-publicidade-

A Maldição | 8 Livros de terror que poderiam inspirar a nova temporada

Nova temporada ainda não foi confirmada oficialmente pela Netflix.

Imagem promocional de A Maldição da Mansão Bly
Divulgação

Dois anos após o lançamento de A Maldição da Residência Hill, a série antológica da Netflix voltou a ser destaque por conta do seu novo novo arco de episódios. E claro, com isso também começam a surgir questões sobre seu futuro e teorias.

Como é de conhecimento, a nova trama da série trouxe uma história completamente diferente com A Maldição da Mansão Bly. O projeto desta vez utilizou o livro A Volta do Parafuso, escrito por Henry James, como a grande base para o seu desenvolvimento. E isso também nos abriu possibilidade para o futuro.

Afinal, qual será o próximo passado da série A Maldição em uma eventual 3ª temporada? Qual será o caminho escolhido por Mike Flanagan? Uma coisa parece certa: ele usará outro livro clássico de terror para isso.

Pensando em tal possibilidade, agora reunimos uma lista de livros e contos abaixo que poderiam seguir um outro principal precedente usado por Flanagan até o momento: uma história de fantasmas.

Confira abaixo 8 livros / contos que poderiam inspirar a nova trama de A Maldição 

O Castelo de Otranto

Imagem do livro O Castelo de Otranto
Divulgação

Já tendo sido adaptado anteriormente como uma animação, em 1977, a trama do livro O Castelo de Otranto seria uma aposta interessante para o novo ano de A Maldição. Ela acompanha a história de Manfred, senhor do castelo, e sua família. O livro começa no dia do casamento de seu doentio filho Conrad com a princesa Isabella. Pouco antes do casamento, porém, Conrad é esmagado e morto por um elmo gigante que cai do alto.

- publicidade -

O evento inexplicável é particularmente agourento à luz de uma antiga profecia de que “o castelo e o título de senhor de Otranto deixariam de pertencer à atual família se o proprietário real se tornasse grande demais para habitá-lo”. Manfred, temendo que a morte de Conrad sinalizasse o início do fim de sua linhagem, resolve evitar a destruição casando-se ele próprio com Isabella e se divorciando da atual esposa Hippolita, que não conseguiu lhe dar um herdeiro adequado.

Horror em Amityville

Imagem do filme Horror em Amityville
Divulgação

Em 1974, nos Estados Unidos, o jovem Ronald DeFeo Jr. assassinou brutalmente com uma espingarda sua família (pai, mãe e quatro irmãos), enquanto dormiam em suas camas. Sua explicação para a chacina é que ele estava agindo conforme a orientação de uma voz misteriosa que ordenava os assassinatos. Um ano depois, a imensa casa que serviu de palco para a carnificina, situada em Amityville, Long Island, recebeu novos moradores, a família Lutz, formada pelo casal George e Kathy, e os três filhos pequenos. Depois de apenas 28 dias, eles fugiram desesperados alegando a existência de entidades malignas assombrando a casa.

Ambas as histórias foram consideradas, por algumas pessoas, como “casos reais”, que inspiraram o autor Jay Anson a escrever um livro em 1977. O livro prende a atenção do leitor, narrando as terríveis experiências vividas pela família Lutz, e serviu de base para o roteiro de Sandor Stern na realização de um filme dois anos depois, chamado por aqui de “A Cidade do Horror”, dirigido por Stuart Rosenberg e estrelado por James Brolin e Margot Kidder como o casal Lutz.

Mesmo que já tenha passado por algumas adaptações ao longo dos anos, uma nova abordagem envolvendo o Horror em Amityville claramente também cercaria boa parte das inspirações para A Maldição.

O Iluminado

Imagem do filme O Iluminado
Divulgação

- publicidade -

3 pontos merecem ser destacados neste titulo clássico presente em nossa lista. O primeiro é que O Iluminado já foi adaptado no passado justamente por Stanley Kubrick. O segundo é que Mike Flanagan não ligou muito até o momento para o fato dos livros que serviram como base para A Maldição terem sido adaptados anteriormente, já o terceiro é o fato de que Flanagan dirigiu recentemente Doutor Sono. Ou seja, não seria um absurdo tal ideia para o futuro de A Maldição.

Na trama de O Iluminado, Jack Torrance, um escritor e um alcoólatra em recuperação, aceita um emprego como zelador fora de época de um hotel isolado chamado Hotel Overlook. Seu filho possui habilidades psíquicas e é capaz de ver coisas do passado e do futuro, como os fantasmas que habitam o hotel. Logo depois de se instalarem, a família fica presa no hotel por uma tempestade de neve e Jack torna-se gradualmente influenciado por uma presença sobrenatural; ele desaba na loucura e tenta assassinar sua esposa e filho.

A Casa Infernal

Imagem do livro A Casa Infernal
Divulgação

Lançado em 1971, e escrito por Richard Matheson, a trama de A Casa Infernal envolve principalmente quatro pessoas: Dr. Lionel Barrett, um físico com interesse em parapsicologia, sua esposa Edith e dois médiuns (Florence Tanner, uma espírita e médium mental, e Benjamin Franklin Fischer, um médium físico que havia sido enviado para a casa mal-assombrada 30 anos antes.).

Barrett, Tanner e Fischer são contratados pelo milionário moribundo William Reinhardt Deutsch para investigar a possibilidade de vida após a morte e resolver este caso com um limite de tempo de uma semana. Para isso, eles devem entrar na infame Belasco House no Maine, considerada a casa mais mal-assombrada do mundo. A casa é chamada de “Hell House” devido aos horríveis atos de blasfêmia e perversão que ocorreram sob a silenciosa influência e supervisão de Emeric Belasco.

Enquanto isso, outros mistérios podem ser encontrados na Hell House, como o suposto assassinato do filho de Emeric Belasco, Daniel Myron Belasco, e o enigma de por que a maioria das pessoas que entram na casa estão mortas ao final de sua visita.

Histórias de Fantasmas

Imagem do livro Histórias de Fantasmas
Divulgação

A estreia de Charles Dickens na literatura se deu com a publicação de contos em periódicos ingleses da época. O grande escritor vitoriano, conhecido pelos romances que abordam a problemática social e retratam as dificuldades da infância, tinha um gosto especial por fenômenos sobrenaturais e histórias de fantasmas, especialmente as natalinas.

Treze delas, incluindo “Fantasmas de Natal”, conhecidas por muitos como a adaptação Um Conto de Natal, estão reunidas no livro Histórias de Fantasmas. Dickens, como mestre que foi – reconhecido por nomes como George Orwell e Hans Christian Andersen –, trabalha as tênues fronteiras da loucura e da sanidade e cria histórias lúgubres vividas por pessoas comuns, surpreendendo até os mais incrédulos em seus contos.

São eles: “O sinaleiro”, “Manuscrito de um louco”, “A história do caixeiro-viajante”, “A história dos duendes que seqüestraram um coveiro”, “A história do tio do caixeiro-viajante”, “O barão de Grogwig”, “Uma confissão encontrada no cárcere à época do rei Carlos II”, “Para ser lido ao anoitecer”, “O julgamento por assassinato”, “Uma criança sonhou com uma estrela”, “Fantasmas de Natal”, “A noiva do enforcado” e “Visita para o sr. Testante”.

A Queda da Casa de Usher

Capa do conto A Queda da Casa de Usher
Divulgação

Publicado pela primeira vez em 1839, o conto A Queda da Casa de Usher foi escrito pelo lendário Edgar Allan Poe.

A história começa com um narrador sem nome que chega na casa de seu amigo, Roderick Usher, tendo recebido uma carta dele em uma parte distante do país queixando-se de uma doença, e pedindo sua ajuda. Quando ele chega, o narrador observa uma fina rachadura que se estende a partir do telhado, na parte da frente do edifício até o lago.

Acontece que Roderick Usher acredita que sua família foi amaldiçoada com uma incurável loucura. Esta convicção o leva a tentar impedir de todas as maneiras o casamento de sua irmã Madeline com o noivo Winthrop, a fim de evitar a continuidade da herança maldita. A partir de então, ao longo da sua história, diversos acontecimentos inexplicáveis passam a cercar os personagens com Usher chegando a afirmar ao narrador que acredita que a casa em que vive pode estar viva.

A Casa Evitada

Imagem do conto A Casa Evitada
Divulgação

A Casa Evitada” é um conto de horror do autor norte-americano H. P. Lovecraft, escrito de 16 a 19 de outubro de 1924. Foi publicado pela primeira vez na edição de outubro de 1937 da Weird Tales.

Lovecraft molda um novo conceito de casa assombrada, num relato de suspense sobre uma antiga residência centenária cuja essência parece infectar e até mesmo matar aqueles que vivem dentro de suas paredes. Ervas estranhas crescem no quintal, e há algo sinistro no porão, escondido e à espreita. Dois homens decidem passar a noite na casa para investigar as possíveis forças sobrenaturais que lá habitam. Estariam eles aptos a tão sinistra missão?

A Casa Evitada do título do conto escrito por H.P. Lovecraft é baseada em uma casa real em Providence, Rhode Island, construída por volta de 1763 e ainda de pé na 135 Benefit Street. Lovecraft estava familiarizado com a casa porque sua tia Lillian Clark viveu lá em 1919/20 como companheira da Sra. H. C. Babbit. No entanto, foi outra casa em Elizabeth, New Jersey, que realmente obrigou Lovecraft a escrever a história. Como ele escreveu em uma carta:

Na esquina nordeste da Bridge Street e Elizabeth Avenue é uma terrível casa velha – um lugar infernal onde atos negros da noite devem ter sido feitos no início de 1700 – com uma superfície enegrecida sem pintura, telhado anormalmente íngreme e um vôo externo de escadas que conduzem ao segundo andar, sufocantemente envolto em um emaranhado de hera tão densa que não se pode deixar de imaginá-la amaldiçoada ou alimentada por cadáveres.

Isso me lembrou da Casa Babbit na Benefit Street…. Mais tarde, sua imagem ressurgiu com vivacidade renovada, finalmente me levando a escrever uma nova história de terror com sua cena em Providence e com a Casa Babbit como base.

Os Sonhos na Casa da Bruxa

Capa do Livro Os Sonhos na casa da bruxa
Divulgação

Os Sonhos na Casa da Bruxa é mais uma história de horror de H.P. Lovecraft, publicada pela primeira vez em 1933 na Weird Tales. O conto é considerado como parte do Mitos de Cthulhu.

A história segue Walter Gilman, um estudante de matemática na Universidade Miskatonic, que aluga um quarto no sótão de uma antiga casa em Akham que, segundo rumores, é amaldiçoada e assombrada pelo espírito de uma bruxa, Keziah Mason, que viveu lá e que desapareceu misteriosamente de uma prisão em Salem em 1692.

Através de sonhos cada vez mais aterradores, ele tem visões de Keziah Mason e seu servo (uma criatura semelhante a um rato chamada de Brown Jenkin), além de criaturas estranhas, projetadas em dimensões sobrenaturais, que lhe oferecem o conhecimento além do alcance da ciência humana, mas a um custo terrível.

Bônus para o futuro de A Maldição

Além destes títulos citados acima, outras possíveis histórias que poderiam ser aproveitadas por Mike Flanagan para o desenvolvimento de A Maldição seriam Estranha Presença, escrito por Sarah Waters, além também de Contos de Fantasmas, escrito por Daniel Defoe. Outra possibilidade seria a obra completa de O Chamado de Cthulhu e Outros Contos, escrito por H.P. Lovecraft. Por último, a biografia de Sarah Winchester e a maldição da sua mansão também poderiam ser interessantes para uma temporada.

Sobre a série A Maldição da Mansão Bly

A Maldição da Mansão Bly é ambientada principalmente em 1987, acompanhando a história da revigorante tutora americana Dani Clayton (Victoria Pedretti, a mesma intérprete de Nell em Residência Hill), uma jovem que espera escapar de seu próprio passado doloroso trabalhando na mansão imponente cuidando das crianças Wingrave – Miles volátil (Benjamin Evan Ainsworth, 11) e a alegre Flora (Amelie Bea Smith, 9).

Victoria Pedretti foi confirmada anteriormente no elenco do novo ano como a intérprete de Dani, a governanta responsável por cuidar de duas crianças incomuns. Por sua vez, o ator Oliver Jackson-Cohen viverá Peter, um jovem charmoso que mora na Mansão Bly e fará a vida de todos mais difícil no local. Henry Thomas e Kate Siegel também foram confirmados no novo ano, mas sem detalhes revelados sobre seus personagens.

Catherine Parker (Doutor Sono)T’Nia Miller (Years and Years)Rahul Kohli (Supergirl)Amelia Eve, Benjamin Ainsworth Amelie Smith também estão no elenco da temporada.

Mike Flanagan assume a direção, roteiro e produção executiva do projeto, assim como na primeira temporada. Além disso, Steven Spielberg é um dos produtores através da Amblin TV. Trevor Macy, Darryl Frank e Justin Falvey também assumem cargos como produtores executivos da série.

A Maldição da Mansão Bly já está disponível na Netflix.

Quer saber mais? Confira também: 

* 6 Curiosidades sobre A Maldição da Mansão Bly

Os Fantasmas escondidos em A Maldição da Mansão Bly

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter e instagram.
-publicidade-

Notícias relacionadas

A Maldição | 8 Livros de terror que poderiam inspirar a nova temporada
Marco Victor
Fundador do Jornada Geek e formado em Jornalismo, mas também um grande amante de filmes e antigo frequentador de locadoras. Outras paixões também existentes estão em Séries de TV, HQs, Games e Música. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Banda preferida? São muitas, mas Slipknot ocupa um lugar especial. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC apesar de ter no Batman e As Tartarugas Ninja como os seus heróis favoritos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

542,963FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
21SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,467SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: A Maldição | 8 Livros de terror que poderiam inspirar a nova temporada

Últimas Postagens

Warner na CCXP Worlds | O que sabemos sobre o painel que ocorre no domingo

Meses após o seu anúncio realizado, a CCXP Worlds finalmente chegou ao público neste final de semana em uma versão completamente virtual. E desta...

Monster Hunter | Cena inédita do filme é divulgada na CCXP Worlds

Com o seu desenvolvimento confirmado há meses, o filme baseado na franquia de games Monster Hunter está cada vez mais próximo de chegar aos cinemas. E assim, uma...

Mulher-Borracha | Warner está desenvolvendo filme baseado em personagem da DC

Com diversos projetos da DC atualmente em desenvolvimento, aos poucos vão também surgindo outras novidades. E entre elas, a mais recente envolve uma adaptação...

Naomi | Adaptação de HQ está sendo desenvolvida por Ava DuVernay

Começando a ser destaque na mídia, a adaptação televisiva de Naomi é alvo de novidades. E assim, as mais recentes envolvem o anúncio do...

Paramount na CCXP Worlds | Confira a programação do painel do estúdio

Após muitas expectativas ao longo das últimas semanas e diversos anúncios, a CCXP Worlds finalmente começou nesta sexta-feira, 04 de dezembro. E com isso,...