-publicidade-

-publicidade-

AVEN COLONY | Colonize outros planetas!

O jogo é interessante, mas enjoativo no exagero de missões e na pouca ação

A curiosidade de poder ir pra outros planetas em algum momento surgiu em você, não é mesmo? Em Aven Colony, essa odisseia ao espaço torna-se possível, trazendo muitos desafios. O jogo de estratégia da Mothership Entertainment LLC, distribuído pela Team17, tem uma ideia interessante. Mas existem pontos a serem ressaltados…

Vou falar melhor deles agora, em mais uma resenha no Jornada Geek!

Estratégia, sim senhor

O jogo nos coloca como um governador da nova colonização em outros tantos planetas, que são repletos de particularidades. A partir dessa ideia, deve-se então controlar questões essenciais para que a empreitada dê certo e a população prospere e viva bem. O jogo vai muito além dos clássicos games de estratégia, onde a guerra e as lutas são o foco. Ou seja, não espere muita ação.

Seguir a campanha solo é a parte mais interessante, sendo desafiante seguir os objetivos e conseguir ser sempre reeleito pelo povo durante os ciclos. Em vários momentos, a insatisfação toma conta e você deve então fazer tudo o que é sugerido por seus “secretários”, que sempre lhe informam sobre todas as questões. Aliás, o menu é bem simples, embora o jogo não seja traduzido para o português, o que pode ser um problema.

O perigo é outro

A questão principal é de fato o controle total da colônia. Questões como produção de alimentos, qualidade do ar, segurança, energia elétrica, água potável e tantas outras próximas da realidade são constantemente abordadas. Outras coisas já fogem um pouco dessa aproximação com a realidade, mas quem sou eu pra julgar o desconhecido, não é mesmo? Aliás, achei isso bastante interessante, embora seres semelhantes aos humanos não apareçam.

Para se ter uma ideia, em alguns planetas podemos encontrar minhocas gigantes, sendo necessária a proteção, feita por torretas. Esses seres causam danos aos edifícios e trazem problemas. Outras ameaças são chuvas de raios, que são positivas para recarregar alguns dos centros de energia a partir de para-raios e uma chuva semelhante a de meteoritos, que adentram à atmosfera e causam danos, sendo também liquidadas pelas metralhadoras automáticas.

Aven Colony
As temidas minhocas espaciais. Foto: Divulgação

Qual é a dinâmica?

Detalhando o que foi falado antes: em Aven Colony, seguir a campanha é o mais interessante a se fazer (tendo também um modo Sandbox, mas que não tem empolgação alguma). Durante a empreitada, uma série de objetivos e desafios surgem, sendo um deles a expansão da colônia para outros locais, onde surgem mais dificuldades para encontrar itens básicos para a sobrevivência do povo.

Isso pode ser um pouco chato pra quem quer ver mais ação, afinal de contas, a premissa inicial é bem bacana, faltando um pouco de guerra ou mais explorações. Mas para os fãs da estratégia relacionada ao gerenciamento, o game agrada e explica de forma indireta noções básicas de coisas que utilizamos na vida real. Afinal, governar não é tão simples quanto parece.

Outro aspecto legal é que você pode clicar em seus cidadãos e ver o que eles estão fazendo. O que estão consumindo? Pra onde estão indo? Onde trabalham? Ou seja, você pode se tornar o Grande Irmão.

Mas compensa?

Particularmente falando, achei Aven Colony interessante, mas enjoativo no exagero de missões e pouca ação. Particularmente, sou fã de jogos que mesclem guerra e gerenciamento, sendo assim um desafio cada vez mais próximo da realidade.

De toda forma, os simples mas belos gráficos e a fácil jogabilidade podem trazer algumas boas horas de diversão para os descompromissados, seja na frente do PlayStation 4, Xbox One ou do PC. Porém o preço pode ser um problema, variando entre R$ 59,99 a R$ 107,50, de acordo com a plataforma.

Nota bom

Confira também minha review em vídeo do jogo!

*Review elaborado usando a versão de PC do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

- publicidade -

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jornada Geek + Lolja

Últimas Notícias