Devil May Cry 5 | Melhor e mais estiloso do que nunca

Capcom entrega o melhor título da franquia até aqui

publicidade:

Para o delírio dos fãs do caçador infernal Dante, Devil May Cry 5 finalmente chegou. Lançado para Xbox OnePlayStation 4 e PC, via Steam. alguns anos depois do controverso DmC, que tentou levar a série a outro caminho e dividiu opiniões dos fãs, o novo jogo resgata os personagens pré-reboot e, certamente, se estabelece como um título muito mais unânime entre os entusiastas que seu predecessor.

A franquia, apesar de relativamente recente, se firmou como um dos carros chefe da gigante Capcom, por conta de sua estética que mistura elementos góticos com humor e músicas de rock pesado, além do desafio elevado e um gameplay que revolucionou o gênero hack n’ slash, dando ao jogador grande variedade de golpes e combos para destruir seus inimigos da maneira mais estilosa possível.

O clássico em um novo patamar

Devil May Cry 5 se desenvolve entre a história dos três personagens jogáveis. O popular Dante, Nero, que foi o protagonista em Devil May Cry 4 e o novato V. O jogo coloca o trio e seus demais companheiros contra o novo rei dos demônios, Urizen. Já no início, somos apresentados à força do antagonista, que invadiu o mundo humano e espalhou as raízes de uma árvore maligna, que suga a vida do planeta e seus habitantes.

Conforme outros jogos da série, a história já se inicia em meio a acontecimentos bombásticos que envolvem os protagonistas, uma direção narrativa que combina com o gameplay veloz e cheio de ação que torna a franquia tão conhecida.

Devil May Cry 5
Combos maiores e com mais variedade significam subir nos ranks de estilo! (Foto:Divulgação)

E por falar nisso, a jogabilidade é fantástica e, como em todo Devil May Cry, onde o jogo verdadeiramente brilha. Toda a velocidade, necessidade de precisão e variedade de golpes dos outros exemplares da franquia estão de volta, com mais qualidade do que nunca.

Conhecendo os protagonistas

Cada um dos três personagens tem seu estilo distinto de combate: Nero perdeu seu braço demoníaco, o Devil Bringer, no começo da história, sendo forçado a usar braços mecânicas desenvolvidos por sua parceira, Nico. A funcionalidade básica de todos é a mesma, oferecendo a capacidade de puxar os adversários de longe para complementar combos. Porém, cada um possui habilidades únicas, como se tornar um projétil ou deixar os inimigos lentos. Os braços quebram depois de algum tempo de uso e podem ser sacrificados para causar grande dano em área. Porém, ficar desarmado significa perder mais da metade do seu potencial. Esse fator, combinado a outras mecânicas que envolvem carregar a força de uma espada e de um revolver durante o combate, faz de Nero um personagem extremamente técnico. Difícil de se dominar completamente, mas muito divertido.

Devil May Cry 5
Nero, em Devil May Cry 5 (Foto: Divulgação)

O novato V, por sua vez, não tem capacidades físicas elevadas, mas pode evocar dois tipos de demônio para ajuda-lo: o “Grifo”, um pássaro que ataca a longa distâncias e a “Sombra”, uma pantera que é forte no combate corpo-a-corpo. Ao encher uma barra de poder demoníaco, o personagem pode chamar uma terceira criatura, conhecida como “Pesadelo”, que aplica dano massivo a todos os oponentes.

Cada monstro tem uma barra de vida separada, e quando eles ficam fora de combate, V fica indefeso. Portanto, é necessário coordenar os ataques de cada demônio e ficar de olho na saúde de cada um. Essa maneira de jogo é bem diferente do que já foi visto em Devil May Cry até então e uma adição bem-vinda para jogadores que gostam de combate a longa distância.

Devil May Cry 5
O misterioso V se junta aos personagens jogáveis (Foto: Divulgação)

Por fim, Dante, o caçador infernal original. Seu modo de lutar é voltado a diferentes armas e formas. O meio-demônio tem quatro estilos de combate que podem ser trocados instantaneamente com um botão. Espadachim, que confere golpes especiais às armas de distância curta, Pistoleiro, que faz o mesmo com as pistolas de longo alcance, “Trapaceiro”, que envolve uma série de manobras evasivas especiais e “Guarda Real”, que possibilita bloquear os ataques inimigos e responder com contra-ataques.  Ao se usar as habilidades de Dante, o jogador precisa alternar rapidamente entre armas e estilos, para continuar atacando os oponentes e se defendendo ao mesmo tempo.

Devil May Cry 5
O popular Dante chega equipado com um arsenal para eliminar demônios (Foto: Divulgação)

Novidades bem-vindas

Um medidor de “estilo” aparece durante as lutas, indo da categoria D até a SSS. É possível subir seu nível nesse rank ao usar movimentos variados ao atacar os inimigos, sem ser acertado no processo. Assim, é estimulado o aperfeiçoamento com cada personagem, com a recompensa de notas melhores conforme a execução do jogador melhora.

Uma adição interessante à série é o modo online, em que jogadores podem ver uns aos outros em missões e até se ajudar contra inimigos poderosos. É possível inclusive dar uma nota positiva ao companheiro após terminar o estágio.

Devil May Cry 5
Jogabilidade frenética segue sendo principal atração da franquia (Foto: Divulgação)

Veredito

Devil May Cry 5 é um jogo que traz diversão ao extremo. Tudo que tornou a série famosa e adorada no mundo todo está de volta e melhor do que nunca. Jogadores veteranos vão se sentir em casa. Novatos, por sua vez, poderão aprender as mecânicas tranquilamente, cortesia de um sistema de dificuldades razoável e a opção de combos automáticos, ao preço de ganhar menos pontos de estilo.

A campanha é bem curta, mas a diversão e o ímpeto de conseguir pontuações e ranks melhores, além dos oponentes variados e batalhas contra chefes divertidíssimas nos atraem para inevitáveis replays.

Devil May Cry 5 | Melhor e mais estiloso do que nunca 1

Mesmo após o lançamento, a Nuuvem manteve a promoção de pré-venda do game e segue vendendo o título com valores mais baixos que a Steam. A versão padrão sai por sai por R$ 114,99, enquanto a Deluxe custa R$ 129,99. No Metacritic, a versão avaliada tem média de 87 pontos.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

publicidade: