Os anos passam, mas os livros de Stephen King continuam sendo trabalhados em adaptações cinematográficas. Entre os títulos, A Dança da Morte (The Stand) é um que está em desenvolvimento há anos, sendo que recentemente o seu diretor e roteiristas, Josh Boone (A Culpa é das Estrelas), acabou comentando sobre o andamento do projeto.
O assunto acabou sendo abordado no podcast Hollywood Babble-On de Kevin Smith. Na ocasião, Boone acabou falando sobre a ideia original em fazer um filme de três horas, mas também nas mudanças que estão surgindo atualmente. Segundo o próprio, tudo já estava pronto, o roteiro aprovado por King, mas a Warner abordou o autor para saber se ele não gostaria de dividir o projeto em vários filmes.
“Eu disse ‘Sim, p*rra!’. Eu amo meu roteiro, mas estava disposto a deixá-lo em um segundo pois desta forma você tem a possibilidade de fazer uma história ainda mais verdadeira”. afirmou Boone, para em seguida completar e informar a quantidade de filmes: “ Com isso, acho que faremos quatro filmes. Não posso revelar nada sobre o que será desenvolvido ou o que estará em cada filme. Direi apenas que vamos produzir quatro filmes e faremos A Dança da Morte no nível mais alto possível, com um elenco que vai explodir a cabeça de todos. Já conversamos com muita gente e temos pessoas em certos papéis que ninguém imagina. Estamos pensando em começar a rodar no próximo ano, possivelmente no segundo trimestre do ano“.
Os últimos rumores apontavam Matthew McConaughey com um dos possíveis nomes do elenco, ficando com o papel de Randall Flagg, personagem que simboliza o mal e quer causar o caos no mundo.
Na trama, após um erro de computador no Departamento de Defesa, um milhão de contatos casuais formam uma cadeia de morte: é assim que o mundo acaba. O que surge é um árido lugar, privado de suas instituições e esvaziado de 99% de sua população. Um lugar onde sobreviventes em pânico escolhem seus lados — ou são escolhidos por eles. Onde os bons se apoiam nos ombros frágeis de Mãe Abigail, com seus 108 anos de idade, e os piores pesadelos do mal estão incorporados em um indivíduo de poderes indizíveis: Randall Flagg, o homem escuro.
Scott Cooper, Ben Affleck e David Yates já estiveram no cargo de diretor, agora assumido por Josh Boone. Entretanto, com o passar do tempo, todos abandonaram o projeto por desentendimentos com a Warner Bros.