-publicidade-

CIVIFILMES | Colégio Civitatis promove festival de cinema independente

O cinema nacional continua crescendo ao longo dos anos, mas é sempre bom observar quando surgem alguns empreendimentos que buscam investir ainda mais na criatividade dos jovens. Um deles, do qual estamos sabendo há pouco tempo, é o CIVIFILMES – Festival de Cinema Independente do Colégio Civitatis.

movies film blue light background
movies film blue light background

O festival de cinema e a cerimônia de entrega do “Troféu Graça Aranha de Cinema Independente” caracterizam-se como a etapa de finalização anual do Projeto “Cinema em Debate”, iniciado há seis anos no Colégio Civitatis, e que tem por objetivos estimular a produção audiovisual independente em instituições de ensino públicas e privadas de todo o Brasil, bem como incentivar a participação de cineastas independentes a concorrerem em uma Mostra Competitiva de Cinema realizada na Zona Leste da cidade de São Paulo.

O projeto vem apresentando renovações ao longo dos anos e tem início dentro da própria instituição de ensino ao propor que alunos das quatro séries do Ensino Fundamental II e das três séries do Ensino Médio sejam protagonistas de produções audiovisuais, participando de todas as etapas do processo produtivo (escolha do tema, redação do roteiro, definição das locações, casting e preparação de atores, desenho dos figurinos, planejamento e execução das maquiagens, captação de áudio e vídeo, decupagem de cenas, edição e pós-produção e inscrição do filme em uma mostra competitiva).

Todos os anos, os alunos produzem um ou mais filmes no decorrer do ano letivo e se inscrevem no “CIVIFILMES – Festival de Cinema Independente do Colégio Civitatis”, evento através do qual inúmeras produções cinematográficas voltadas aos gêneros clipsmusicais, desenhos de animação, campanhas publicitárias, adaptações de obras literárias, documentários e filmes de curta, média e longa metragem, enviadas de várias partes do país e selecionadas por uma curadoria especializada, são exibidas ao público e a profissionais da área de cinema, que indicam os destaques para concorrerem ao “Troféu Graça Aranha de Cinema Independente”, prêmio entregue aos vencedores em uma cerimônia oficial que segue os moldes do Oscar e que tem como premissas coroar a iniciativa de futuros profissionais do setor cinematográfico, incentivar o ingresso de jovens talentos no mercado de produção audiovisual e formar público crítico dentre os amantes da sétima arte.

Nas cinco primeiras edições do evento, o festival registrou mais de 250 inscrições vindas de várias partes do país e exibiu cerca de 90 filmes. Só para a edição de 2015, o CIVIFILMES espera ultrapassar a marca de 100 inscrições, o que tornará a competição mais acirrada e agregará valor à qualidade dos filmes selecionados para exibição.

- publicidade-

Uma das maiores preocupações do “CIVIFILMES – Festival de Cinema Independente do Colégio Civitatis” e do”Troféu Graça Aranha de Independente”diz respeito à lisura e idoneidade dos eventos e, para atender a essa premissa, todos os anos convidamos profissionais especializados em produção audiovisual e que não tenham nenhuma ligação formal com os organizadores do evento para realizarem o julgamento dos filmes inscritos no festival.

Dessa forma, levando-se em consideração que o projeto supracitado prevê ações que propiciam o incentivo ao desenvolvimento de produções audiovisuais independentes e à formação de público crítico na área de cinema, além de possibilitar a descoberta de jovens talentos nos diversos setores envolvidos com o processo produtivo cinematográfico, conclui-se se tratar de uma iniciativa pública que atende aos anseios socioculturais da sociedade civil, bem como privilegia o acesso à cultura, ao lazer e ao entretenimento e, por essas razões, merece ser avaliada com respeito e dedicação pelas diferentes formas de mídia e meios de comunicação.

A participação é gratuita e contempla a inscrição de produções audiovisuais de todo o país nas modalidades clips musicais, animações, adaptações de obras literárias, campanhas publicitárias, documentários e filmes de curta, média e longa metragem. Podem participar do evento filmes que tenham sido produzidos por instituições de ensino públicas e privadas, universidades, alunos de oficinas e de coletivos audiovisuais e por cineastas independentes de todo o território nacional. Depois de submetidos a uma curadoria e à avaliação feita por profissionais do setor audiovisual, os filmes selecionados serão exibidos em uma mostra competitiva a ser realizada entre os dias 27 e 30 de outubro, e concorrerão ao “6º Troféu Graça Aranha de Cinema Independente”, que será entregue em cerimônia oficial no dia 31 do referido mês. Para ter acesso ao regulamento e à ficha de inscrição, consulte o blog do festival (http://civifilmes.wix.com/civifilmes), o site do colégio (www.civitatis.com.br) ou envie uma mensagem para o e-mail recepçã[email protected].

- publicidade -
- publicidade -
-publicidade-

Notícias relacionadas

CIVIFILMES | Colégio Civitatis promove festival de cinema independente
Marco Victor
Fundador do Jornada Geek e formado em Jornalismo, mas também um grande amante de filmes e antigo frequentador de locadoras. Outras paixões também existentes estão em Séries de TV, HQs, Games e Música. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Banda preferida? São muitas, mas Slipknot ocupa um lugar especial. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC apesar de ter no Batman e As Tartarugas Ninja como os seus heróis favoritos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

543,116FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
20SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,468SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: CIVIFILMES | Colégio Civitatis promove festival de cinema independente

Últimas Postagens

Nancy Drew | Assista ao teaser trailer da 2ª temporada

Com a sua estreia atualmente já definida para acontecer em janeiro, a 2ª temporada da série Nancy Drew voltou a ganhar novidades recentemente. E...

Van Helsing | James Wan irá produzir novo filme para a Universal Pictures

Mesmo com o adiamento de diversos projetos por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19), aos poucos continuam surgindo também anúncios no mercado hollywoodiano. E entre...

Vingador Tóxico | Peter Dinklage irá protagonizar o reboot

Mesmo com o adiamento de diversos projetos por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19), aos poucos continuam surgindo também anúncios no mercado hollywoodiano. E...

Gavião Arqueiro | Hailee Steinfeld confirma que será a Kate Bishop

Com o seu desenvolvimento definido há algum tempo, a série protagonizada pelo Gavião Arqueiro aos poucos vai ganhando cada vez mais novidades. E entre elas,...

Arrowverse | David Ramsey retornará como John Diggle nas séries do canal CW

Meses após o final de Arrow ter acontecido, as séries da DC agora anunciadas como parte do CWverse, anteriormente conhecido como Arrowverse, aos poucos...