-publicidade-

AGE OF EMPIRES: DEFINITIVE EDITION | Cheio de nostalgia, mas…

O clássico cumpre o que promete. Isto por si só já vale a compra

A franquia Age of Empires marcou a infância da maioria dos jogadores que nasceram nos anos 80 e 90. Lembro-me muito bem deste jogo ser colocado à venda em versões demonstrativas onde jogávamos no mesmo mapa infinitamente. Anos depois, um pouco mais velho, adquiri a versão completa e, sequencialmente as continuações, Age of Empires II e III, jogos que considero como marcos entre os RTS (games de estratégia em tempo real).

Agora, a Microsoft Studios traz Age of Empires: Definitive Edition, uma versão remodelada do consagrado título de 1997 para 2018. Quer saber minhas impressões? Fica ligado então em mais uma crítica aqui, no Jornada Geek!

Conteúdo

A versão definitiva de Age of Empires traz também a expansão Rise of Rome, incluindo 16 civilizações jogáveis e 10 campanhas baseadas em eventos históricos reais. O remaster traz também suporte para gráficos 4K, mas não espere nada milagroso, pois tanto a física quanto os próprios gráficos não estão a altura de games contemporâneos, algo que pode frustrar jogadores novatos.

Além disso, todo o áudio do jogo parece ter sido reformulado, desde as vozes dos personagens até as músicas. Isso seria mais que necessário, devido a baixa taxa de bits utilizada pelos games no período. De resto, o jogo não traz nada de muito diferente.

Age of Empires Definitive Edition
Comparação dos gráficos de 1997 e de 2018. Foto: Divulgação.

Vinte e um anos depois…

- publicidade-

Após administrar todo o hype de poder jogar novamente um clássico, posso dizer que tive algumas decepções. Infelizmente, a renovada feita em Age of Empires Definitive Edition não passou de um upgrade nos gráficos.

A mecânica do jogo segue idêntica a de 1997. E isso não é bom, sobretudo com o boom que podemos observar no mercado dos jogos, cada vez mais detalhado e preciso. A impressão que fica é de que, naquela época, tudo isso funcionava tão bem que não precisaria mudar absolutamente nada.

Age of Empires Definitive Edition
Mais unidades, mais guerra, mais diversão! Foto: Divulgação.

- publicidade -

Um engano comum proporcionado pela nostalgia… Existe uma necessidade de se mudar certos aspectos da jogabilidade, onde até os players que guerreavam na primeira versão devem sentir uma dificuldade. Mas há de se ressaltar, não é nada brusco e ainda continua sendo um jogo divertido de se jogar.

Um aspecto positivo mudado foi o aumento massivo na quantidade máxima de unidades, algo que todos nós na época queríamos, mas não era possível. Isso traz mais realidade ao que o jogo se propõe, simulando conflitos de várias civilizações, agora com 250 pessoas. Parece pouco, mas proporcionalmente aos mapas, faz todo sentido.

Age of Empries Definitive Edition
Foto: Divulgação

O balanceamento das civilizações são basicamente os mesmos, contando cada uma com detalhes básicos que quase não fazem diferença, exceto os povos que não contam com arqueiros ou cavaleiros.

Alguns problemas persistem

O que mais me incomodou em Age of Empires Definitive Edition foi a pífia movimentação das tropas, que não conseguem percorrer em linha reta, espalhando-se em muitos momentos. Não só isso, as unidades, ao atacar, ficam extremamente confusas, não sabendo pra qual lado ir ou quem atacar. Pior: em alguns momentos os soldados simplesmente param.

Sobre as partidas multiplayer, com um menu bem renovado, surge outro problema: a ausência de partidas e a dificuldade de se ingressar em algumas delas, algo que me fez gastar muito mais tempo em batalhas singleplayer.

- publicidade -

Age of Empries Definitive Edition
Foto: Divulgação

Veredito

Age of Empires Definitive Edition cumpre o que promete. Isto por si só já vale a compra. Porém, como dito ao longo da crítica, certos aspectos precisariam ter mudado. Mais do que isso, estes problemas advindos da primeira versão servem pra mostrar o quanto o jogo avançou em suas outras versões. Estas sim corrigiram os erros observados na obra primogênita da Ensemble Studios.

A versão atual, desenvolvida pela Forgotten Empires e a Microsoft Studios, está disponível somente para Windows 10, via Microsoft Store, por R$36,95. Existem rumores de que o jogo seja lançado pela Steam, mas nada foi confirmado até então.

Nota ótimo

Age of Empires Definitive Edition foi avaliado no Metacritic com a simples nota 70. Isso certamente se atribui à massa de jogadores mais jovens que não tiveram a experiência de jogar em computadores de monitores de tubos e teclados barulhentos. Se você curte a nostalgia de se jogar títulos clássicos remasterizados, Age of Empires Definitive Edition sem dúvida alguma cumprirá o prometido.

*Cópia fornecida pela desenvolvedora.

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

545,305FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
21SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,486SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: AGE OF EMPIRES: DEFINITIVE EDITION | Cheio de nostalgia, mas...

Últimas Postagens

A Maldição | 8 Livros de terror que poderiam inspirar a nova temporada

Dois anos após o lançamento de A Maldição da Residência Hill, a série antológica da Netflix voltou a ser destaque por conta do seu...

Mega Tubarão 2 | Ben Wheatley será o diretor do filme

Com o seu desenvolvimento já apontado anteriormente, agora o filme Mega Tubarão 2 voltou a ganhar novidades. E como já era esperado, a mais...

Soul | Disney+ divulga novo trailer dublado da animação da Pixar

Após ter sido adiado algumas vezes ao longo dos últimos meses, a animação Soul, produzida pela Pixar, está caminhando agora para o seu lançamento já confirmado...

Battlestar Galactica ganhará filme escrito e produzido por Simon Kinberg

Começando a ganhar destaque na mídia novamente, o filme de Battlestar Galactica é alvo de novidades. E assim, agora a mais recente envolve a...

Mindhunter 3ª temporada não deve acontecer, indica David Fincher

Meses após o lançamento da sua 2ª temporada, a série Mindhunter voltou a ganhar novidades sobre o seu futuro. Contudo, a mais recente delas não é...

Superman & Lois | Stacey Farber viverá uma das vilãs da série

Após ter o seu desenvolvimento confirmado há algumas semanas, a série Superman & Lois aos poucos continua ganhando algumas novidades. E com a estreia marcada...

Liga da Justiça Snyder Cut terá o retorno de Joe Manganieelo como Exterminador

Com o seu desenvolvimento anunciado há algumas semanas, e sua estreia definida para 2021 no HBO Max, o filme Liga da Justiça Snyder Cut continua ganhando...

Dash & Lily | Assista ao trailer da nova série da Netflix

Com o seu lançamento anteriormente já confirmado para novembro, agora a série Dash & Lily teve o seu primeiro trailer completo divulgado pela Netflix. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=rCJx5nPmRpo Sobre...