Como Treinar o Seu Dragão 3 | Crítica

O longa já está em exibição nos cinemas.

publicidade:

Classificação:

Nota bom

poster de como treinar o seu dragão 3
Divulgação

Marcando o fim da franquia animada, o filme Como Treinar o Seu Dragão 3, finalmente chega aos cinemas. Ainda explorando a amizade entre os protagonistas e a relação dos humanos com os dragões, o longa traz uma conclusão satisfatória aos fãs e apresenta um mundo ainda maior dos dragões.

A trama do terceiro filme da franquia acompanha o personagem Soluço e a realização de seu grande sonho: encontrar um lar pacífico onde os dragões possam viver em segurança. Lá, Banguela descobre uma companheira, assim como ele, mas um tanto selvagem. Mas é quando o perigo começa a rondar o lar, que a dupla Banguela e Soluço será testada e precisará tomar decisões difíceis para salvar suas espécies.

Mostrando a dinâmica entre os humanos e dragões logo em seu início, o roteiro é construído de maneira simples, apresentando alguns dos seus conflitos e estabelecendo o vilão da trama em questão logo no primeiro ato da narrativa. Trazendo ainda a questão da convivência em paz entre esses dois seres diferentes, o título não traz necessariamente questões inovadoras para a franquia mas assume a responsabilidade de apresentar o mundo escondido dos dragões e entregar para o espectador mais um capítulo nas vidas dos seus protagonistas – inclusive abordando uma questão de independência e responsabilidade aplicadas a Banguela Soluço.

Em relação aos seus personagens, também é interessante observar o paralelo entre a relação entre o casal protagonista – Soluço e Astrid -, e os dragões – Banguela e Fúria da Luz -, mostrando inclusive a dinâmica de apoio entre eles. Talvez um ponto negativo seja a motivação do vilão, Grimmel, que não apresenta nenhuma novidade, sendo somente a constante caça dos dragões; contudo isso não chega a atrapalhar a narrativa, já que todo esse conflito leva à busca do mundo escondido.

A fotografia da animação, em relação a seus planos escolhidos, ajuda na imersão do espectador. Inclusive, é interessante ver as diferenças de apresentação do mundo humano e do mundo dos dragões – este último sendo introduzido de maneira grandiosa e lembrando até mesmo o mundo da franquia de James Cameron, Avatar.

Por fim, Como Treinar o Seu Dragão 3 leva como sua maior oportunidade apresentar um novo mundo e, apesar de não trazer muitas questões inovadoras, entrega um desfecho satisfatório para os fãs, valorizando mensagens sobre amizade, amor e a convivência em paz entre estes dois grupos de seres diferentes.

Confira também: Como Treinar o Seu Dragão 3 | Confira o novo trailer da animação

Cate Blanchett, T.J. Miller, Gerard Butler, Kristen Wiig, Jonah Hill, Kit Harington, Jay Baruchel, Djimon Hounsou e America Ferrera estão no elenco de vozes original.

Como Treinar o Seu Dragão 3 estreia em 17 de janeiro de 2019 no Brasil.

Não deixe de acompanhar todas as novidades e atualizações diárias do Jornada Geek no facebooktwitter e instagram.