Dragon’s Crown passou por uma bela polêmica quando saiu originalmente para PlayStation 3 e PlayStation Vita, em 2013. Não foi devido à jogabilidade, à história ou mesmo à trilha sonora. A maioria das críticas se concentrou em uma coisa: a arte do game. A Vanillaware é famosa por suas estilo visual e design artístico, mas dessa vez o exagero na sexualização de duas personagens femininas não passou batido; nem para o público, nem para a mídia. No fim, o infeliz incidente (que certamente devia ter sido evitado) ofuscou um pouco o brilho do que foi um excelente Beat’em Up com belos cenários e um sistema de exploração rico e moderno.

Agora o jogo retorna para o PlayStation 4, e Dragon’s Crown Pro oferece a todos a chance de experimentar a mesma magia que muitos ignoraram há cinco anos. A experiência é idêntica à original, já que não há nenhuma novidade dentro da jogabilidade e conteúdo. As mudanças ficam por conta dos gráficos em 4K e uma trilha sonora orquestrada remasterizada.

Uma aventura diferente para cada herói

Dragon’s Crown Pro coloca os jogadores no controle de um aventureiro iniciante. Desde o início, você pode escolher entre uma variedade de classes diferentes, divididas em Fighter, Amazon, Sorceress, Elf, Wizard e Dwarf. Cada personagem tem seu próprio conjunto de movimentos e sua árvore de habilidades, e você pode alternar entre eles sempre que quiser, mas você aumenta seus níveis individualmente.

O lutador abusa de poderosos ataques corpo a corpo, e pode causar grandes quantidades de dano com combinações absurdas quando você começa a desbloquear novos movimentos da árvore de habilidades. Se você preferir usar magia à distância, a Sorceress e o Wizard podem oferecer isso também. A melhor parte sobre as classes é o quanto exclusivas elas são e o quanto sua experiência será diferente ao jogar cada uma delas.

Dragon's Crown Pro
Personagens femininas sexualizadas são uma das características polêmicas do game (Foto: Divulgação)

O jogo te dá pistas sobre essas diferenças de potencial através de um sistema de dificuldade de fato que classifica as classes com base em cada estatística e o tipo de jogador que elas atendem. Por exemplo, a ultra-ofensiva Amazon e o Fighter, voltado para a defesa, são bastante diretos e bons para aqueles que não estão familiarizados com o gênero; enquanto conjuradores como a Feiticeira e o Wizard requerem muita sutileza para funcionarem de forma eficaz, sendo melhores para jogadores mais experientes. É claro que, com bastante prática, jogar como qualquer classe acaba sendo tranquilo, mas certamente não será assim quando a história começar.

Uma verdadeira narrativa de RPG

A história do jogo é contada por um narrador onisciente que descreve os eventos, no maior estilo de Dungeons & Dragons. Vale a pena notar que Dragon’s Crown Pro vem com todos os DLC lançados anteriormente, e isso inclui o pacote Storyteller, que permite alterar a voz desse narrador. A trilha sonora também foi refeita com uma orquestra ao vivo, que serve apenas para fazer o mundo se sentir ainda mais rico e sua aventura mais grandiosa.

Todos os elementos da jogabilidade permanecem os mesmos em Dragon’s Crown Pro. Você passará algum tempo na cidade, conversando com vários NPCs para avançar a história e pegando algumas quests da guilda, e então irá para uma masmorra para começar a bater em alguns inimigos. Cada masmorra possui um chefe único e, quando você desbloquear a fada na história, poderá começar a acessar áreas secretas e tesouros escondidos.

No final de cada masmorra, todos os seus tesouros são computados. Cada parte do saque tem uma nota de raridade, e você pode gastar ouro para avaliá-los e ver o que eles são, ou apenas vendê-los por algum dinheiro rápido, se a nota for muito baixa para o seu nível. Dragon’s Crown Pro recompensa o jogador imensamente por completar missões, e definitivamente ajuda que o sistema de combate ainda pareça fluido e intuitivo até hoje.

Embora a história principal seja relativamente curta, permitindo que você conclua o jogo com um personagem em cerca de 10 horas (ou menos, se você souber o que está fazendo), Dragon’s Crown Pro oferece excelente valor de replay com as rotas B nas masmorras. Essas rotas desbloqueiam novos tipos de inimigos e chefes ainda mais difíceis que, por sua vez, oferecem recompensas ainda mais valiosas. Mesmo depois de concluir as rotas B, o que levará algum tempo, é ainda mais divertido começar de novo com um novo personagem e aprender um novo estilo de jogo.

Diversão garantida

O combate é rápido, furioso e viciante. Tão viciante, na verdade, que você provavelmente não vai querer voltar para a cidade entre as missões. Felizmente, você pode satisfazer plenamente esse desejo entrando em várias masmorras seguidas. No entanto, é uma aposta: você ganha bônus especiais, como encontrar mais ouro e itens de maior qualidade, mas não pode reabastecer seus itens nem consertar seu equipamento.

É possível percorrer todo o jogo dessa sozinho, mas é muito mais fácil pedir ajuda. Isso pode ser feito de uma das três maneiras: encontrar e ressuscitar personagens controlados por IA, pelo modo coop local ou ir online e juntar-se a até três outros jogadores no PS4, PS3 ou Vita. Porém, o multiplayer não é desbloqueado até que você complete todas as nove masmorras pela primeira vez.

Dragon's Crown Pro
Foto: Divulgação

Veredito

Quando você habilmente combina estética brilhante, mecânicas de RPG sólidas e ação de última geração em um único jogo, é difícil dar errado. Dragon’s Crown já era um ótimo jogo em 2013 e sua remasterização é um jogo igualmente ótimo em 2018. Claro, teria sido melhor ainda se a Vanillaware tivesse adicionado conteúdo extra para diferenciá-lo ainda mais do original. O preço também não ajuda muito, sendo quase o mesmo valor de um lançamento exclusivo para PS4.

Se você não gostou de Dragon’s Crown em 2013, então não há nada aqui para você. Se você gostou, então talvez os gráficos 4K e a trilha sonora remasterizada valham a pena dar uma segunda chance (lembre-se de enviar seus dados salvos da versão PlayStation 3 ou Vita!). Quanto a todos os outros? Bem-vindo ao Dragon’s Crown Pro.

Nota ótimo

Dragon’s Crown Pro é exclusivo para PlayStation 4 e chegará no dia 15 de maio. O título está disponível na PlayStation Store por R$ 191,99. No Metacritic, o game tem média de 81 pontos.

*Cópia fornecida pela desenvolvedora.