F1 2019 | A evolução está nos detalhes

Codemasters segue com a mão acertada e entrega mais uma ótima experiência de jogo

publicidade:

por Rubens do Carmo.

Vai ano e vem ano, a Fórmula 1 sempre evolui, vez ou outra são pequenos detalhes, vez ou outra são grandes mudanças que influenciam drasticamente a dinâmica das corridas. Se você é fã do esporte e acompanha a franquia, bem como nossos reviews aqui do Jornada Geek, talvez se recorde de quando eu falei que a Codemasters teria um grande desafio para inovar em um jogo considerado o mais perfeito próximo da realidade dos pilotos, e é sobre isso que iremos discutir aqui.

Eis que temos em mãos F1 2019, a mais nova versão do simulador do esporte mais rápido do planeta. Você está pronto para entrar na pista?

Em 2017 a Codemasters implantou um sistema de Pesquisa e Desenvolvimento, trazendo uma mecânica inspirada em RPG’s para que os jogadores pudessem cumprir desafios e investirem em melhorias nos carros durante o campeonato. A proposta é inteligente e criava um motivo extra, além de praticar o traçado antes da corrida, para que os jogadores pudessem realizar as baterias de treinos livres ao invés de pularem somente para as classificações. E dois anos depois, não consegui perceber diferenças nesta dinâmica, os desafios nos treinos livres estão lá e toda a árvore de P&D para desenvolvimento do carro também. Aparentemente a ideia vingou, o que mostra que o perfil de público do game é engajado com a modalidade e suas atividades fora das pistas. Ou seja, se você é daqueles que gosta de ligar o console e já sair correndo (de forma competitiva), talvez este não seja o melhor game para você, mesmo existindo essa possibilidade.

A física e mecânica dos carros estão lá como sempre, bem executadas e com dezenas de configurações para atender os diferentes estilos de jogadores, desde os que buscam realismo total, e possuem bons volantes, aos que preferem uma jogatina descontraída sem se comprometer muito com punições, desgastes no veículo e etc. Como era de se esperar de um jogo licenciado, todos os pilotos, equipes e circuitos estão atualizados, bem como as regras, não há nada pela metade como é comum em jogos de outros esportes (cof cof… futebol). Continue assim, Codemasters!

F1 2019
A Ferrari de 2010 é um dos carros clássicos (Foto: Divulgação)

Modo Carreira

Aqui foi onde observei maiores mudanças, a começar pelo início da sua temporada na Fórmula 2, categoria que antecede a Fórmula 1 e serve como base de transição dos pilotos. Em F1 2019, você terá a opção de personalizar seu piloto, como já visto anteriormente, e começar correndo na F2. Mas não se preocupe, não é necessário realizar uma temporada inteira, pelo contrário, são somente algumas corridas nas quais você deve cumprir alguns desafios antes de concluir a prova. Sabe aqueles modos de jogo em games de futebol onde você entrava na partida, faltando 10 minutos para o término, com a missão de virar o jogo? É por aí…

Além disso, o jogo cria uma dinâmica de rivalidade, com uma espécie de storytelling entre as corridas mostrando conversas dos pilotos nos bastidores do pit, onde o seu principal rival é apresentado com um estereótipo de vilão da história. A física dos carros na F2 também é diferente, e passado esta etapa você, seu rival e companheiro de equipes sobem para a categoria principal.

F1 2019
Realismo gráfico é um dos grandes atrativos de F1 2019 (Foto: Divulgação)

De volta a F1, você possui uma manager (empresária) que cuida dos seus interesses e, assim como em F1 2018, a imprensa está mais detalhada e aprofundada. Os repórteres não dão trégua e você tem tempo para responde-los, conforme seu desempenho nas respostas ao longo da temporada, um marcador que mostra seu carisma e espírito de equipe é preenchido com aquilo que mais se adéqua à sua personalidade, e algumas equipes dão mais valor a um ou outro.

Por fim, existem alguns eventos que acontecem entre as corridas e você pode participar, sua manager fará recomendações para que sua reputação não fique atrás das de seus rivais. Basicamente são desafios que utilizando carros clássicos, que, assim como nos games anteriores, também estão presentes juntamente com a temporada do ano anterior (2018).

F1 2019
O cockpit ganha cada vez mais detalhes (Foto: Divulgação)

Extras e novidades

Se você possuir o DLC Legends, terá uma nostalgia extra podendo pilotar e encarar desafios na pele de Senna e Prost, além de alguns assessórios para personalizar seu piloto, como o clássico macacão e capacete do nosso herói brasileiro!

Se você for adepto ao multiplayer, a Codemasters trouxe novidades como uma área inteira no menu dedicada aos esports e a possibilidade de você montar o próprio carro para competir, com diversas personalizações que devem seguir, obviamente, o regulamento.

Senna e Prost são os destaques da Legends Edition.

Veredito

Se seguir neste ritmo, ano após ano, podemos dizer que a Codemasters lançou o melhor jogo de F1 já feito na história, mas as grandes melhorias estão ao redor das corridas. Portanto, se você só se preocupa com o que acontece dentro das pistas, e já possui o game do ano anterior, talvez tenha que refletir mais sobre o investimento. Se for do time que prefere dos pilotos e carros sempre atualizados, e gosta dos outros benefícios fora das corridas, certamente o jogo não te decepcionará!

F1 2019 | A evolução está nos detalhes 1

F1 2019 chega nesta sexta-feira, 28, para PlayStation 4, Xbox One e PC, via Steam. Os compradores da Legends Edition ganharam acesso antecipado e estão jogando desde o dia 25. No Metacritic, a média do jogo é de 83 pontos na versão avaliada.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

publicidade: