Os sistemas de subir de nível e a árvore de habilidades foram substituídos por um sistema de privilégios, no qual você ganha pontos completando desafios como uma certa quantidade de mortes ao alcance, esfolar um certo número de ursos pardos ou planar de paraquedas por uma distância específica.

Você pode então usar esses pontos para comprar vantagens que lhe darão upgrades, de carregar mais munição a destravar novas habilidades. A diferença aqui é que essas vantagens podem ser desbloqueadas em quase qualquer ordem, com apenas algumas tendo requisitos além do preço, e isso permite que você adapte melhor seu personagem ao seu estilo preferido de jogo.

Far Cry 5
A beleza de Far Cry 5 é um dos pontos que mais chama atenção no game (Foto: Divulgação)

Outra mudança bem-vinda é que caçar animais não é mais necessário para melhorar seu inventário e seu equipamento. Em vez disso, esses upgrades são as mesmas vantagens que você pode comprar e não tem mais vários níveis, então você só precisa comprar um privilégio para carregar toda a munição rifle que puder.

Você obtém pontos de vantagens de certas conquistas de caça, mas os animais de caça apenas lhe dão peles que você pode vender nas lojas, o que você precisará como dinheiro não é tão fácil de encontrar quanto antes na série.

Especificamente, todos os pequenos valores que você poderia encontrar nos jogos anteriores apenas para vender por dinheiro se foram, assim sua renda depende quase inteiramente de completar missões e caça ou pesca. Isso significa que você pode precisar continuar caçando para desbloquear a arma em que estava de olho, mas pelo menos pode caçar qualquer animal que quiser ao invés de ter que perder tempo procurando por animais específicos.

Falando em gastar, agora há carros, aviões, helicópteros e barcos para comprar, bem como armas e seus acessórios. Armas e veículos também podem ser comprados com barras de prata, que é uma moeda adquirida via microtransações. Não parece ser intrusivo e não deve afetar a progressão do jogo, pois há poucas diferenças para o equipamento normal do jogo. Os itens pagos geralmente são os mesmos à venda na loja normal, mas com variações cosméticas.

Far Cry 5
Boomer é o simpático cãozinho que é seu aliado (Foto: Divulgação)

Muita longevidade com os modos co-op e Arcade

A campanha inteira de Far Cry 5 (exceto a introdução e tutorial) também pode ser jogada em co-op. A qualquer momento, você pode abrir o menu, convidar alguém que tenha o jogo na sua lista de amigos e lutar lado a lado em menos de um minuto. Todo o processo é incrivelmente livre de problemas e lembra ao jogador convidado que apenas a progressão do jogador (ou seja, XP, armas e regalias) será levada de volta ao jogo, em vez da progressão mundial (missões, pontos de resistência, etc.).

Jogando Far Cry 5 em co-op é uma nova forma de diversão dentro do jogo. Ter um parceiro com o qual você possa realmente se comunicar permite que vocês bolem planos para liberar postos avançados, trazendo um novo espectro de ações. E o melhor, você pode convidar até seis pessoas, fazendo uma verdadeira “Raid” em Hope County.

O único probleminha está na dificuldade. Mesmo com o aumento de inimigos, enquanto você e seus companheiros ficarem de olho para que ninguém morra, é muito difícil falhar nas missões. Na verdade, muitos dos postos avançados que eu fiz com apenas mais um amigo foram limpos em menos de dois minutos.

Já o modo Arcade permite que você crie seus próprios mapas, com os objetivos que quiser, e jogue nos mapas criados por outros jogadores. Isso permite uma quantidade de conteúdo enorme, que também pode ser jogado em co-op ou PVP, abrindo as possibilidades para um número muito maior.

Far Cry 5
Em Far Cry Arcade, a imaginação é o limite. (Foto: Divulgação)

De fato, a jogabilidade é onde Far Cry 5 se destaca mais. O jogo é rápido ou aprofundado, dependendo de como você avança, e embora você ocasionalmente acabe sendo inexplicavelmente cercado por carros cheios de inimigos em estradas comuns, a interação entre todos os sistemas no lugar resulta em todos os tipos de momentos incríveis.

Um outro fato que tenho que chamar atenção é a localização para o nosso idioma. Far Cry 5 chegou inteiramente dublado e legendado para o português e, assim como em outros jogos da Ubisoft, traz um trabalho impecável nesse aspecto.

Veredito

Far Cry 5 é mais um avanço de uma série que já está aí há muito tempo. É um grande jogo não por causa de suas características individuais, mas porque todas elas se combinam em um título que se torna paradoxalmente engraçado e assustador, ocasionalmente ao mesmo tempo.

Ele retrata uma realidade terrível que nos assombra de uma maneira velada e você enxergará o rosto de Joseph Seed não apenas na tela, mas em muitos ouros lugares por aí.

Nota ótimo

Far Cry 5 foi lançado no dia 27 de março para PlayStation 4Xbox One e PC, via Steam e Uplay. No Metacritic, o título alcançou a média de 81 pontos na versão avaliada.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

545,305FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
21SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,495SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: FAR CRY 5 | Uma distopia não muito longe da realidade

Últimas Postagens

Novidades na Netflix | Confira a lista com os lançamentos de novembro

Sempre cercada por novos projetos originais, a Netflix revelou algumas das suas principais adições no catálogo e lançamentos para o mês de novembro. E...

Animaniacs | Assista ao primeiro trailer do reboot da série animada

Com a sua estreia anteriormente já confirmada para novembro, o reboot da série animada Animaniacs voltou a ganhar novidades. E após um teaser revelado durante a...

Raya e o Último Dragão | Assista ao primeiro trailer da animação

Com a sua estreia atualmente definida para acontecer em 2021, aos poucos a animação Raya e o Último Dragão (Raya and The Last Dragon...

Mank | Assista ao trailer completo do filme dirigido por David Fincher

Com a sua estreia anteriormente já confirmada para acontecer em dezembro, agora o filme Mank, que conta com direção de David Fincher e será...

Rebecca – A Mulher Inesquecível | Conheça o novo filme da Netflix

Meses após ter o seu desenvolvimento confirmado, o filme Rebecca - A Mulher Inesquecível finalmente foi lançado pela Netflix. E assim, agora reunimos os...

Willow | Série é oficialmente anunciada pelo Disney+

Com seu lançamento confirmado para novembro deste ano, a Disney+ segue investindo em novos projetos. E assim, agora as novas informações envolvem uma série...

Velozes e Furiosos 10 e 11 serão os últimos filmes da franquia

Com o filme Velozes e Furiosos 9 atualmente definido para ser lançado somente em 2021, a franquia liderada por Vin Diesel voltou a ganhar...

FBI | Série do criador da franquia Chicago será exibida pela Globo

Com a sua exibição tendo sido iniciada em 2018 nos EUA pelo canal CBS, a série FBI chegou ao Brasil como uma das atrações...