-publicidade-

-publicidade-

Missão: Impossível | 10 vezes que Tom Cruise dispensou os dublês

Missão: Impossível - Efeito Fallout está disponível na Netflix, enquanto o novo filme será lançado ainda em 2021.

Imagem promocional de Missão: Impossível: Nação Secreta
Divulgação

Protagonizada pelo astro Tom Cruise, a franquia Missão: Impossível foi iniciada nos cinemas em 1996. E mesmo tendo passado por altos e baixos ao longo da sua trajetória, os destaques dos últimos filmes mostraram novamente o seu poder nas bilheterias.

Entretanto, além de misturar os gêneros de espionagem e ação com uma grande eficiência, existe um outro ponto específico que sempre chamou atenção do público no lançamento de cada um dos longas: as cenas mirabolantes feitas pelo próprio Tom Cruise sem o uso de dublês.

Isso é algo que já se tornou uma espécie de marca para a franquia Missão: Impossível, passando assim a gerar inclusive grandes expectativas no público. E o melhor? Elas sempre foram alimentadas pelo astro justamente com a entrega de cenas cada vez mais impressionantes. E foi justamente pensando neste ponto que decidimos então listar algumas delas.

10 Cenas de Missão: Impossível em que Tom Cruise dispensou o uso de dublês 

Pendurado no telhado

Missão: Impossível Pendurado no Teto
Divulgação

Sendo indiscutivelmente a imagem mais icônica da franquia e uma das que fizeram Missão: Impossível se tornar um grande sucesso, a cena do rapel do telhado sem tocar no chão é uma das cenas de ação mais emocionantes dos anos 90.

Além disso, a mesma se tornou ainda mais marcante devido ao suor escorrendo pelo rosto de Tom Cruise. Essa mesma proeza acabou servindo como referência para o estilo da franquia de filmes, influenciando assim tudo o que estaria por vir no futuro. Contudo, é sempre válido citar que a cena em questão parece uma brincadeira de criança perto de todas as outras que foram feitas pelo seu astro.

A escalada

Missão: Impossível 2 a Escalada
Divulgação

Considerado o pior filme da franquia, Missão: Impossível 2 não foi tão memorável. Tinha um enredo chato, sem desenvolvimento de personagem e, na maior parte, a ação era completamente entediante. Contudo, foi também por conta disso que os filmes seguintes acabaram buscando se reinventar.

No entanto, a cena de escalada no início do filme é uma das acrobacias mais aterrorizantes que Cruise já fez – mesmo que seja completamente irrelevante para o enredo e esteja aparentemente lá por absolutamente nenhuma razão.

O ataque na ponte

O Ataque na ponte em Missão Impossível 3
Divulgação

Missão: Impossível III pode ter apresentado Cruise correndo muito, mas fora isso, ainda era bastante carente de acrobacias. O terceiro filme tinha o melhor vilão da franquia e um dos melhores enredos até aquele momento, mas havia apenas uma proeza emocionante digna de nota.

Ao correr ao longo da ponte, Tom Cruise correu o mais rápido que pôde e se chocou contra um carro. Ele repetiu a façanha várias vezes para ter certeza de que eles tinham a ena perfeita para isso também.

Escalando o Burj Khalifa

Escalando o prédio e Missão Impossível
Divulgação

Missão: Impossível 4 – Protocolo Fantasma foi dirigido por Brad Bird, o cineasta conhecido principalmente como o responsável pelas animações Os Incríveis e Os Incríveis 2. Foi neste ponto também que tivemos a oportunidade de assistir uma das acrobacias que começou a viralizar nas redes.

Apontado até hoje por alguns críticos como o melhor filme da franquia Missão: Impossível, o filme conta com uma cena em que Tom Cruise escala o prédio mais alto do mundo da maneira mais descontraída possível, e o resultado é tão hilário quanto emocionante.

Pendurado em um avião

Tom Cruise pendurado em um avião em Missão Impossível Nação Secreta
Divulgação

Missão: Impossível Nação Secreta já teria sido o melhor filme de toda a franquia em termos de acrobacias graças à perseguição de motos no Marrocos e ao assalto subaquático realizados ao longo da sua trama (e listados abaixo), mas o filme ainda contou com uma grande abertura que é apontada como uma das maiores façanhas realizadas por Tom Cruise até hoje.

Acontece que no início do filme o astro de Missão: Impossível não apenas pulou nas asas de uma colina para as asas de um avião em movimento, mas também se pendurou no avião enquanto ele literalmente decolava. Isso prova duas coisas: Tom Cruise é louco, mas também um dos melhores dublês de Hollywood.

A sequência de motos no Marrocos

Missão Impossível as motos em marrocos
Divulgação

A crescente presença de cenas envolvendo motos também se tornou uma das marcas da franquia Missão: Impossível ao longo dos anos, embora alguns achem que isso acabou virando uma dependência não muito interessante para os filmes.

No entanto, essas cenas ainda são emocionantes. Como a franquia começou a realizar suas acrobacias debaixo d’água e no ar, é revigorante ter uma cena de ação mais fundamentada. A melhor delas veio em Nação Secreta, sequência em que Cruise estava correndo por estradas sinuosas com os joelhos arranhando o asfalto em Marrocos.

A cena do assalto debaixo d’água

O Assalto subaquático em Missão Impossível Nação Secreta
Divulgação

Para realizar a cena do roubo subaquático em Nação Secreta, Tom Cruise prendeu a respiração por mais de seis minutos. O coordenador de dublês estava tão preocupado que os pulmões do ator fossem se encher de água, que ele o puxava para fora de cena.

Tom Cruise afirma que poderia ter continuado por mais tempo, mas não foi necessário, pois o resultado final na tela é muito intenso e facilmente o melhor momento do filme. E claro, é sempre bom ressaltar que o mesmo treinou de forma intensiva para realizar tal façanha. Inclusive, existem vídeos espalhados pelo Youtube mostrando isso.

O pulo entre prédios

O pulo entre prédios em Missão Impossível Efeito Fallout
Divulgação

Muitas pessoas podem não se lembrar, mas a filmagem de Missão: Impossível – Efeito Fallout foram interrompidas por algumas semanas por conta de uma única façanha realizada por Tom Cruise. O motivo? Bem, o astro quebrou o pé.

Enquanto gravava uma cena em que seu personagem aparecia correndo nos telhados em Londres, Cruise apenas deu um pulo programado no que parecia ser uma lacuna simples perto do que ele já havia feito, mas na ocasião ele acabou quebrando o tornozelo quando seu pé bateu contra o prédio seguinte. No final, ele então se machucou em uma cena menos acrobática do que costuma fazer.

A cena do helicóptero

A cena do Helicóptero em Missão Impossível Efeito fallout
Divulgação

Interpretado por Henry Cavill, a identidade de Lark é um dos plots mais fracos da franquia Missão: Impossível, pois fica claro na trama desde o início que ele é um agente duplo. Mesmo assim, resulta em uma das sequências mais épicas.

Como muitos se lembram, Efeito Fallout termina com uma batalha de helicóptero entre os dois superagentes. Cruise estava pilotando um dos helicópteros, pois treinou durante anos apenas para essa cena. E pra ficar melhor, ele também era o responsável por operar as câmeras internas do helicóptero, já que não caberia uma equipe inteira no mesmo para isso.

O salto HALO

O Salto Halo em Missão Impossível - Efeito Fallout
Divulgação

Embora o salto HALO provavelmente fosse extremamente seguro, poucas pessoas concordariam em fazê-lo, muito menos fazê-lo mais de 100 vezes, que é quantas vezes Tom Cruise aparentemente saltou de um avião para se preparar para o filme.

A cena do salto HALO que aparece em Missão: Impossível – Efeito Fallout é feita de três saltos diferentes que eles filmaram, e embora Tom Cruise receba muitos créditos por isso, o cinegrafista que saltou com ele também deve ser reconhecido como o verdadeiro herói da ocasião.

Confira também: 

* Missão: Impossível 7 e 8 são adiados pela Paramount Pictures

* Mais de 40 filmes que serão lançados em 2021

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.
Missão: Impossível | 10 vezes que Tom Cruise dispensou os dublês
Marco Victor
Fundador do Jornada Geek, formado em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (atualmente conhecido como UniAcademia), mas também um grande amante de filmes e antigo frequentador de locadoras. Outras paixões também existentes estão em Séries de TV, HQs, Games e Música. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC apesar de ter no Batman e As Tartarugas Ninja como os seus heróis favoritos.
- publicidade -

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

539,301FansLike
60,571FollowersFollow
22FollowersFollow
0FollowersFollow
20,278FollowersFollow
57SubscribersSubscribe
Missão: Impossível | 10 vezes que Tom Cruise dispensou os dublês

Últimas Notícias