-publicidade-

Peaky Blinders | Conheça o grupo criminoso que inspirou a série da Netflix

As 5 temporadas da série estão disponíveis na Netflix.

Peaky Blinders 5ª temporada
Cillian Murphy (Tommy Shelby) in Peaky Blinders | Series 5 (BBC One) | Episode 03
Photographer: Robert Viglasky
© Caryn Mandabach Productions Ltd. 2019

Conquistando um crescente sucesso na Netflix no Brasil ao longo dos últimos meses, a série Peaky Blinders já caminha para o desenvolvimento da sua 6ª temporada. E claro, com isso também começam a surgir buscas dos fãs mais curiosos também sobre os bastidores e a realidade que cerca a produção.

Conheça um pouco da história real dos Peaky Blinders

Sim, o grupo que leva o título da série produzida pela BBC Two e exibida no Brasil pela Netflix realmente existiu. Entretanto, existem algumas diferenças e similaridades em sua história real e a que conhecemos na ficção, com a principal delas envolvendo justamente a sua liderança.

Enquanto na série o grupo é liderado por Thomas Shelby, interpretado por Cillian Murphy, a organização criminosa na vida real é apontada como possivelmente liderada por Kevin Mooney. Entretanto, para despistar as autoridades, ele tinha vários pseudônimos. Um deles, o mais conhecido, e que acabou ficando mais conhecido é o de Thomas Gilbert. O grupo, que atuava em Birmingham, Inglaterra, operava no território das Midlands Ocidentais desde o final do século XIX até os anos 30 do século XX.

O grupo Peaky Blinders tem a sua origem apontada como um nascimento através das duras privações econômicas da classe trabalhadora britânica. O mesmo era composto em sua maioria por jovens desempregados, que rapidamente obtiveram poder social e influência política através de diversos crimes envolvendo roubos, fraude, contrabando, sequestros e outras atividades criminosas. Alguns outros exemplos conhecidos são corridas de cavalos e apostas.

Ou seja, pela descrição, o grupo cometia na vida real basicamente os mesmos crimes que são mostrados através da sua trajetória na ficção. A grande diferença, como destacado, envolve justamente a sua liderança, que na série iniciada em 2013 é focada em Thomas Shelby.

O poder dos Blinders começou a surgir após estes começarem a disputar pelo território de Birmingham e de outros distritos vizinhos, cimentando o seu domínio quando derrotaram vários grupos rivais, como os “Sloggers”. Eles mantiveram o controle do território por quase vinte anos até 1910, quando uma gangue maior, os Birmingham Boys, liderados por Billy Kimber, os dominou. No entanto, apesar de terem desaparecido na década de 1930, o nome Peaky Blinders tornou-se sinônimo para qualquer gangue de rua em Birmingham.

Peaky Blinders
Divulgação

A vestimenta dos Peaky Blinders da vida real é a mesma da ficção

Um ponto interessante, e constantemente alvo de comentários dos fãs da série, é justamente a vestimenta do grupo Peaky Blinders. E neste ponto, acreditem, trata-se de uma inspiração completamente real por parte da ficção.

Em diversos textos sobre a sua existência, as vestimentas do grupo são descritas como “uma roupa de identificação, que incluía casacos personalizados e feitos à metida, sobretudos com lapela, coletes abotoados, lenços de seda, calças à boca de sino, botas de couro e boinas pontiagudas com pala”. Ou seja, basicamente uma descrição do que também podemos ver através da série em seus episódios.

É também destacado que o grupo era altamente organizado e funcionava com um sistema de hierarquia próprio.

A trama da série de sucesso Peaky Blinders

Ao contrário da origem verdadeira do grupo, datada do final do século XIX, na série os Peaky Blinders surgem em Birmngham, Inglaterra, somente no ano de 1919, sendo formada vários meses após o final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). 

A trama é centrada na ambição do líder da gangue inglesa, Thomas “Tommy” Shelby (Cillian Murphy), com o crescimento do grupo e suas ações passando a chamar atenção do major irlandês Chester Campbell (Sam Neill), um inspetor-chefe da RIC (Royal Irish Constabulary) de Belfast, Irlanda do Norte, que por sua vez é enviado por Winston Churchill ao local para limpar a cidade do Exército Republicano Irlândes (IRA) de comunistas, gangues e criminosos comuns. Na ocasião, Churchill ordenou que Campbell eliminasse as desordens e rebeliões em Birmingham.

A trama da série passa então a ser desenvolvida em períodos diferentes através das suas temporadas, mostrando a expansão da organização criminosa no Sul e Norte em 1921, mas com a família Shelby mantendo uma fortaleza criminosa em Birmingham. Foram vários momentos desenvolvidos, até a 5ª temporada, ambientada em 1929, mostrar o crash financeiro do ano em questão.

Na trama, quando Tommy Shelby é abordado por um político carismático com uma visão ousada para a Grã-Bretanha, ele percebe que sua resposta terá impacto não apenas no futuro de sua família, mas na de uma nação inteira.

Elenco da série Peaky Blinders
Divulgação

Elenco e produção

Desenvolvida para a BBC Two, a série Peaky Blinders foi criada por Steven Knight, conhecido por trabalhar em títulos como Taboo, Senhores do Crime, e Redenção. O mesmo também assume um cargo na produção executiva da série que conta com produção da Caryn Mandabach Productions e Tiger Aspect Productions.

Protagonizada por Cillian Murphy, a série ainda conta com um elenco formado Helen McCrory como Polly Gray, Paul Anderson interpretando Arthur Shelby, Finn Cole como Michael Gray, e Sophie Rundle como a intérprete de Ada Thorne, Natasha O’Keeffe como Lizzie Shelby, e Harry Kirton interpretando Finn Shelby. Sam Claflin  também está no elenco como o intérprete de Oswald Mosley.

Outros também que também fazem parte do projeto são Anya Taylor-Joy, Packy Lee, Jordan Bolge, Joe Cole, Charlie Murphy, e Emmett J scanlan. 

Além disso, também é válido destacar que a série já contou com grandes participações ao longo das suas temporadas. Uma das mais constantes é a de Tom Hardy (Venom, Mad Max: Estrada da Fúria) como o intérprete de Alfie Solomons: O líder de uma gangue judaica, em Camden Town.

Sam Neill, Annabelle Willis, e Tommy Flanagan, foram alguns dos nomes que também já passaram pela série ao longo das suas temporadas.

6ª temporada deve ser lançada em 2021

Como já destacado em uma ocasião anterior, a 6ª temporada de Peaky Blinders será lançada somente em algum momento de 2021. Inicialmente o seu lançamento chegou a ser apontado para algum momento no início do ano em questão, mas a mesma acabou tendo o seu desenvolvimento afetado por conta da pandemia de Coronavírus.

O diretor da série, Anthony Byrne, revelou em uma live há algumas semanas que a produção do novo estava no dia 23 de 78 das filmagens antes da sua paralisação.

Trailer da 5ª temporada, já disponível na Netflix:

Sobre a série Peaky Blinders

A temporada mais recente encontra o mundo turbulento pelo crash financeiro de 1929. Na trama, quando Tommy Shelby é abordado por um político carismático com uma visão ousada para a Grã-Bretanha, ele percebe que sua resposta terá impacto não apenas no futuro de sua família, mas na de uma nação inteira.

Confira também: 

* Peaky Blinders | Assista ao primeiro trailer da 5ª temporada

* Dark | 5 perguntas que serão respondidas na 3ª temporada

A 5 primeiras temporadas de Peaky Blinders já estão disponíveis na Netflix.

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada GeekAproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter e instagram.

-publicidade-

Notícias relacionadas

Peaky Blinders | Conheça o grupo criminoso que inspirou a série da Netflix
Marco Victor
Fundador do Jornada Geek e formado em Jornalismo, mas também um grande amante de filmes e antigo frequentador de locadoras. Outras paixões também existentes estão em Séries de TV, HQs, Games e Música. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Banda preferida? São muitas, mas Slipknot ocupa um lugar especial. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC apesar de ter no Batman e As Tartarugas Ninja como os seus heróis favoritos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

545,900FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
21SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,545SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: Peaky Blinders | Conheça o grupo criminoso que inspirou a série da Netflix
- publiidade -

Últimas Postagens

Sandman | Tom Sturridge é cotado para interpretar o protagonista

Com o seu desenvolvimento já confirmado há algum tempo, a série baseada nas HQs Sandman aos poucos vai ganhando a ganhar algumas novidades. E entre...

Novidades no Amazon Prime: Confira a lista com as estreias de outubro

Com o mês de setembro chegando ao seu final, o serviço de streaming Amazon Prime Vídeo aproveitou para revelar suas novidades para as próximas semanas....

15 filmes e séries de terror para assistir em outubro na Netflix

Como é de conhecimento, a Netflix já revelou há alguns dias a sua lista de filmes e séries que serão lançados em outubro no...

Alguém Tem Que Morrer | Confira o trailer completo da série

Com a sua data de estreia anteriormente confirmada para outubro, agora a série Alguém Tem Que Morrer, que contará com a atriz Ester Expósito (Elite) em...

The Boys in The Band | Conheça o novo filme da Netflix

Com o seu desenvolvimento anunciado há alguns meses, o filme The Boys in The Band foi lançado recentemente pela Netflix. E assim, como de costume,...

Firestarter | Zac Efron vai protagonizar o remake

Com novos títulos de Stephen King que vem ganhando espaço nos cinemas, agora é a vez de Firestarter ser destaque na mídia. E assim, as novidades...

Marvel 616 | Série documental do Disney+ ganha trailer legendado

Com o seu desenvolvimento anunciado há algum tempo pelo Disney+, agora a série documental Marvel 616 voltou a ganhar novidades. E como já era...

Uglies | Joey King vai estrelar no filme da Netflix

Apostando em seu catálogo original, a Netflix volta a ser destaque na mídia com novidades sobre seu novo filme Uglies. E assim, agora as novidades envolvem...