-publicidade-

A Máquina de Contar Histórias | LITERATURA

A Máquina de Contar Histórias

Maurício Gomyde já tinha livros publicados, um blog frequentado, outros tantos que comentavam seu trabalho, uma logomarca e, posso chutar, fã-clube. O que faltava? Uma editora. Não falta mais. Com A máquina de contar histórias, Gomyde traz seu quinto livro aos leitores, primeiro na Novo Conceito, no selo Novas Páginas.

A história começa com um impacto e deixa o leitor na expectativa pelo que virá: um escritor famoso em meio a uma de tantas festas que frequenta para o lançamento de seu mais novo sucesso. No dia seguinte, mais que a ressaca, uma lista de ligações não atendidas e a pressa de voltar para casa. Quando chega, mais que um abandono, encontra três.

Vinícius, o escritor, sempre foi apaixonado por Viviana, arquiteta de sua casa e apoiadora de seus planos. A esposa, no entanto, sofreu por mais de quatro anos com uma leucemia diagnosticada tardiamente, e quando ele volta para o enterro encontra a rejeição das duas filhas: Valentina, de dezesseis anos, e Vida, tão pequena que logo deixa o vazio ser preenchido pelo pai. Mas não Valentina.

A fantástica Família V, ou o que sobrou dela, precisa se reconstruir, e este é o grande desafio do escritor ausente, que sequer leu o livro que a filha escreveu sob os auspícios da mãe. Por mais que ele saiba das filhas, nunca é suficiente, pois a jornada do escritor sempre esteve à frente das obrigações de pai. No dia em que busca as filhas no colégio ou as acorda de manhã, Vinícius descobre um mundo novo. Mas não seria tarde demais?

Gomyde conta a busca dessa máquina de contar histórias que se tornou Vinícius, autor de romances perfeitos, traduzidos em várias línguas, mas que desconhece os verdadeiros sentimentos vividos por seus personagens. Entre diálogos e viagens, o livro trata das relações familiares, pontuadas por conceitos de escrita criativa, os quais conduziram a formação de Vinícius desde seus dezesseis anos.

- publicidade-

Se por um lado o livro passa por vários clichês, ele se mostra coerente com a narrativa, que justifica o uso de fórmulas para envolver o leitor e levá-lo às lágrimas. A leitura é fácil, com trechos bem narrados e diálogos talvez pouco naturais, mas envolve. Traz, além das noções de escrita, referências históricas, geográficas, musicais e gastronômicas, o que faz da viagem pelas letras de Gomyde um exercício de cultural.

Ao seu público, adolescente, fica o desafio de conhecer de Beatles a Blitz, de Ramones a Ultraje a Rigor. De entender a importância de Davi, de Michelângelo, e aprender trechos de Shakespeare em contextos da própria narrativa. O leitor esperto anotará as referências para continuar nas leituras, nas pesquisas, e fará de A máquina de contar histórias um guia para novos espaços culturais.

O livro é, acima de tudo, uma história de perdão, ou pelo menos por sua busca. Pode um pai ausente por tantos anos voltar a ser pai? A morte da mãe é o condutor da trama, que envolve algumas cenas divertidas e outras tristes, momentos previsíveis e conversas inusitadas. Algumas deixas do início vêm transparentes, prontas para seu desenrolar planejado e o fechamento adequado a uma história que tem ensinamentos a passar.

- publicidade -

E enquanto Vinícius e Valentina duelam para resolver problemas, a verdadeira sabedoria está em Vida, a pequena, que vê tudo com simplicidade, com os traços mais objetivos, com o entusiasmo da criança. O livro traz esses traços e sua leitura, como aconselhada por Vinícius, faz com que se queira virar a página.

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

543,452FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
20SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,480SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: A Máquina de Contar Histórias | LITERATURA

Últimas Postagens

9 séries da Marvel Studios que serão lançadas pelo Disney Plus

Iniciado em 2008, com o lançamento de Homem de Ferro, o Universo Cinematográfico da Mavel Studios (ou MCU) acabou se tornando um dos projetos...

Disney Plus: Um guia completo sobre a plataforma de streaming

Meses desde o seu lançamento nos EUA, a plataforma de streaming Disney Plus finalmente chegou ao Brasil na última terça-feira, dia 17 de novembro....

Natal com Dolly Parton | Conheça o novo filme natalino da Netflix

Com o seu desenvolvimento confirmado há alguns meses, agora o filme Natal com Dolly Parton foi lançado recentemente pela Netflix. E assim, agora reunimos...

Predador | Dan Trachtenberg vai ser o diretor do 5º filme

Começando a ser alvo de novidades, o 5º filme da franquia Predador volta a ser destaque na mídia. E assim, agora o anúncio envolve o...

Stranger Things | Robert Englund entra para o elenco da 4ª temporada

Atualmente em filmagens para a sua 4ª temporada, a série Stranger Things volta a ser destaque na mídia. E assim, agora as novidades voltam a...