HomeCríticaA GAIOLA DOURADA | EM DVD / BLU-RAY

A GAIOLA DOURADA | EM DVD / BLU-RAY

A Gaiola Dourada
A Gaiola Dourada

Produções europeias possuem seus traços próprios, diferentes do hollywoodiano. O estilo dessas produções geralmente acabam ressaltados em dramas, mas as vezes outros projetos conseguem atingir um nível misturando os gêneros. É segundo esses paradigmas que alguns filmes ganharam destaques nos últimos anos, sempre dentro do seu contexto. Um belo exemplo vem de Intocáveis, estrelado por Amor Sy, que consegue encontrar o cômico e o drama no seu decorrer, mostrando ao público que as produções do velho continente ainda tem o seu espaço garantido em um mercado tão concorrido. Agora, A Gaiola Dourada mostra ao seu público algo similar, mas também tendo seus próprios conceitos para desenvolvimento.

Num belo bairro de Paris, Maria e José Ribeiro vivem há mais de 30 anos no primeiro piso de um belo prédio, em sua querida portaria. O casal de imigrantes portugueses é uma unanimidade na vizinhança: Maria, uma excelente zeladora, e José, um mestre de obras fora de série, com o passar do tempo, tornaram-se indispensáveis na vida cotidiana de todos em seu entorno. Eles são tão queridos e estão tão bem adaptados que, no dia em que lhes é oferecido seu sonho, o de voltar para Portugal em melhores condições, ninguém quer deixar os Ribeiros irem embora, tão dedicados e tão discretos que são. Até onde serão capazes de ir sua família, seus vizinhos e seus patrões para os manter ali? E, depois de tudo que passaram, será que Maria e José querem mesmo deixar a França e abandonar sua preciosa gaiola dourada?

O roteiro desenvolvido não é diferente do que era esperado para uma produção de tal estilo. A trama é toda desenvolvida dentro de questões familiares, apresentando o cotidiano da família portuguesa que vive em Paris, incluindo seus problemas. Para isso, a narrativa foca em cada personagem por vez, para depois englobar todos no decorrer do que é apresentado nas telas. O projeto é simples, com uma direção pé no chão e objetiva, que sabe exatamente o que quer mostrar em cada cena e abordagem apresentada. A trilha sonora é mais um ponto positivo, que completa o filme em todos os seus momentos e encaixa perfeitamente quando se faz necessária para compor seus momentos.

 A Gaiola Dourada não é o estilo de produção arrasa quarteirões, começa devagar, mas acaba conquistando o público por sua evolução envolvendo a família protagonistas. As situações apresentadas são comuns em qualquer local, envolvendo gerações e atitudes que parecem absurdas, mas que na verdade são simplesmente comuns. Simplicidade ainda existe dentro da sétima arte, podendo sim representar algo significante. Além disso, outro caminho abordado é a possibilidade da família em questão crescer financeiramente em situações inesperadas da vida, mas ainda assim pensar no próximo em todos os momentos. Valores são discutidos em uma trama que parece simples, se mostrando eficaz exatamente por isso.

O elenco também merece o reconhecimento pelo que apresenta nas telas, mesmo não sendo de todo famoso. A maioria consegue representar seu papel muito bem, mesmo que alguns não sejam tão significativos por falta de experiência. É o filme para aqueles que adoram o estilo europeu, que sabem que ali encontrarão um bom entretenimento. Algo leve, mas que sabe trabalhar os seus detalhes como deve ser, conseguindo no fim alcançar o seu objetivo através da proposta do seu tema, mostrando situações que envolvem até mesmo as diferenças de classes sociais.

Classificação:
Bom

- Publicidade -

Notícias relacionadas

A GAIOLA DOURADA | EM DVD / BLU-RAY
Marco Victor
Fundador do Jornada Geek, formado em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (atualmente conhecido como UniAcademia), mas também um grande amante de filmes e antigo frequentador de locadoras. Outras paixões também existentes estão em Séries de TV, HQs, Games e Música. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC apesar de ter no Batman e As Tartarugas Ninja como os seus heróis favoritos.
- publicidade -

Jornada Geek + Lolja

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here