SONIC MANIA | Um retorno que precisávamos

O título resgata de forma brilhante uma das melhores franquias dos videogames!

publicidade:

Sonic Mania chegou para renovar as energias e origens de um velho conhecido dos amantes da Sega. Desenvolvido pela PagodaWest Games e Headcannon, o novo jogo traz o Sonic, ouriço azul mais famoso do mundo, celebrando 25 anos da franquia. O presente? Esse maravilhoso jogo, feito sob medida para fãs antigos e, por que não dizer, até os novos.

Então, sem mais delongas, o Jornada Geek preparou um review completo de Sonic Mania para te mostrar, exatamente, porque você deve dar uma chance ao game!

História e mais história!

Ganhei meu primeiro videogame em 1991. Um console preto, com cartuchos, e controle com poucos botões. Era o Mega Drive, da Sega. Com isso, fui presenteado com Sonic the Hedgehog. Passei horas e horas jogando, lutando contra o tempo, a procura de argolas, itens e destruir o Dr. Robotinik, ou Eggman, como é conhecido fora do Brasil.

Sonic Mania
Foto: Divulgação

Em Sonic Mania, a história se repete. Robotinik e sua trupe, descobrem uma nova possibilidade de dominar o mundo. Uma gema intitulada Gemstone. Então, o nosso herói se depara no momento que os vilões estão escavando em busca da tal gema e, como arma secreta, eles enviam Sonic para o passado, diretamente para nada mais, nada menos que… Green Zone! Sim, o primeiro mapa de Sonic!

Sua missão é impedir que Robotinik alcance seu objetivo, passando por vários e vários mapas dos três primeiros games da franquia de forma aleatória. Além disso, cada fase é dividas entre dois mapas, a primeira parte, e a segunda. O primeiro o jogador enfrenta o mini boss, e na segunda, o boss mais poderoso.

Sonic Mania
Foto: Divulgação

Jogabilidade e gráficos

Para quem conhece já conhece a franquia, temos aqui o Sonic clássico. Não temos mudanças significativas e relevantes na jogabilidade, como ocorreu em outros titulo da franquia. O jogo é em 2D, conhecido como side scroolling, ou seja, só há uma vista lateral, que o personagem percorre no cenário da esquerda para a direita, afim de alcançar seus objetivos.

Sonic Mania
Foto: Divulgação

Com isso, há três modos. O primeiro é o principal, a história em si, o clássico de sempre. Fases repletas de inimigos, argolas, fases bônus e o chefe final, continuando  dessa forma até o fim do jogo. Um acréscimo significativo é que Sonic não está sozinho nessa jornada. É possível escolher jogar também com raposinha carismática Tails, ou então escolher o marrento ouriço vermelho Knuckles (meu preferido).

O outro modo é o Time Attack, que o próprio nome diz, é terminar a fase no menor tempo possível. Há também o modo Competition Mode, no qual você compete com seu oponente (offline), quem termina a fase de forma mais eficaz, pensando em tempo, itens, vidas perdidas, entre outros.

Sonic Mania
Foto: Divulgação

Os gráficos foram mantidos ao estilo original, com todo o respeito a franquia. Mas foram atualizados para novas plataformas, melhorando alguns aspectos como cores, contrastes, profundidade e animações. Vale ressaltar também a trilha sonora que, pra mim, é uma das mais memoráveis dos videogames.

Mas Sonic Mania compensa?

Tenho que confessar que tive um apelo emocional com o game. Por ter a franquia Sonic enraizada desde minha infância, Sonic Mania ganhou minha atenção desde que foi anunciado. É certo que tive um pouco de receio, mas no final, é mais um jogo incrível que faz jus a um dos personagens mais icônicos da história dos videogames.

Sonic Mania
Foto: Divulgação

Trabalho impecável dos desenvolvedores em atualizar esse game para nós, hoje em dia. Espero ansiosamente uma segunda versão, com mais mapas, mais fases bônus, mais chefes, talvez um modo multiplayer online, mas que não falte Sonic em nossos consoles!

Nota Surpreendente

Sonic Mania está já disponível para PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch. Uma versão para PC, via Steam, chegará na próxima semana. No Metacritic, o título tem 86 pontos na versão avaliada para crítica.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

publicidade: