HomeCríticaDOWNTON ABBEY 4ª TEMPORADA | EM DVD / BLU-RAY

DOWNTON ABBEY 4ª TEMPORADA | EM DVD / BLU-RAY

60597Dramas estão sempre presente. Independente do gênero a característica acaba sendo necessária para uma produção, mas em alguns títulos ganha também um maior destaque. É em cima disso que Downton Abbey acabou formando sua estrutura desde o primeiro ano, mostrando situações situações e acontecimentos de um cotidiano familiar que aos poucos foi conquistando o seu público. Reviravoltas e perdas foram trabalhadas de acordo com o desenvolvimento dos episódios, criando uma aproximação ainda maior dos personagens através das repercussões. Impactos foram trabalhados principalmente na 3ª temporada, deixando um sentimento de luto no ar, preparando o terreno para um ano 4 que pode render muitas tramas através de decisões e consequências do que foi apresentado até o momento.

Em 1922, a Quarta Temporada mostra o retorno dos adorados personagens no suntuoso ambiente de Downton Abbey. Enfrentando novos desafios, a família Crawley e os criados que trabalham para eles continuam inseparavelmente interligados. Seis meses após a trágica morte de Matthew, sua perda ainda é sentida por toda a mansão. Mary se esforça para enfrentar um novo futuro com seu filho órfão e é encorajada pela família a recompor sua vida despedaçada. Aceitando um novo papel na propriedade, Mary, agora disponível, também se torna um hesitante objeto da atenção de um número de ávidos pretendentes. Com os anos 20 a pleno vapor e as ondas de mudança invadindo Downton, a permanente atração de Rose pelas luzes brilhantes de Londres se traduz em problema para os Crawley, e o relacionamento de Edith com Gregson é ameaçado por eventos além de seu controle. Enquanto isso, no andar de baixo, as paixões aumentam e os corações jovens parecem prontos para ser partidos.

 Muitos projetos encontram destaques em suas diversas características, mas nesse caso isso acaba realmente sendo encontrado através de personagens. Esse aspecto é um dos mais interessantes em Downton Abbey, já que o programa consegue criar uma abordagem extremamente interessante independente da linha entre patrões e criados, mostrando como acontecimentos podem afetar as duas classes através do seu convívio próximo ou do ponto de ligação exercido pelo Sr. Carson, mordomo da residência. É assim também que os dramas pessoais de Anna e do Sr. Bates ganham a vez nos momentos necessários, tendo o envolvimento, principalmente, da Sra. Hughes e Lady Mary.

É com uma narrativa afiada que tudo é possível na trama envolvendo a família Crawley. Uma linha temporal é respeitada para aplicar o desenvolvimento, o que faz o programa seguir para as consequências envolvendo um de seus personagens. Após a morte de Matthew, a 4ª temporada passa a desenvolver os momentos de Mary após 6 meses de sua perda. A personagem acaba entrando em um foco muito interessante, já que passa a possuir um comando dentro de Downton através dos seus direitos. Saindo do luto e caminhando para uma nova fase, é aqui que a personagem parece encontrar o seu caminho. Enquanto isso, através das festas oferecidas no local, ações e consequências também tomam conta do ambiente envolvendo os criados, colocando até mesmo um casamento em perigo por conta de traumas.

O tema que faz com que isso tudo seja desenvolvido é um estupro, colocando uma personagem já conhecida no centro das atenções e mostrando suas reações para isso. É assim que a temporada também acaba sendo desenvolvida, caminhando paralelamente com a recuperação da jovem viúva, algumas pequenas questões que ganham foco por conta de um aspecto mais detalhado do programa e uma questão de racismo, que envolve personagens importantes em certos momentos. Para tal, o elenco inteiro, mais uma vez, demonstra atuações impecáveis, sabendo como se portar em cada situação trabalhando, dando uma maior realidade e carisma ao projeto. Personagens são muito bem encaixados para participações, fazendo com que cada questão seja trabalhada no momento certo.

Como sempre, a ambientação do programa e sua trilha sonora também ajudam na sua composição do que é mostrado. A trama parece deslizar, encontrando o seu caminho de forma natural com a evolução do seu roteiro, mesclando quando necessário a relação de patrões e criados, mas também sabendo como trabalhar os núcleos de forma isolada. Cada grupo tem suas questões e dramas, isso fica claro. Entretanto, é no racismo, na gravidez indesejada, no estupro e na volta de um luto que o fôlego principal da temporada é encontrado. Três das quatro abordagens são polêmicas, podendo gerar discussões interessantes através do modo com que foram trabalhadas. O abuso sexual em si foi demonstrado com muito mais impacto, mas nada ficou no esquecimento. Todos acabam sendo resolvidos com episódios específicos, mas a indecisão de Mary em uma possibilidade amorosa chama atenção, enquanto a possibilidade de uma criança indesejada na família prepara o terreno para o 5º ano de uma esplêndida série de TV.

Classificação:

- Publicidade -

Notícias relacionadas

DOWNTON ABBEY 4ª TEMPORADA | EM DVD / BLU-RAY
Marco Victor
Fundador do Jornada Geek, e formado em jornalismo desde 2012, mas também um grande amante de filmes e antigo frequentador de locadoras. Outras paixões também existentes estão em Séries de TV, HQs, Games e Música. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC apesar de ter o Batman e As Tartarugas Ninja como os seus heróis favoritos.
- publicidade -

Jornada Geek + Lolja

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here