SHADOW OF THE COLOSSUS | Os gigantes retornam para a última geração

A nova versão chega com força total para antigos fãs e novos jogadores

publicidade:

A medida que o tempo passou, Shadow of the Colossus foi um jogo que cada vez mais se firmou como um clássico. Lançando no final da vida do PlayStation 2, as propostas inovadoras do título influenciaram diversos jogos em como abordar certos temas de narrar suas histórias.

É um jogo cujo tom estava à frente de seu tempo, e um momento decisivo que a Sony parece disposta a preservar. Dando sequência após o Remaster HD para PlayStation 3 de 2012, o sucesso dos esforços da Bluepoint permitiram a desenvolvedora refazer o jogo na sua totalidade para a PlayStation 4. O resultado é um jogo atemporal, com tudo que havia de melhor nas versões anteriores em visuais atualizados.

Uma tarefa árdua

Fazer um remake de Shadow of the Colossus foi uma jogada perigosa. Felizmente, a Bluepoint estava preparada para a tarefa. Embora não melhore o jogo original (ou o remaster HD de 2011) em todos os sentidos, esta versão de Shadow of the Colossus vale a pena ser vista por fãs e recém-chegados.

A maior mudança do jogo estão nos gráficos. Você pode ver folhas individuais de grama enquanto anda com seu cavalo Agro, e os portais para o céu que aparecem acima dos colossi derrotados recebem uma nova beleza.

Com tanto para olhar, os detalhes adicionados levam a menos momentos de tédio enquanto você viaja. Ele adiciona mais peso aos momentos entre colossi e me deixou mais ansioso para explorar.

Shadow of the Colossus PS4 Review
Foto: Divulgação

Se você jogou o jogo no PlayStation 2 ou no PlayStation 3, este remake é como você provavelmente vai se lembrar do jogo em sua mente. Na verdade, é uma melhoria visual muito maior do que você pensa, já que o peso do PlayStation 4 e do PlayStation 4 Pro são usados ao máximo.

No PlayStation 4 padrão, o jogo é executado em 1080p e 30fps, enquanto para os donos do PS4 Pro estão disponíveis as opções de 1440p em 30 fps e um modo Performance com 1080p a 60fps.

A única ressalva que tenho a fazer nos aspectos visuais está no protagonista Wander. Seu rosto aparece bem diferente do original, quase fazendo parecer outra pessoa. Quem nunca jogou não vai notar, e pode até ser que outros fãs não vejam tanta diferença também, mas para mim ficou a sensação de que havia alguma coisa errada.

Um Shadow of the Colossus modernizado

Muitas outras mudanças são pequenas, mas ainda melhoram a experiência. O esquema de controle original era truncado, e o novo esquema de controle padrão está mais em linha com os layouts de botões contemporâneos (X para pular, bolinha para rolar, quadrado golpeia).

Seus itens agora são selecionados rapidamente no D-pad, tornando mais fácil mudar rapidamente de espada para arco. As mudanças na barra de resistência também tornam o progresso da atualização mais claro, e ele usa menos espaço na tela enquanto ainda oferece as informações necessárias.

Shadow of the Colossus PS4 Mudanças
Foto: Divulgação

Você também obtém uma lista detalhada de estatísticas que pode acessar a qualquer momento, rastreando coisas como distância percorrida e seus tempos mais rápidos para derrotar colossos. Não faz muita diferença para mim, mas é uma boa adição.

Uma das poucas adições originais está no New Game +, e é um conteúdo simples que não altera o jogo de forma substancial. Embora a falta de adições de conteúdo mais significativas possa ser decepcionante para alguns, a fidelidade ao original é importante. A Bluepoint atingiu um bom equilíbrio, fazendo mudanças bem-vindas que deixam a experiência principal intacta.

Continua sendo um ótimo jogo

Shadow of the Colossus não é necessariamente um jogo que precisava ser refeito de uma forma muito elaborada. Após duas versões, não é um remake que muita gente estava pedindo. Mesmo assim, a maneira como ele é bem atualizado e mantém o sentimento original do título tornam o game uma bela surpresa.

Se você ainda não teve a chance de experimentar esse título, e está cansado do oceano de shooters, PVPs e loot boxes que invadem os jogos modernos, Shadow of the Colossus é a sua pedida da vez.

Nota ótimo

A nova versão de Shadow of the Colossus está disponível por R$ 179,90 na PlayStation Store. Lançado no começo de fevereiro, o jogo atingiu média de 92 pontos no Metacritic.

*Cópia fornecida pela desenvolvedora.

publicidade: