It: Capítulo 2 | Crítica

Filme já está em exibição nos cinemas brasileiros.

publicidade:
It: Capítulo 2 clube dos perdedores
Divulgação

Classificação:

Nota ótimo

Escrito por Stephen King, e tendo sido lançado em 1981, o livro It: A Coisa é considerado uma das maiores obras na carreira do renomado autor. A publicação inclusive chegou a ganhar uma minissérie na década de 90. Anos depois a Warner então resolveu trabalhar em uma nova adaptação do título, desta vez com um lançamento cinematográfico, com a sua primeira parte chegando aos cinemas em 2017 repleta de destaque e elogios da crítica e público. Agora, dois anos depois, o final da história sobre o embate do clube dos perdedores contra criatura Pennywise chega aos cinemas em It: Capítulo 2

Como explicado na primeira parte da adaptação, a trama aborda o fato de que a cada 27 anos o mal revisita a cidade de Derry, Maine. Acontece que a maioria dos membros do clube dos perdedores deixou a cidade, misteriosamente também esquecendo do juramento que fizeram de derrotar Pennywise caso ele voltasse para aterrorizar a sua cidade. Acontece que Mike Hanlon ficou no local, sendo então o responsável por convocar o retorno do grupo à sua cidade natal com um único objetivo: derrotar de uma vez por todas esta criatura maligna.  

A trama de It: Capítulo 2 começa fazendo as introduções necessárias, situando a vida de cada membro do clube dos perdedores, para só então seguir para o seu objetivo envolvendo o seu objetivo. E isso ocorre de forma rápida, eficiente e certeira pelas mãos de Andy Muschietti. O cineasta apresenta desde o início um total controle sobre a sua adaptação, e continua mostrando isso ao espectador através de toda a evolução da trama e as suas mudanças que vão acontecendo.

Para completar, além de uma direção decidida, o longa também mostra todos os seus outros aspectos de produção bem conectados. Fotografia, trilha sonora, maquiagem, efeitos e desenvolvimento fazem completo sentido dentro da proposta que é apresentada ao longo das cenas.

It: Capítulo 2 clube dos perdedores
Divulgação

Intercalando momentos do passado e presente através da sua trama, It: Capítulo 2 acerta até mesmo em suas histórias pessoais e paralelas envolvendo cada um dos seus protagonistas. Desde a primeira cena em que estão juntos o elenco adulto também apresenta uma química interessante, relembrando até mesmo as versões mais jovens dos seus personagens de uma forma fiel e muito interessante. Trata-se realmente de um estudo incrível por parte de cada um dos envolvidos, com o filme buscando atingir o público justamente através dos mesmos aspectos que fez o seu primeiro capítulo ter tanto sucesso.

Encabeçados por James McAvoy e Jessica Chastain, a versão adulta do clube dos perdedores é realmente incrível em cena. Contudo, destaques existem. E por mais que o público tenha os dois citados como os líderes de tal projeto e abordagem, é através de Bill Hader que encontramos realmente um destaque de grande talento ao longo de toda a história. Com uma subtrama altamente interessante e recheada de conflitos, Richie se mostra uma peça tão fundamente quanto Bill e Beverly parra o clube dos perdedores.

E obviamente, por mais que o destaque caia sobre os três nomes citados, o elenco adulto ainda formado por James Ransone, Andy Bean (Powers), Jay Ryan (da série Beauty and The Beast) e Isaiah Mustafa (Shadowhunters) também se mostram interessantes e altamente ligados as suas versões infantis tão incríveis quando é necessário para o projeto.

Outros destaques, é claro, acabam caindo sobre as versões infantis do clube dos perdedores. Acompanhado da parte da história envolvendo a versão adulta, os flashbacks também acabam fazendo com que o público se aproxime ainda mais de cada um dos personagens. E por fim, é claro, ainda temos as cenas com Pennywise, nas quais Bill Skarsgård volta a nos presentear com uma performance incrível da criatura.

Pennywise em It Capítulo 2
Divulgação

Contudo, problemas também surgem ao longo do seu desenvolvimento. Hora por ser longo demais, ou pela falta de sustos esperados pelo público, o segundo capítulo da adaptação de It: A Coisa acaba sendo inferior ao filme de 2017. Ainda assim, não é algo que chegue a prejudicar sua qualidade final através de certas decisões.

It: Capítulo 2 não chega de forma completamente fiel aos cinemas, contando com alguns novos detalhes na sua trama. Contudo, cada uma delas acaba fazendo sentido para a sua versão cinematográfica, e ainda mais se comparada a sua história original. Tudo parece correr tão bem nos bastidores da versão cinematográfica que temos até uma pequena ponta de Stephen King, que muitas vezes usou suas redes sociais para deixar claro que está feliz com a versão da sua obra que está chegando aos cinemas.

Além disso, alguns momentos ainda mandam mensagens diferentes para cada espectador. Após tantos questionamentos no lançamento da primeira parte, é justamente a cena de uma ataque de ódio contra um casal homossexual que abre a trama do novo longa, mostrando assim o retorno de seu antagonista. E, no momento, a mesma parece fazer um grande sentido estar ali presente.

E são justamente essas decisões que fazem do projeto algo de grande destaque para o gênero de terror no cinema, com decisões sendo tomadas da forma certa e coerente, e com outras sendo apresentadas de forma única para cada personagem, concluindo assim a história do embate entre o clube dos perdedores e Pennywise através de It: Capítulo 2.

Confira também: It: Capítulo 2 | Filme arrecada US$ 185 milhões mundialmente

Bill Skarsgård retorna no papel de Pennywise, enquanto Jack GrazerWyatt OleffChosen JacobsJaeden LieberherJeremy Ray Taylor e Finn Wolfhard (Stranger Things) reprisam os seus papéis como os jovens membros do Clube dos Perdedores no projeto. Andy Muschietti (Mama) dirige o primeiro filme, já estando confirmado para a sua sequência. Por sua vez, Gary Dauberman (“IT – A Coisa”, “Annabelle: A Criação do Mal”) assina o roteiro.

Sinopse:

“Como a cada 27 anos o mal revisita a cidade de Derry, Maine, IT: Capítulo 2 traz os mesmos personagens – que há muito tempo seguiram seus próprios caminhos – de volta como adultos, quase três décadas depois dos eventos do primeiro filme”.

It: Capítulo 2 estreou em 05 de setembro nos cinemas brasileiros.

Não deixe de acompanhar todas as novidades e atualizações diárias do Jornada Geek no facebooktwitter e instagram.

publicidade: