Mortal Kombat 11 | Uma franquia em seu auge

NetherRealm Studios nos entrega o título mais interessante da franquia até aqui

publicidade:

A aguardada “kontinuação” de um dos maiores jogos de luta de todos os tempos finalmente está pronta para ser lançada. Após quatro anos da última edição, o torneio mais sangrento dos games volta com Mortal Kombat 11.

E, felizmente, o título da NetherRealm Studios e da Warner Bros. Interactive Entertainment consegue atender as mais altas expectativas, trazendo um gameplay mais balanceado e interessante do que qualquer outro antecessor da franquia, além de visuais fantásticos e conteúdo suficiente para manter o interesse vivo por muito tempo.

Muito a ser feito

Mortal Kombat 11 recebe o jogador, já de cara, com toneladas de conteúdo offline, algo desafiador para jogos de luta atuais, que cada vez mais investem recursos nas batalhas online. O modo história, o maior até então, oferece horas de narrativa de qualidade cinematográfica e vários personagens dividindo o controle do jogador, honrando a tradição da franquia em criar bom conteúdo histórico. O carinho com o fã brasileiro também está evidente, com a dublagem sendo muito bem executada.

Dessa vez, passado e presente colidem pelas ações de Kronica, uma poderosa personagem que tem o objetivo de refazer a linha do tempo e criar uma nova era a sua imagem. Por causa das ações da antagonista, versões do passado de vários personagens, além de outros lutadores já mortos, voltam e convivem com o elenco do presente, gerando situações interessantes.

Mortal Kombat 11 | Uma franquia em seu auge 1
A poderosa antagonista Kronica, responsável pelos eventos do modo história (Foto:Divulgação)

A Kripta também retornou, nesse modo, é possível explorar a ilha de Shang Tsung atrás de tesouros. A jogabilidade foi aprimorada, passando de uma experiência em primeira pessoa para uma mais fluida, em terceira pessoa. O mapa é extenso, então muito tempo será necessário para concluir toda a exploração. Mais um ponto positivo.

Em mais uma circunstância de manter o que há de bom na série, as torres retornaram, oferecendo um modo arcade satisfatório. Somam-se a elas as novas “Torres do Tempo”, desafios temáticos que mudam com o passar do tempo, adicionando mais variedade à experiência single-player. O jogo também conta com um extensivo número de tutoriais e opções no modo de treino, inclusive com a frame data de todos os golpes, ajudando tanto iniciantes quanto veteranos na melhora de suas habilidades.

Mortal Kombat 11 - Kombate
Kombates sangretos são a marca da franquia (Foto: Divulgação)

O modo online também não decepciona, mantendo o bom netcode do beta, além de trazer diferentes modalidades, como lutas ranqueadas, casuais e a possibilidade de se criar lobbys.

Kombate do seu modo

Talvez a novidade mais empolgante de Mortal Kombat 11 seja o sistema de “Kustomização”. Nele, é possível modificar os lutadores com acessórios, trajes e até animações de apresentação e vitória, que podem ser desbloqueadas nos outros modos ou encontradas na Kripta. No entanto, o detalhe principal é a opção de escolher dentre diferentes golpes especiais.

Mortal Kombat 11 | Uma franquia em seu auge 2
Os personagens podem ser customizados em aparência e habilidades (Foto:Divulgação)

Cada lutador tem uma lista extensa de habilidades que podem ser inseridas em lacunas limitadas, assim, o jogador pode criar variações pessoais de seus personagens preferidos, inclusive podendo dar nomes a elas, o que significa uma experiência muito mais pessoal do que as oferecidas nos jogos anteriores, deixando que os “kombatentes” preferidos de cada fã reflitam seu estilo de jogo. Isso também impacta o gameplay, já que fica impossível descobrir quais golpes de cada personagem seu oponente vai utilizar. É preciso se adaptar durante a luta e de maneira rápida para garantir o sucesso.

O melhor sistema de kombate até hoje

Apesar das muitas inovações, possível notar que o gameplay ainda contém a essência do último jogo, o excelente Mortal Kombat X. Mas com mudanças bem chamativas. Agora, o jogador tem barras “defensivas” e “ofensivas” que ficam separadas, podendo ser usadas para manobras correspondentes, o que ajuda a manter a ameaça de grande dano sobre o oponente com golpes especiais melhorados, ao mesmo tempo que se pode sempre considerar utilizar recursos para se manter seguro. Há uma nova classe de golpe chamada “Fatal Blow”, e somente pode ser acessada quando um personagem atinge a marca de 30% de sua vida. Acertar essa manobra gera um dano enorme no oponente, ajudando a equilibrar ou reverter a luta. Apesar disso, o recurso só pode ser usado uma vez por partida, então há a introdução de um elemento de estratégia na decisão de usá-lo para garantir uma vitória em um round ou guardar para o final, podendo reverter uma situação de domínio do adversário.

Mortal Kombat 11 | Uma franquia em seu auge 3
A brutalidade dos Krushing Blows é evidenciada pelos visuais detalhados (Foto: Divulgação)

Outra novidade são os “Krushing Blows”, uma versão mais forte de certos golpes, que causam um efeito estilo “Raio X”, são ativados em situações específicas e podem, dependendo do ataque, auxiliar na extensão de combos ou tirar dano extra do inimigo. Esse é outro elemento criativo que traz bastante diversão e estimula o jogador a conhecer todos os personagens. Saber os requerimentos de ativação de um desses golpes influi diretamente em vencer lutas de maneira mais efetiva, da mesma maneira que evitar que seu oponente consiga ativar os dele. Para não deixar que a mecânica seja usada de maneira abusiva, também são restritos a uma ativação por golpe em toda a partida. Uma sabia decisão em balanceamento.

Todos esses fatores deixam o gameplay fluido e inovador, sem perder a essência da série. O elenco de lutadores é balanceado, mantendo personagens populares, trazendo alguns outros de volta e até introduzindo outros. Há bastante variedade de estilos para atender todos os gostos de entusiastas de jogos de luta, principalmente quando o sistema de “Kustomização” é colocado na equação.

O temível imperador Shao Kahn retorna como um bônus de pré-venda

Veredito

Mortal Kombat 11 é uma experiência obrigatória para fãs da franquia e qualquer pessoa que se interesse por jogos de luta. O sistema está mais balanceado e divertido do que nunca, além da tonelada de conteúdo disponível tanto offline quanto online. A jogabilidade é perfeitamente complementada pelos gráficos e visuais, que também estão na sua melhor forma. É garantido que o jogo vai render muitas horas, mesmo sem o potencial infinito das batalhas via internet. Grande acerto da NetherRealm Studios, sem dúvidas.

Mortal Kombat 11 | Uma franquia em seu auge 4

Mortal Kombat 11 será lançado nesta terça-feira, 23 de abril, para PlayStation 4Xbox OneNintendo Switch e PC, via Steam, em duas edições: padrão e Premium, que inclui o Pacote Kombate, que trará, entre outros recursos, seis novos personagens jogáveis para download.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.