-publicidade-

-publicidade-

Soldado Invernal | A história completa do personagem no MCU

Série começará a ser exibida em 19 de março no Disney+.

Banner Promocional de Falcão e o Soldado Invernal
Divulgação: Disney+ e Marvel Studios

Sendo um dos personagens que estão presentes no MCU desde a sua Fase 1, quando foi introduzido em Capitão América: O Primeiro Vingador, o personagem Bucky Barnes / Soldado Invernal conta com uma das histórias mais longas e complexas do universo criado pela Marvel Studios

Nascido em 1917, o Sargento James Buchanan “Bucky” Barnes é amigo de infância de Steve Rogers / Capitão América, e ambos se tornaram homens que ultrapassaram em muito o seu tempo de vida comum, tendo vivido vidas muito longas graças aos seus respectivos aprimoramentos. No entanto, até 2016, o caminho de Bucky Barnes foi muito mais sombrio do que o de Steve Rogers, e o Soldado Invernal só recentemente foi capaz de começar a trabalhar pela redenção para compensar os pecados de seu passado.

Ao longo de toda a linha temporal do universo criado pela Marvel Studios, Bucky Barnes / Soldado Invernal conta com uma história que podemos claramente dividir em alguns arcos envolvendo justamente os respectivos momentos da sua vida e a sua presença em 6 filmes. E agora, aproveitando o lançamento de Falcão e o Soldado Invernal resolvemos então traçar estes acontecimentos de forma clara e resumida. 

Talvez você também queira ler: Falcão e o Soldado Invernal | O que sabemos sobre a série do Disney+

Confira abaixo os principais acontecimentos da vida do Soldado Invernal

Bucky Barnes: o início da vida e sua presença na guerra

Bucky em Capitão América
Divulgação

10 de março de 1917– James Buchanan “Bucky” Barnes nasce em uma família de quatro filhos, que cresceu no Brooklyn, Nova York.

1930 – Bucky conhece Steve Rogers – Barnes salva um Steve Rogers menor e mais fraco de um grupo de valentões, algo que acaba fazendo com que eles se tornem melhores amigos.

Dezembro de 1941 – Bucky se alista ao exército. Os Estados Unidos entram na Segunda Guerra Mundial após o ataque a Pearl Harbor, e Barnes e Rogers concordam em se alistar no Exército dos EUA. Enquanto Bucky é recrutado, Rogers é negado (embora ele continue a fazer tentativas). Barnes então treina com o 107º Regimento de Infantaria e ganha o posto de Sargento.

Junho de 1943 – Bucky é enviado para a Europa. Depois de conseguir um encontro duplo com Rogers e duas jovens mulheres na Stark Expo 1943. Barnes é enviado junto com o 107º para a Europa no início do filme Capitão América: O Primeiro Vingador.

Outubro de 1943 – Barnes é capturado pela Hydra. Bucky e sua unidade são capturados pela divisão científica nazista conhecida como HYDRA e se tornam prisioneiros de guerra, sendo então forçados a construir armas e munições.

Novembro de 1943 – Bucky é resgatado por Rogers Steve. Rogers lidera uma fuga da instalação HYDRA, tendo sido aprimorado graças ao soro do Super Soldado e já começando a traçar o seu caminho como o Capitão América. Rogers também resgata Barnes, que havia sofrido experimentos pelo cientista da HYDRA conhecido como Arnim Zola.

1944 – Capitão América e os Comandos Uivantes. Tendo se tornado oficialmente o Capitão América, Rogers forma os Comandos Uivantes, e Barnes serve como atirador de elite da unidade. Trabalhando com Rogers, os Comandos Uivantes derrubaram várias das instalações da HYDRA em toda a Europa, incluindo o plano do Cavaira Vermelha para detonar uma Pedra Rúnica Nórdica junto com várias outras máquinas de guerra que Zola havia criado usando o poder do Tesseract.

Janeiro de 1945- Bucky é presumivelmente dado como morto. Durante uma missão para sequestrar um trem HYDRA e capturar o Dr. Zola, acredita-se que Bucky tenha sido morto em combate, tendo caído do trem e supostamente morrido.

Brucky Barnes se torna o Soldado Invernal sob a influência da Hydra

Imagem do Soldado Invernal
Divulgação

1945 – Barnes é encontrado vivo. Graças aos experimentos de Zola, Bucky sobreviveu à queda do trem e foi encontrado pela HYDRA, embora tenha perdido o braço esquerdo. Ele também foi posteriormente entregue às instalações da HYDRA na Sibéria e mantido prisioneiro.

1945 – Barnes se torna o primeiro Soldado Invernal. Zola foi mais tarde libertado e recrutado pela SHIELD e o SSR sob a Operação Paperclip. Como resultado, Zola continuou seus experimentos em Bucky Barnes enquanto também era responsável por reconstruir secretamente a Hydra. Zola deu a Barnes um novo braço cibernético, enquanto também usava técnicas de reprogramação mental e lavagem cerebral para transformá-lo em uma arma que eles podiam controlar: O Soldado Invernal. Mantendo-o criogenicamente congelado por décadas, o HYDRA descongelaria Barnes quando necessário para eliminar os alvos desejados.

22 de novembro de 1963 – Soldado Invernal Assassina o JFK. HYDRA enviou o Soldado Invernal para realizar quase duas dezenas de assassinatos em um período de 50 anos, e o assassinato do presidente John Fitzgerald Kennedy em 1963 foi um dos mais notáveis.

16 de dezembro de 1991 – O Soldado Invernal mata os pais de Tony Stark. Outros alvos de grande destaque que o Soldado Invernal matou foram Howard e Maria Stark. Howard estava transportando protótipos para um novo soro de Super Soldado que era desejado pela Hydra para criar mais Soldados Invernais. A lavagem cerebral de Barnes fez com que ele matasse brutalmente o casal, fazendo ainda toda a situação parecer que foi um acidente de carro. Além disso, a criação de mais Soldados Invernais foi paralisada após a dissolução da União Soviética no mesmo ano.

2009 – Soldado de Inverno atira na Viúva Negra. Em uma escolta no Irã, a Agente Natasha Romanoff e um engenheiro nuclear sob sua proteção foram atacados pelo Soldado Invernal. Enquanto eles sobreviviam ao seu veículo caindo de um penhasco, Natasha foi baleada pelo Soldado Invernal na barriga e a bala atingiu o engenheiro, matando-o.

2014 – O Soldado Invernal tenta matar Nick Fury. No início de Capitão América: O Soldado Invernal, Bucky Barnes é ativado por Alexander Pierce da HYDRA para executar o diretor da SHIELD, Nick Fury. Embora Barnes não tenha tido sucesso, isso significou o momento em que a HYDRA deixou as sombras para assumir o comando da SHIELD.

2014 – O Soldado Invernal enfrenta o Capitão América. Steve Rogers toma conhecimento da existência do Soldado Invernal após a tentativa de assassinato de Fury, e a dupla eventualmente se cruza e troca golpes em Washington DC. Durante sua luta, Rogers conseguiu tirar a máscara do Soldado Invernal, revelando sua verdadeira identidade como o seu amigo de infância: Bucky Barnes. Embora tenha sido um choque para o Capitão América, este fato também trouxe à tona memórias há muito enterradas que Barnes havia esquecido, levando Pierce a ordenar que a mente de Barnes fosse apagada novamente.

2014 – Batalha no Triskelion, base de operação da SHIELD, e Barnes se lembrando do passado. Quando o Capitão América e seus aliados tentaram impedir HYDRA de usar os helicarriers da SHIELD e executar o Projeto Insight, o Soldado Invernal foi enviado para detê-los e matar Rogers. Depois de uma briga brutal, o Capitão América chega até Barnes, que começa a se lembrar de quem ele era antes da HYDRA. No entanto, a destruição do helicarrier fez Rogers cair no rio. 

2014 – O Soldado Invernal salva Rogers e se esconde após a batalha. Barnes salva Rogers antes de ir embora sozinho. Quando ele volta para a base dae HYDRA no Ideal Federal Savings Bank, onde ele tinha passado por uma lavagem cerebral rotineira, ele decide não matar os cientistas. O Soldado Invernal não quer mais fazer parte de mais derramamento de sangue. Ele então visita a exibição do Capitão América no Smithsonian, confirmando assim que suas memórias estão de volta.

O Soldado Invernal se torna um fugitivo no MCU durante a Guerra Civil

Falcão e o Soldado Invernal em Guerra Civil
Divulgação

2016 – Soldado de Inverno é acusado por um bombardeio em Viena. Apesar de sua reclusão na Romênia no início de Capitão América: Guerra Civil, o Soldado Invernal é acusado de um bombardeio em Viena durante a assinatura dos Acordos de Sokovia, que matou várias pessoas, incluindo o Rei T’Chaka de Wakanda, o pai do Pantera Negra. Na verdade, mais tarde é revelado que tudo faz parte de uma trama maior de Helmut Zemo para se vingar dos Vingadores.

2016 – Capitão América abriga o Soldado Invernal como um fugitivo. Apesar da caça mundial de diversos governos para encontrar o Soldado Invernal, o Capitão América encontra Barnes primeiro, e Bucky confirma que ele se lembra de quem ele é e de sua relação com Rogers. Como tal, o Capitão América fica determinado a proteger Barnes e limpar seu nome. No entanto, a criação dos Acordos de Sokovia torna isso difícil, já que as ações dos Vingadores agora devem ser sancionadas pelas Nações Unidas.

2016 – Zemo tira proveito do Soldado Invernal. O Capitão América, Falcão e Barnes são capturados e levados para o edifício do central de Contra Terrorismo em Berlim, quando o psiquiatra Theo Broussard questiona Barnes para determinar seu estado mental. No entanto, Broussard é substituído por Zemo. Criando um blecaute, Zemo usa as palavras-chave secretas da HYDRA para controlar o Soldado Invernal, descobrindo não apenas os detalhes sobre a missão de Barnes em 1991, mas também a localização da base da HYDRA na Sibéria. Ele então ordena que o Soldado Invernal mate qualquer um que entrar em seu caminho e escape em um helicóptero, o que o faria parecer ainda mais culpado pelo bombardeio de Viena.

2016 – A Guerra Civil. Após alguns conflitos com Tony Stark, Sharon Carter e Natasha Romanoff, Rogers e Sam Wilson conseguiram deixar as instalações com Barnes, cuja programação acabou. Barnes revelou o plano aparente de Zemo, envolvendo a ativação dos outros Soldados Invernais que a HYDRA havia criado. Como resultado, o Capitão América pede ajuda a Clint Barton, que recruta Wanda Maximoff e o Homem-Formiga para ajudar a derrubar os assassinos. No entanto, eles são todos parados no aeroporto pelo Homem de Ferro e um grupo de heróis com ideias semelhantes que escolheram apoiar o Acordo de Sokovia. Depois de uma briga massiva, Rogers e Barnes são os únicos que conseguem escapar, traçando um curso para a Sibéria.

2016 – Tony Stark descobre que o Soldado Invernal matou seus pais. Uma vez que os aliados de Rogers são presos e levados para a prisão conhecida como a jangada, o Homem de Ferro suspeita da inocência de Bucky Barnes e segue Rogers e o Soldado Invernal até a Sibéria (com o Pantera Negra seguindo secretamente o Homem de Ferro). Assim que ele chega, Stark se oferece para ajudar Rogers e Barnes, e os três se aventuram nas instalações para descobrir que Zemo matou os outros Soldados Invernais. Seu verdadeiro objetivo era separar os Vingadores como vingança pela perda de sua família em Sokovia durante o ataque de Ultron. 

Após assistir a filmagem de Barnes assassinando seus pais, Tony então fica furioso e determinado a matar o Soldado Invernal. Ele também fica com raiva de Rogers, pois foi revelado que o Capitão América sabia sobre os Stark desde os eventos de Soldado Invernal, mas optou por não contar a ele. No final, Rogers e Barnes incapacitam Stark, mas não antes de Barnes perder seu braço de metal na batalha.

2016 – O Soldado Invernal recebe abrigo em Wakanda. Após o Pantera Negra testemunhar todo o evento e descobrir a verdadeira trama de Zemo, ele oferece asilo a Barnes, prometendo mantê-lo em segurança e também usar os recursos e ciência de seu país para tentar remover toda a programação que a HYDRA deixou na cabeça do Soldado Invernal.

O papel do Soldado Invernal em Guerra Infinita e Ultimato

O Soldado Invernal em Guerra Infinita
Divulgação

2018 – A mente do Soldado Invernal é recuperada por Shuri. No final do filme Pantera Negra é revelado que a irmã do Pantera Negra e cientista-chefe, Shuri, conseguiu reabilitar Bucky. Ele então tem permissão para se mover livremente por Wakanda, vivendo em uma vila próxima e sendo chamado pelos habitantes de “O Lobo Branco”.

2018 – O Soldado Invernal junta-se à Batalha de Wakanda. Quando a Terra está sob ataque das forças de Thanos em Vingadores: Guerra do Infinito, os Vingadores optam por fazer sua última resistência em Wakanda, e então o Pantera Negra chama Barnes para se juntar à luta, oferecendo um novo braço de vibranium para substituir o que o Homem de Ferro destruiu.

2018 – O Soldado Invernal se torna uma vítima da dizimação de Thanos. Devido à vitória de Thanos em obter todas as Pedras do Infinito, ele estala os dedos e metade de toda a vida no universo é apagada. Bucky Barnes foi uma das vítimas.

2023 – O Soldado Invernal retorna em Vingadores: Ultimato. Bucky Barnes retorna com todos os outros que desapareceram quando os Vingadores sobreviventes reuniram as Pedras do Infinito usando a viagem no tempo. Ele posteriormente se junta aos heróis na luta final pela Terra contra o exército de Thanos até que o Homem de Ferro derrota todos eles usando realizando um novo estalo com as Pedras do Infinito.

2023 – O Soldado Invernal presencia o Falcão se tornando o novo Capitão América. Ainda em momentos de consequência da batalha, logo após o funeral de Tony Stark, Barnes se junta a Sam Wilson enquanto vêem o Capitão América partir em uma nova viagem no tempo para devolver as Jóias do Infinito ao longo do tempo. No entanto, é revelado que o próprio Rogers ficou no passado para estar com seu amor Peggy Carter. Ele retorna como um homem velho, enquanto Barnes observa à distância Rogers entregar seu escudo para o Falcão, efetivamente passando o manto do Capitão América para Sam Wilson.

Confira também: Falcão e o Soldado Invernal | 8 filmes do MCU para assistir antes da série

Sobre a série Falcão e o Soldado Invernal

2023 / 2024 – Soldado Invernal e Falcão unem forças por uma nova ameaça. Seis meses após o eventos de VIngadores: Ultimato, Bucky Barnes e Sam Wilson voltam a trabalhar juntos para conter uma nova ameaça em uma trama que conta ainda com uma nova participação de Zemo e Sharon Carter. 

“Seguindo os eventos de ‘Vingadores: Ultimato’, Sam Wilson/Falcão (Anthony Mackie) e Bucky Barnes/Soldado Invernal (Sebastian Stan) se unem em uma aventura global que testa suas habilidades – e sua paciência – em ‘Falcão e Soldado Invernal’”.

Anthony Mackie e Sebastian Stan, intérpretes respectivos dos personagens protagonistas, retornam aos seus papéis como Falcão e o Soldado Invernal na série da Marvel Studios. Além disso, a atriz Emily Van Camp também foi confirmada no projeto novamente como a intérprete da Agente 13.

Outro nome que também estará na série Falcão e o Soldado Invernal é o ator  Daniel Bruhl, que por sua vez reprisará o seu papel como vilão Barão Zemo, que esteve em Capitão América: Guerra Civil. Além disso, Georges St. Pierre voltará a viver o vilão Georges Batroc, de Capitão América: O Soldado Invernal. Outra possível aparição / retorno da série é o de Don Cheadle, intérprete do personagem James “Rhodey” Rhodes / Máquina de Combate, já que o mesmo revelou recentemente que aparecerá na série.

A série também contará com novidades em seu elenco para o MCU, com o ator Wyatt Russell sendo o intérprete do personagem conhecido como o Agente Americano. Erin Kellyman interpreta Karli Morgenthau, uma membra anarquista mascarada do grupo anti-patriotismo os Flag-Smashers e Adepero Oduye interpreta Sarah Wilson, irmã de Sam Wilson. Desmond Chiam, Miki Ishikawa, Noah Mills, Carl Lumbly, e Danny Ramirez foram escalados para papéis não revelados.

Kari Skogland é a responsável pela direção dos 6 episódios de Falcão e o Soldado Invernal, enquanto Derek Kolstad (da franquia John Wick) assina o seu roteiro. Por sua vez, Malcolm Spellman assume o cargo de showrunner.

Falcão e o Soldado Invernal começará a ser exibida em 19 de março no Brasil e nos EUA pelo Disney+.

Confira também:

9 séries da Marvel Studios que serão lançadas pelo Disney Plus

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games de super-heróis no Jornada Geek e Universo Heroico. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitterinstagram e também no Google News.

Soldado Invernal | A história completa do personagem no MCU
Marco Victor
Fundador do Jornada Geek, formado em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (atualmente conhecido como UniAcademia), mas também um grande amante de filmes e antigo frequentador de locadoras. Outras paixões também existentes estão em Séries de TV, HQs, Games e Música. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC apesar de ter no Batman e As Tartarugas Ninja como os seus heróis favoritos.
- publicidade -

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jornada Geek + Lolja

Últimas Notícias