HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA 1
Poster Harry Potter e a Câmara Secreta

Em 1997, o mundo viu um fênomeno literário nascer, em 2001 ele foi adaptado para os cinemas e em 2002 a continuação dessa grande saga estreiou nas grandes telas da sétima arte. A história do bruxo e seus amigos estava novamente em foco ao redor do mundo. Enquanto alguns esperavam apenas o lançamento do filme por ele ter se tornado uma febre cinematográfica, outros esperavam também a continuação nos livros. Isso que sempre foi interessante nessa história. Esperar dois lançamentos distintos em meios de entretenimento diferentes.

Afinal, nos cinema era a estréia de HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA.

No segundo ano que acompanhamos a história de Harry, ele esta passando as férias com seus tios. O jovem porém parece infeliz e logo descobrimos o porque, ele não recebeu notícias de seus amigos, nenhuma única carta. Sua coruja Hedwiges esta presa, e seu tio tem uma reunião de negócios, mas quer esconder a existência do garoto. A noite durante a reunião Potter recebe a visita do elfo doméstico Dobby e descobre que  ele escondeu suas correspondências. Além disso, ele que impedir o seu retorno para hogwarts independente do que tenha que ser feito para isso. O pequeno Elfo faz mágia e Harry acaba levando a culpa. Seu tio coloca grades em seu quarto, várias fechaduras e diz que o garoto nunca mais voltará para a sua escola.

Na notie do seu 12° aniversário Harry Potter acordou com uma claridade em seu rosto, uma luz estava se aproximando rapidamente. Foi então que ele finalmente percebeu que era um carro voando e que seu amigo Rony Weasley e seus irmãos Fred e Jorge estavam dentro do veiculo. Eles arrancaram as grades e assim harry conseguiu escapar de sua “prisão”. Harry passou o resto das férias na casa dos Weasley`s, foram até o beco diagonal comprar os novos materiais, onde Harry conheceu Lucius Malfoy( Jason Isaacs), em seguida arrumaram tudo para embarcar no expresso de Hogwarts. Porém, no momento do embarque Harry e Rony não conseguiram atravessar a passagem que leva para a plataforma de embarque. Rony então tem a idéia de usar o carro voador de seu pai, e assim eles em meio de uma pequena aventura chegam até a escola.

HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA 2
Rony e sua varinha quebrada

Ambos ganham uma detenção, porém a professora Minerva Mcgonagall decidi escrever para suas famílias. O ano havia apenas começado e eles ja tinham uma detenção. A detenção de Harry é ajudar o professor Gilderoy Lockhart a autografar postais de suas fãs, ele é um bruxo famoso que é obecedado pela sua fama e aceitou o cargo de Quirrell após a sua morte para lecionar na escola. Enquanto Potter cumpria a sua detenção ele ouviu algo, e quando liberado os sussurros voltaram na sua cabeça. Harry não sabia se estava tendo alucinações ou se era real, afinal apenas ele ouvia. Ele se encontrou com Rony e Hermione e eles sairam em busca do que seu amigo estava ouvindo. Eles encontraram a gata do zelador petrificada, com uma mensagem de que a câmara secreta havia sido aberta escrito na parade com sangue.

Os dias se passaram e os alunos passaram a ter aulas de duelos, logo na primeira aula um moneto único na série, Harry x Draco Malfoy. A idéia era que eles usassem apenas feitiços para desarmar, mas ambos passam a atacar e Malfoy conjura uma cobra, Harry fala com a cobra e acaba descobrindo que é ofdioglota. Todos passam a pensar que ele pode ser descendente de Sonserina, e que pode ter sido ele quem abriu a câmara secreta, já que essa era escondida,e apenas Salazar Sonserina sabia de sua localização segundo as lendas que rondavam a escola. Harry, Hermione e Rony desconfiam que Malfoy pode estar envolvido e eles decidem quebrar regras para descobrir o que ele pode saber. Juntos, acabam conseguindo algumas informações importantes. Entre elas, as de que a câmara fora aberta alguns anos atrás.

Após todas as descobertas, os 3 continuam buscando pistas, acabam um dia passando perto do banheiro e encontram o fantasma da murta que geme desesperada. Alguem havia jogado um livro e ele passou por ela caindo em seguida no chão. Harry pega o livro e decidi examina-lo. O que ele não esperava era que o livro iria responder suas perguntas, levou ele para o passado e mostrou para ele um possível suspeito para o mistério. Harry sabia que essa pessoa não mentiria para ele. O problema é que Hermione foi atacada e petrificada, estavam apenas ele e Rony precisando solucionar o mistério sozinhos. Assim, eles foram atrás de conversar com essa pessoa. Porém, foram enterrompidos e o bruxo, junto com o professor Dumbledore foram afastados da escola. Eles ainda conseguiram uma dica. Sigam as Aranhas e assim fizeram. Os 2 foram até a floresta, descobriram que o suspeito, ele criava uma aranha gigante e o monstro era algo que elas temiam. Eles começam a ler o que Hermione deixou na folha e descobrem que o encanamento estava sendo usado para a criatura se movimentar. Nesse momento descobrem que ela atacou novamente.

A vítima foi a irmã mais nova de Rony. Gina Weasley, Gilderoy fica encarregado de entrar na câmara, porque sempre disse que sabia a entrada, eles vão atrás do professor e descobrem que ele era uma fraude. Harry acaba entendendo tudo e fica sabendo onde é a entrada, fala a lingua das cobras e eles entram na câmara, lá ele descobre que o diário era uma memória de Tom Riddle, mais conhecido como Lord Voldemort. Ele enfrenta o monstro, Fowkes, a fênix de Dumbledore traz o chapeú seletor e dele saí a espada de Grifinória, ele mata a criatura e fica ferido. Poderia ser o seu fim, mas lágrimas de fênix são curativas e fawkes chora em Harry e ele fica bem. Todos retornam, mas Lockhart perde a memória antes da batalha do jovem bruxo porque tentou usar uma mágia contra memória usando a varinha de Rony que estava quebrada desde o começo do ano, quando ele e Harry usaram o carro voador. Mais um ano acaba em Hogwarts, com todos recuperados após a professora Sprout ministrar uma poção de mandraguras para acabar com o feitiço de petrificação.

HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA 3
Tom Riddle = Lord Voldemort

Esse pra mim é um dos filmes mais fiéis a saga de Harry Potter. Porém, é um dos livros mais devagar em minha opinião, acho que pode ser o fato de ser bem mais sombrio que o primeiro, porém não pode mergulhar totalmente em uma história sómbria. O ponto forte é que aqui conhecemos alguns personagens interessantes, como o elfo doméstico Dobby que pertence a família Malfoy. Harry o liberta no final da história e ele fica eternamente agradecido com isso, chegando a salvar o jovem das mãos de Lucio Malfoy, outro personagem bem interessante durante a saga de Potter. A verdade é que entre pontos altos e baixos, A CÂMARA SECRETA é uma história de Harry Potter, então é difícil não encantar pelo menos um pouco.

Por hoje é isso…
Até mais.