Na semana passada surgiram diversos rumores apontando o cineasta Alfonso Cuarón como o diretor do spin-off de Harry Potter, Animais Fantásticos e Onde Habitam. Agora, o próprio revelou sua posição em entrevistas, negando a informação a agência de notícias EFE.
“Foi uma linda experiência para mim (dirigir Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban). Eu tenho muito amor por aquele universo e admiro de maneira tremenda JK Rowling, mas hoje, atualmente, projetos que precisem de muitos efeitos visuais não me atraem. Estou saindo de um processo de 5 anos fazendo efeitos visuais [Gravidade] e agora eu meio que quero limpar o meu paladar um pouco”, justificou o cineasta, vencedor do Oscar de melhor direção pelo filme Gravidade.
A trama de Animais Fantásticos e Onde Habitam adaptará o livro didático no mundo de Harry Potter, que cataloga 75 espécies de criaturas mágicas espalhadas pelos continentes.
Os filmes serão focados no personagem Newt Scamaner, seguindo as aventuras do mago em busca de conhecimento sobre os animais mágicos do universo bruxo. A história começará cerca de 70 anos antes dos acontecimentos de Harry Potter e a Pedra Filosofal, não tendo qualquer ligação direta com a trama que acompanha o jovem bruxo.
J.K. Rowling escreve o roteiro e terá controle criativo sobre a adaptação. A estreia do primeiro filme está prevista para 18 de novembro de 2016.