Blood & Truth | Digno de Hollywood

Um filme de ação e um jogo ao mesmo tempo!

publicidade:

Em minhas aventuras pelo PlayStation VR, vi de tudo, indo de jogos mega elaborados a outros muito simples e bastante intuitivos. Confesso que Blood & Truth, jogo de ação produzido pelo London Studio, foi um dos mais ousados que pude ver até agora. Mesclando um enredo digno dos grandes filmes de ação e uma jogabilidade em primeira pessoa insana, o título nos coloca na pele de Ryan Marks, um soldado da que se mete em uma série de problemas.

Mas, como a gente já está cansado de saber com os hypes da vida, um jogo ter proposta ousada não significa praticamente nada. Se você está curioso pra saber mais sobre essa aventura do PlayStation VR, vem comigo!

Enredo de cinema (sem spoilers, claro)

Em Blood & Truth, a história parece ser um dos principais pontos. O enredo é digno de cinema e prende a nossa atenção. Incrivelmente, fui surpreendido por uma excelente dublagem em português brasileiro, cheia de palavrões e conversas engraçadas. Para um jogo em VR, isso aumenta um bocado a imersão. Mas é claro, esse não é o único ponto, mas parece que a desenvolvedora quis mesmo investir pesado na narrativa, o que é um ponto positivo.

De forma introdutória, a trama do jogo vai nos levando pelos acontecimentos na vida da família Marks, onde você guiará as ações de Ryan Marks, soldado das Forças Especiais da Inglaterra, que faz parte de uma família rica um tanto quanto “atípica”. Acho que isso é o suficiente para que vocês entendam que o jogo tem uma trama bastante agitada, que nos coloca em cenas de alta velocidade e até mesmo em saltos que nos fazem (literalmente) perder o equilíbrio durante o jogo. É sério, gente, isso acontece mesmo.

Blood & Truth
Seja um agente multitarefas. (Foto: Divulgação)

A ação dentro da trama

Tratando de questões do jogo, Blood & Truth tem um sistema de jogo simples e que vai se desenrolando ao longo da narrativa. Os tiroteios vão se tornando mais intensos e as chances de ser derrotado cada vez maiores. Mas tudo isso tem um toque divertido. A mira das armas e o uso dos equipamentos são bem intuitivos. Por exemplo, para recarregar a arma, você deverá sacar do seu peito o pente e encaixá-lo na pistola ou metralhadora equipada. Isso é muito louco! E fica ainda mais legal quando você vai se escondendo atrás de paredes para desviar da chuva de tiros dos inimigos.

Um ponto que achei bastante simples e que dinamiza os tiroteios é a forma com a qual o personagem principal executa seus movimentos, predeterminados ao longo da fase. Setas brancas aparecerão e, ao direcionar o seu olhar para elas, basta apenas o apertar de um botão para que o personagem se movimente sem muito problema. Isso auxilia bastante para a estratégia abordada ao longo do avanço no mapa. Ah, e claro, existem as cenas de perseguição em que você será automaticamente guiado, precisando apenas acertar os inimigos que ousarem entrar na sua frente. 

Blood & Truth
Esconda-se dos tiros sempre que puder. (Foto: Divulgação)

Certas coisas não podem agradar a todos

Blood & Truth tem uma proposta muito boa, controles que respondem muito bem aos nossos comandos e uma trama muito bem elaborada. Isso eu já disse. Porém, em alguns momentos, por ter uma trama bem feita, você se verá em meio a diálogos extremamente longos e que podem ser desagradáveis para os fãs de ação constante. Eu que sou apaixonado com jogos de história bem elaborada acabei ficando um pouco exausto dos longos papos tidos com a família ou os inimigos.

Também confesso que senti uma certa dificuldade para controlar os tiros de metralhadora, que naturalmente pulam um pouco. Controlar isso no mouse ou no controle é uma coisa, mas no VR é bem diferente. Claro, ambos esses aspectos não tiram o brilho do jogo, que em muitas vezes parece misturar James Bond, o 007, com Ethan Hunt, espião protagonista de Missão Impossível.

Blood & Truth
Quando você menos esperar, algo louco acontecerá. (Foto: Divulgação)

Armado e perigoso? O veredito

Sinceramente, a ousadia de Blood & Truth é digna de ser ressaltada. Um jogo que te coloca dentro de um filme de ação é uma coisa insana. Além de ser dublado, ter uma certa humanidade nos personagens e outras tantas coisas que nos deixam completamente imersos na trama, o game tem uma jogabilidade bem agradável e intensa. Mesmo com todos os diálogos, a ação prevalece e coloca o título entre uma das minhas gratas surpresas vividas no PS VR.

Blood & Truth | Digno de Hollywood 1

Exclusivo para PlayStation 4, Blood & Truth requer o PlayStation VR para jogar e está disponível na PlayStation Store por R$ 149,90. O título alcançou a média de 80 pontos no Metacritic, com as principais análises destacando sua narrativa bem elaborada e ótimos momentos de ação.

*Cópia fornecida pela desenvolvedora.