-publicidade-

HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO

HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO
Harry Potter e o Cálice de Fogo

O ano era 2001, e o mundo mais uma vez estava ansioso para voltar ao mundo mágico que a escritora  J.K. Rowling havia apresentado aos seus leitores. Agora, tudo parecia ficar um pouco mais intenso, pois como a própria autora havia informado, estávamos exatamente no meio de toda a história que ela pretendia contar. Mas, o filme chegou aos cinemas apenas em 2005, porém com a mesma expectativa que girou em torno do seu lançamento em livros, ou até mesmo maior. Afinal, aqui o mal tomaria forma nas telas do cinema.

Hoje vou continuar falando de HARRY POTTER, e o filme dessa vez é O CÁLICE DE FOGO.

Esse é com certeza um filme mais sómbrio que os três primeiros, e a sua narrativa mostra exatamente isso. Dessa vez não começamos a acompanhar Harry logo no começo, mas sim uma casa gigantesca que é vigiada por um senhor de idade que ao ver uma luz acesa acha que são garotos que invadiram novamente a mansão. Ele vai verificar, ver um movimento suspeito e percebe que uma cobra esta passando perto de suas pernas, olha para um cômodo e ver dois homens reverenciando alguem em uma poltrona que vira-se rapidamente e uma luz verde saí de uma varinha.

Harry Potter é acordado por Hermione na casa dos Weasley. A partir daqui voltamos a acompanhar o bruxo novamente. Eles estão indo para algum lugar, no qual o Sr. Weasley não quer revelar, eles chegam em um ponto onde encontram um amigo de Arthur e o seu filho Cedrico Diggory (Robert Pattinson). Todos vão até uma chave de portal e tocam o objeto, quando se dão conta eles estão caindo em um gramado, haviam chegado ao campo da Copa Mundial de Quadribol. Todos vão para o jogo e após o termino quando Fred e George estão brincando com Rony quando explosões começam a acontecer. Eram os comensais da morte que haviam aparecido após tanto tempo. Os seguidores de Lord Voldemort começaram a queimar tudo e as pessoas apavoradas sairam correndo do local, Harry acaba se perdendo e desmaia com uma pancada no rosto, quando acorda vê alguem soltando a marca negra e fugindo.

HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO
Hermione começa a sentir algo por Rony

Quando o Sr Weasley chega ao local Harry conta o que viu e os aurores vão pelo cminho que ele indica. Todos voltam normalmente para Hogwarts e Hermione fala para Potter que ele deve contar o que viu para Sirius. Eles chegam na escola e o diretor Alvo Dumbledore e é anunciado o torneio tribruxo, envolvendo mais duas escolas: Beauxbatons e Durmstrang. Cada uma vai ter um representante. Porém existem regras e menores de 17 anos não podem se escrever no torneio e o sorteio vai ser feito através do Cálice De Fogo, um objeto mágico que escolhe os representantes do torneio. Porém, algo misterioso acontece e após a escolha de Fléur Delacour (Clemence Poésy), Vítor Krum (Stanislav Lanevski), o representante de Hogwarts Cedrico Diggory, o nome de Harry Potter saí misteriosamente do objeto fazendo com que ele seja o quarto escolhido para o evento.

O torneio tribruxo é conhecido no mundo da mágia por ser um camepeonato mágico muito perigoso, foi interrompido uma época porque alguns dos seus participantes chegaram a morrer. Porém, com as novas regras de idade os organizadores acreditavam que nada de mal poderia acontecer, já que os alunos escolhidos eram mais experientes e não alunos que queriam apenas mais um pouco de aventura. A participação de Harry é vista o tempo todo no filme como uma fraude, e o garoto sofre muito com isso, a ponto de discutir com o seu melhor amigo. Potter, porém não tem escolha e vai ter que enfrentar três missões muito perigosas para vencer o torneio.

- publicidade-

Harry supera as expectativas e calunias, faz as pazes com Rony e  chega como um dos favoritos para a prova final do torneio. Nessa prova eles vão entrar em um labirinto onde o medo pode ser o seu maior inimigo. Muitas coisas acontecem no labirinto, porém a mais perigosa acontece quando Harry e Cedrico pegam a taça juntos e vão parar em um cemitério. É nesse local que o jovem bruxo vê o mal em pessoa aparecer em sua frente. Alguem morre, Lord Voldemort (Ralph Fiennes) ressurge através de um feitiço ministrado por Rabicho e convoca os seus comensais da morte. Harry consegue escapar, descobrem na escola que existe um comensal infiltrado e Potter termina o ano com a certeza de que tudo mudou.

HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO
Lord Voldemort finalmente aparece

O filme foi muito bem filmado, isso é uma coisa certa para se falar.  Porém, as mudanças mais uma vez incomodam em sua adaptação. Cenas que não existem nos livros foram inseridas e algumas que seriam muito interessantes em ver nas telas foram cortadas. O maior exemplo disso é a única aparição de Sirius Black no filme, sendo que no livro Harry e seu padrinho se encontram várias vezes durante o ano letivo no povoado de Hogsmead. Lógico que existem pontos positivos, e a atuação de Ralph Fiennes como Lord Voldmort, a de Brendan Gleeson, como o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Alastor Moody. Atuações brilhantes e convincentes para os fãs da série. Algo entre Rony e Hermione começa a acontecer e é por vezes engraçado. Se eu for fazer um balanço Harry Potter e o Cálice de Fogo ficou muito interessante mesmo com tantas mudanças. O que é algo bem dificil de se fazer.


- publicidade -


Até a próxima resnha.

-publicidade-

Notícias relacionadas

HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO
Marco Victor
Fundador do Jornada Geek e formado em Jornalismo, mas também um grande amante de filmes e antigo frequentador de locadoras. Outras paixões também existentes estão em Séries de TV, HQs, Games e Música. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Banda preferida? São muitas, mas Slipknot ocupa um lugar especial. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC apesar de ter no Batman e As Tartarugas Ninja como os seus heróis favoritos.

1 COMENTÁRIO

  1. Eu já te disse que és o meu mestre de criticas pois já? 😀

    Confesso que fiquei descontente com a adaptação que fizeram deste filme. Não sei o que dizer. Sinceramente, gostei das representações de todos os actores (Ralph Fiennes como Voldemort está fantástico) mas não gostei de algumas mudanças que fizeram. Na minha opinião, as pessoas que não leram os livros pois ou não tiveram oportunidade ou porque simplesmente dá muito trabalho, devem ter ficado sem perceber algumas coisas. As cenas estavam bem mas a sequência e a mudança de cena, eu nem sei bem como chamar,… algumas cenas pareciam coladas. A montagem é isso… não gostei muito da montagem do filme. Havia certas coisas que os próprios personagens falavam e que nunca tinham aparecido em momento algum do filme e portanto as pessoas ficavam sem saber onde é que aquilo apareceu para estarem a falar nisso ou porque motivo.

    Bom,é um bom filme. Tal como tu dizes: é Harry Potter e está tudo dito. Mas se formos a ver mais a fundo, há muitas mudanças que tornaram estranha a adaptação.

    Beijo*

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

543,072FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
20SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,467SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO

Últimas Postagens

Heart of Stone | Gal Gadot vai estrelar na franquia

Começando a ganhar destaque na mídia, a franquia Heart of Stone é alvo de novidades. E assim, a mais recente envolve o anúncio da sua...

Firefly Lane | Série ganhar teaser e data de estreia

Dando início a sua campanha promocional através de vídeos, a série Firefly Lane é alvo de destaque na mídia. E assim, a produção teve seu...

Warner vai lançar todos os seus filmes de 2021 no HBO Max simultaneamente

Após um grande período de adiamentos por conta da pandemia de Coronavírus, aos poucos os estúdios vão elaborando novos planejamentos de lançamentos. E entre...

O Senhor dos Anéis | Amazon anuncia novos nomes para o elenco da série

Com a sua produção já tendo sido retomada há semanas nos na Nova Zelândia, agora a série O Senhor dos Anéis aos poucos vai...

A Escavação | Assista ao trailer do filme com Ralph Fiennes

Com o seu desenvolvimento já confirmado há algum tempo, agora o filme A Escavação, estrelado por Ralph Fiennes e Carey Mulligan, teve o seu...