Everybody’s Golf VR | Um campo de golf em casa

Mais um esporte que é lançado em realidade virtual

publicidade:

Eu sempre me achei um pouco estranho por gostar de golf. Sim, esse esporte burguês sempre me chamou a atenção, não minto. Desde o saudoso Pangya, até as transmissões do canal Golf Channel, esse esporte tão atípico para o brasileiro me deixava ali, vidrado. Mas como jogar em um país que praticamente não tem campos? Pior ainda, como ter dinheiro para isso? Pois é, “meus” problemas acabaram. Everybody’s Golf VR, game desenvolvido pela Clap Hanz, nos leva aos mais variados percursos de golf sem sair de casa.

Mas será que a imersão proporcionada pelo sistema VR do PlayStation 4 funciona ao ponto de ser considerada uma simulação de um esporte tão específico? Ou, será que os comandos respondem de forma efetiva? Se vocês estão curiosos pra saber cada detalhe do jogo, confiram mais essa crítica aqui, no Jornada Geek!

Bem vindo ao clube!

Em Everybody’s Golf VR, você será colocado dentro de um clube de golf, contando com a possibilidade de escolher tacos, caddies (aquelas pessoas que acompanham durante o percurso), trajetos, e tudo mais. Há um campo de treinamento para se dominar a física das tacadas que auxilia demais na compreensão da física in-game. E como todo jogo de VR, se prepare para suar um pouquinho, pois esforço é um elemento requerido para que as tacadas alcance o seu potencial máximo. Mais do que isso, o jogo de quadris e ombros fará toda a diferença em te colocar cada vez mais perto do buraco.

Aliás, nesse aspecto, é impressionante ressaltar a precisão do controle do VR (apenas um é utilizado), que capturam toda a sensibilidade da ginga corporal e da potência colocada na tacada. Por exemplo, em uma tacada próxima ao buraco, o sistema ajuda a mostrar o descaimento do campo. Mas só isso não basta: o jogador deve calcular friamente a força e a trajetória da bolinha. E nisso o jogo ajuda um pouco, colocando a força necessária e outros detalhes para “facilitar” o ponto. Mas não espere moleza, pois qualquer movimento exagerado pode estragar um possível birdie.

Everybody's Golf VR
O menu inicial é o hall do clube. (Foto: Divulgação)

Imersão? Temos!

Everybody’s Golf VR conta com cenários bem bacanas, que proporcionam imersão digna de uma simulação. Os gráficos são bem elaborados, mas não espere algo muito próximo da realidade. As caddies e demais personagens são como animações japonesas. Afinal de contas, o jogo tem essa pegada asiática, que em alguns momentos parece até lembrar um arcade. E é aí que a imersão panorâmica do VR e a jogabilidade parecem convergir para uma experiência divertida.

A física não peca demais (inclusive, é possível jogar folhas no ar para saber a velocidade e a intensidade do vento antes de qualquer tacada), os terrenos contam com diferentes dificuldades e texturas (não caia no bunker!), as dicas dos nossos companheiros virtuais inclusive são muito úteis. Ou seja, podemos considerar Everybody’s Golf VR uma mescla entre arcade e simulação, prezando pela beleza dos campos, a simpatia dos personagens e a qualidade presente na jogabilidade.

Everybody's Golf VR
A sua visão em jogo. (Foto: Divulgação)

Veredito

Se você praticar (virtualmente, claro) um esporte relaxante, onde só serão ouvidas as dicas de sua parceira de trajeto e os sons da natureza, Everybody’s Golf VR é a melhor pedida. O jogo é fácil de ser aprendido, contando com curtos tutoriais. Além disso, é bastante intuitivo. Afinal de contas, o objetivo é acertar a bolinha no buraco, com o mínimo de tacadas possível. O jogo atende exatamente ao que se propõe, sendo uma divertida experiência em variados trajetos.

Everybody's Golf VR | Um campo de golf em casa 1

Disponível exclusivamente para PlayStation VR por R$ 119,90, Everybody’s Golf VR é avaliado com o Metascore de 75, o que é bastante interessante, sobretudo para um esporte restrito e pouco popular a nível mundial. Sem exageros ou altas pretensões, Everybody’s Golf VR é uma ótima pedida, mesmo não sendo exatamente uma simulação de um esporte muito visado. Se você quer um percurso de golf em casa, a hora é agora!

*Cópia fornecida pela desenvolvedora.