-publicidade-

MARVEL’S SPIDER MAN | Você nunca se sentiu tanto como o Homem-Aranha

O PS4 recebeu um fortíssimo candidato a melhor jogo do ano

Marvel’s Spider-Man, desde seu primeiro trailer foi motivo de antecipação e grande espera por fãs do Homem-Aranha e jogos de ação em geral. Sem dúvida, é muito bom poder dizer que as expectativas não foram frustradas. A Insomniac Games conseguiu entregar um título memorável nos mais diversos níveis, cumprindo a difícil tarefa que é produzir material de qualidade, que agrade aos admiradores de grandes franquias, como é o caso.

Em meio à atmosfera imersiva da Nova Iorque virtual, que conta com marcos reais e fictícios, somada aos personagens riquíssimos e jogabilidade fantástica, existem muitas coisas a serem faladas sobre o exclusivo de PlayStation 4, que certamente vem como um fortíssimo candidato ao melhor do ano.

A história é boa

Um dos maiores desafios na criação de uma adaptação é retratar seus personagens de maneira fiel ou pelo menos satisfatória aos fãs. Marvel’s Spider-Man opta por trazer Peter Parker como um Homem-Aranha mais experiente, já com muitos de seus inimigos e aliados definidos, com novos a aparecer. Foi uma boa opção, com a interação do protagonista com seus amigos e rivais sendo fluida, com diálogos ótimos cheios de referências para os fãs do cabeça de teia.

O jogo realmente se dedica a chamar atenção para a importância do lado Peter Parker do herói, bem como o valor de seus amigos próximos e inspiração de seus mentores. O jogador tem acesso a easter eggs divertidos, como a a capacidade de cumprimentar pessoas na rua e ler o Twitter do escalador de paredes, contribuindo para a imersão no papel. Sem spoilers maiores, a história tem momentos tanto engraçados como emocionantes, em seus três atos, e conta com algumas das melhores interpretações do elenco da franquia já vistas.

Marvel’s Spider-Man
Foto: Divulgação

O gameplay é melhor ainda

- publicidade-

Apesar da história não decepcionar, a verdadeira cereja do bolo é a jogabilidade. Com controles extremamente intuitivos e um sistema de navegação simples, não vai demorar até que o jogador consiga atravessar Nova Iorque rapidamente pulando de prédio em prédio com teias e outras manobras. O sistema de combate é incrivelmente divertido e fácil de se usar, mesmo que tenha elementos complexos. O título opta por deixar de fora combinações de botões para combos, com dois botões para atacar, um para pulo, outro para desvio e os demais ligados a uso de itens e golpes especiais.

Escrevendo assim, parece uma receita para a repetição, mas o sistema empregado pela Insomniac permite uma variedade extraordinária na maneira de combater os inimigos. Existem diversos trajes para desbloquear, cada um com uma habilidade especial (mas não é necessário utilizar a roupa para usar a habilidade, você pode jogar com sua favorita). Isso, somado aos diversos upgrades tecnológicos e dispositivos de combate deixam você criar seu estilo de combate próprio. Quer um Homem-Aranha mais resistente? Use equipamentos de resistência e uma habilidade que reflete balas. Quer causar dano elétrico e paralisar inimigos? Sem problemas! Desbloqueie a habilidade de punhos elétricos e utilize upgrades para eletrificar quem vá te atacar.

Marvel’s Spider-Man
Foto: Divulgação

- publicidade -

Outros equipamentos são mais voltados ao combate com teias, outros para atacar sem ser notado, uma habilidade direcionada a simplesmente para caçoar dos oponentes e por aí vai. Além disso, a gama de apetrechos disponíveis é bem variada, indo desde armadilha de teias e granadas para grandes grupos a drones-aranha que auxiliam no combate. As possibilidades são enormes, e garantem a possibilidade de passar horas testando novas formas de atormentar os rivais do teioso.

O gameplay com o herói conta com segmentos de luta, bem como de infiltração, onde é preciso derrotar os inimigos sem ser notado (inclusive também existem habilidades e equipamentos que beneficiam esse estilo de jogo). Um não prevalece sobre o outro, já que em muitos momentos, o jogo te oferece uma escolha sobre qual método você quer aplicar. Porém, existem partes da história em que outros personagens se tornam controláveis, e como humanos sem poderes, a missão torna-se sobreviver e a jogabilidade é voltada totalmente para elementos de stealth.

Marvel’s Spider-Man
Foto: Divulgação

Outros momentos colocam a roupa de aranha de lado e o jogador assume o papel do Peter Parker. Aqui, os objetivos são reunir informações e resolver puzzles. Assim, nota-se que os desenvolvedores se esforçaram para criar o máximo de variedade na progressão da história, dando importância também a desenvolver os aliados do Aranha e sua identidade secreta. Ao mesmo tempo, isso potencialmente desagrada quem gosta mais de um tipo de gameplay específico. No entanto, há de se observar que existiu o cuidado de não deixar nenhum desses tipos de missões diferentes extrapolar um tempo tolerável na jornada.

Disponíveis também estão uma gama de eventos e missões secundárias que realçam a diversão de ficar indo de um ponto ao outro do mapa, passeando pela cidade e descobrindo locais, resolvendo crimes e caçando colecionáveis. Mesmo assim, tirando desafios muito específicos, nada salta aos olhos como muito complicado de atingir. Pode-se olhar para isso como o jogo sendo fácil. Mas a impressão que me passa, na verdade, é de pouco frustrante. Para quem está procurando desafios, existe opções variáveis de dificuldade, com uma maior prevista para patchs e DLCs futuros.

Marvel’s Spider-Man
Foto: Divulgação

Veredito

- publicidade -

A Insomniac acertou em cheio. Nunca foi tão divertido encarnar o Homem-Aranha em um videogame. A campanha leva em torno de 20 horas e existem mais umas 15 em objetivos paralelos. Não é muito tempo. Porém, a jogabilidade é tão boa que eu garanto horas gastas só procurando crimes para resolver na cidade. Eu nem bem terminei o jogo e já sinto vontade de re-jogar a história toda.

As únicas possibilidades para críticas que eu enxergo são a obrigatoriedade de certos tipos de missões, como descrito acima, e o fato de que, realmente, tirando a customização, o jogo não traz nada de muito inovador em questão jogos do aranha e de ação em geral. Isso não chega a incomodar, pois tudo que existia de bom nos outros títulos foi aprimorado de maneira magnífica neste.

Se você possui um PS4, eu recomendo fortemente que adquira Marvel’s Spider-Man. Fãs do herói vão ter um prato cheio com personagens conhecidos, bem construídos e memoráveis. Entusiastas de jogos de ação terão um exemplo de jogabilidade inesquecível. Já estou ansioso pelos DLCs, programados ainda para este ano e uma eventual sequência.

Nota Surpreendente

Exclusivo para PlayStation 4Marvel’s Spider-Man pode ser adquirido na PlayStation Store por R$ 199,90 a versão padrão e R$ 249,90 a edição digital deluxe. Há ainda versões físicas disponíveis no varejo. No Metacritic, o game alcançou a média de 87 pontos.

*Cópia fornecida pela desenvolvedora.

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

545,305FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
21SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,499SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: MARVEL'S SPIDER MAN | Você nunca se sentiu tanto como o Homem-Aranha

Últimas Postagens

The Mandalorian | Disney+ divulga novo trailer da 2ª temporada

Após ter a sua data de estreia confirmada há alguns dias, a 2ª temporada da série The Mandalorian voltou a ganhar novidades. E desta vez,...

Sandman | Neil Gaiman confirma que filmagens foram iniciadas

Com o seu desenvolvimento já confirmado há algum tempo, a série baseada nas HQs Sandman aos poucos vai ganhando algumas novidades. E após muito rumores,...

Euphoria | Episódio especial é anunciado para dezembro

Assim como muitos projetos, a série Euphoria acabou tendo também o desenvolvimento da sua 2ª temporada atrapalhado pelo Coronavírus (Covid-19). Entretanto, após os primeiros...

6 Curiosidades sobre A Maldição da Mansão Bly

Com um mês recheado de novidades, algo que já se tornou meio que tradicional em sua existência, a Netflix recentemente lançou A Maldição da...

A Voz Suprema do Blues, estrelado por Viola Davis e Chadwick Boseman, ganha o seu primeiro trailer

Com o seu desenvolvimento confirmado há algum tempo, agora o filme A Voz Suprema do Blues, estrelado por Viola Davis (Esquadrão Suicida) e Chadwick...

Crônicas de Natal: Parte 2 | Assista ao trailer do filme produzido pela Netflix

Com a sua data de lançamento já confirmada para novembro, o filme Crônicas de Natal 2, estrelado por Kurt Russell (Guardiões da Galáxia Vol. 2), voltou a...

Transformers: Campos de Batalha será lançado em 23 de outubro

Com o seu desenvolvimento tendo sido anunciado há algum tempo, agora foi revelado que o jogo Transformers: Campos de Batalha está próximo de ser...

Xbox Series X | S: 30 jogos que estarão disponíveis no dia do seu lançamento

Após muita espera por parte do público ao longo dos últimos meses, os consoles da nova geração estão com o seu lançamento cada vez...