-publicidade-

F1 2017 | Automobilismo é coisa séria!

Com um trabalho completo da desenvolvedora, o título chega com maturidade e entrega realismo e imersão para o fã do esporte

por Rubens do Carmo.

Em 2015, a Codemasters trouxe à nova geração de consoles o seu simulador de corridas baseado na Fórmula 1. Após o sucesso da franquia na geração passada, o título era muito aguardado, mas chegou um tanto quanto incompleto. A ausência do modo carreira foi um dos maiores impactos, que acabou resolvida na versão do game em 2016. Já em F1 2017, a desenvolvedora pegou o que havia de melhor na série e, com diversos refinamentos, nos trouxe o jogo mais completo sobre a Fórmula 1 até aqui.

Então, meus amigos, apertem os cintos e coloquem seus capacetes. É hora de acelerar em mais uma crítica do Jornada Geek!

Fã, pra que te quero!

Uma coisa é inegável e quem já jogou F1 sabe: é um game para quem gosta do esporte. A Codemasters compreendeu, desde quando se propôs em construir esta franquia, que seu público seria restrito. Nós (sim, eu me incluo na lista) não estaríamos dispostos a encarar mais um game do esporte com características arcade. Então, a empresa busca o máximo de realismo na jogabilidade, tentando colocar o jogador dentro da física do carro. E este esforço é perceptível jogo a jogo, carro a carro…

- publicidade-

F1 2017 passou por uma evolução imensa nas configurações dos veículos e também das estratégias de corrida, possibilitando o jogador a atuar como engenheiro e piloto ao mesmo tempo. Cada alteração na mecânica é refletida na pista e o jogo, como em sua geração passada, consegue trazer bem esta percepção. A melhoria nas personalizações de estratégias de corrida, como as paradas, combustível e trocas de pneu, também tornam a coisa mais interessante, pois como na vida real, a estratégia dos boxes leva títulos!

F1 2017 - Ferrari
“Hoje não, hoje não… Hoje sim, hoje sim!” (Foto: Divulgação)

A hora de acelerar

A jogabilidade pode ser configurada de diversas formas, com algumas ferramentas de auxílio para os menos experientes, e realismo total para os mais fanáticos. Mas antes da empolgação, vale ressaltar que se você não possui um volante “daqueles”, não será possível aproveitar 100% do realismo do jogo. A começar pela embreagem, que não está disponível em todos os tipos de controle. Sem contar que, pra mim, foi uma tarefa praticamente impossível pilotar no joystick com o controle de tração e os freios ABS desligados. Acredito que seja pela falta de sensibilidade que o controle proporciona em relação a um volante de qualidade. Mas vale o desafio!

- publicidade -

O desgaste do carro também afeta o gameplay, o que deixa muito trabalhoso manter o carro na pista com os pneus gastos, por exemplo. A contrapartida disso é que o realismo e os detalhes, vangloriados pelos fãs, pode afastar aqueles que não são familiarizados com o que acontece por trás das pistas. A Fórmula 1 é muito técnica, e se você procura um jogo para ligar o videogame e já começar a correr, este aqui até lhe possibilita isso com os diversos modos de jogo, mas provavelmente ele não foi feito para você, e ainda estaria perdendo a cereja do bolo, o modo carreira!

“Nesta longa estrada da vida!”

Se seu sonho uma vez foi ser piloto de F1, é aqui que o game brilha. F1 2017 une todas as qualidades técnicas em uma espécie de modo história, e ler seu próprio nome no Grid de Largada é animador! Se você jogou versões anteriores, sabe o quanto é legal vencer uma corrida praticamente perdida e despertar o interesse de outras equipes com seu ato histórico!

Ao iniciar o modo, você já pode personalizar o avatar e nome do seu piloto, além de algumas coisas legais no capacete (o meu foi inspirado no Senna). Daí é só escolher um contrato com algumas das equipes disponíveis e… partiu Austrália!

Um novo sistema de programas de treino e pontos foi implementado na versão 2016 e melhorada agora, com mais programas e uma diversidade de opções de melhoria para seu carro na área de Pesquisa e Desenvolvimento. Eu vejo isso como uma tentativa de incentivar jogadores a realizar as baterias de treinos livres.

F1 2017 - Desgaste dos pneus
O desgaste dos pneus é visível em F1 2017. (Foto: Divulgação)

O regulamento da Fórmula 1 está lá, regras de devolução de pneus, parque fechado e muito mais. Porém, o mais legal é a parte de gestão dos componentes, onde você deve zelar pelo veículo nas pistas. Estão disponíveis quatro peças de cada componente para a temporada inteira. Então nem pense em pilotar feito louco e ferrar sua caixa de marcha todo fim de semana. Afinal, solicitar componentes extras causam punições no grid!

Clássicos! Clássicos!

- publicidade -

Pra finalizar este assunto, os carros e modos de jogo clássicos. Durante a carreira são liberados eventos com corridas clássicas e você estará apto a pilotar veículos antigos. A fidelidade do design é evidente, mas é interessante perceber como a física e o comportamento dos carros é diferente. Já era perceptível com carros do mesmo ano entre equipes diferentes, mas ela fica ainda maior quando comparamos carros clássicos com os atuais. Como nunca e provavelmente nem vou pilotei um Fórmula 1, está além de mim dizer que é igual a um de verdade, portanto essa bola eu passo para os pilotos oficias que fizeram diversos comentários nos vídeos promocionais do game.

F1 2017 - Carros clássicos
Carros clássicos são uma das atrações de F1 2017. (Foto: Divulgação)

Gráficos e “probleminhas”…

Os gráficos estão lindos, os detalhes de sombras e reflexos, bem como retrovisores e condições do tempo são impecáveis. É possível perceber o desgaste dos pneus, tamanho carinho que a Codemasters teve com o aspecto visual do jogo, mas ainda sinto que falta “um tapa” nos gráficos de personagens.

Um problema sério que tive na versão 2015 foi quanto ao rádio de comunicação com os engenheiros, que no Brasil não funcionava para jogadores de PlayStation 4. Nesta versão fique tranquilo, funciona quase perfeitamente. Eu digo quase pois ele ainda sofre alguns bugs, hora entendendo comandos errados, hora seu engenheiro falando com você que não está conseguindo entender sua mensagem, mesmo sem você o ter acionado. Nem tudo são flores, mas é possível que um simples update resolva.

Um ponto a ser melhorado é a dinâmica de comandos e ajustes enquanto você pilota. O excesso de informações que o piloto deve lidar na pista torna o trabalho muito desafiador, e por ser um jogo de extrema concentração, acredito que alguns comandos precisam ser simplificados para que você não desvie o olhar e… BOOM! Fim da corrida.

F1 2017 - Personagens
Aparência dos personagens poderia ser melhorada…. (Foto: Divulgação)

Fim da inovação?

No entanto, temos que bater palmas para a Codemasters que, mesmo sem concorrência no segmento, vem evoluindo o game e realizando um excelente trabalho. A fidelidade do título com a realidade é imensa, e o quanto ele está completo frente as características da Fórmula 1 só me deixa uma questão: até que ponto eles vão lidar com as inovações do game para mantê-lo vivo no mercado?

Se você é um fã do esporte, F1 2017 é obrigatório em seu catálogo, é perfeito. Se sua praia for uma corridinha de leve com os amigos, sem que uma batidinha acabe com 2 horas de esforço, recomendo partir pra outra, pois os detalhes em torno do esporte e a dificuldade para pilotar pode te deixar um pouco frustrado.

Agora, deixa eu terminar a minha review, pois preciso treinar mais um bocado pra encarar Mônaco… Não tá fácil pra ninguém!

Nota ótimoF1 2017 será lançado para PlayStation 4, Xbox One e PC, via Steam, no dia 25 de agosto de 2017. O jogo está em pré-venda com versões a partir de R$ 105,99. As primeiras críticas apontam uma média de 87 pontos no Metacritic.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

543,006FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
21SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,469SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: F1 2017 | Automobilismo é coisa séria!

Últimas Postagens

Invencível | Amazon divulga teaser legendado da série durante a CCXP Worlds

Com o seu painel confirmado para acontecer neste sábado, 04 de dezembro, o Amazon Prime Video já começou a revelar novidades para a CCXP...

The Marksman | Assista ao trailer do filme com Liam Neeson

Dando inicio a sua campanha promocional, The Marksman, estrelado por Liam Neeson, Jacob Perez, Teresa Ruiz e Juan Pablo Raba, é destaque na mídia. E assim, as novidades agora envolvem...

Metal Gear | Oscar Isaac é confirmado como o intérprete de Solid Snake

Com o seu desenvolvimento tendo sido noticiado há diversos meses, a adaptação da franquia de games Metal Gear voltou a ganhar novidades. E desta...

Death to 2020 | Mocumentário da Netflix é confirmado

Apostando em seu catálogo original, a Netflix volta a ser destaque na mídia com novidades sobre seu novo mocumentário Death to 2020. E assim, as informações...

Pequenos Grandes Heróis | Assista ao trailer completo do filme

Com a sua estreia anteriormente já confirmada para janeiro, agora o filme Pequenos Grandes Heróis, ambientado no mesmo universo que As Aventuras de Sharkboy e...