-publicidade-

-publicidade-

WandaVision | Quem é Agatha Harkness? Conheça a poderosa bruxa da Marvel

Identidade verdadeira da personagem foi revelada no episódio 07.

Agnes no episódio 02 de WandaVision
Divulgação

Semanas após a sua estreia, a série WandaVision caminha agora para o lançamento dos seus últimos episódios. E com isso, aos poucos também vão surgindo respostas para muitas questões apresentadas desde o seu início ao público. 

Talvez você também queira ler: WandaVision | Entenda onde a série se encaixa na linha temporal do MCU

Desta vez, após os eventos do episódio 06 que teve o halloween como sua ambientação, a série produzida pela Marvel Studios cuidou de responder uma das grandes questões que vinham surgindo na internet antes mesmo da estreia através de uma teoria. Qual a verdadeira identidade de Agnes, a vizinha de Wanda e Visão? 

A resposta, como muitos imaginavam, envolve justamente uma grandiosa revelação e introdução de uma poderosa personagem da Marvel Comics ao seu famoso universo cinematográfico. Isso porque após muitos acontecimentos suspeitos, e até mesmo indícios de que Wanda não estaria por trás de todos os eventos de Westview, descobrimos então que a identidade verdadeira de Agnes é realmente a da bruxa Agatha Harkness. 

A grande revelação aconteceu justamente no final do episódio 7 de WandaVision, “Quebrando a Quarta Parede”, depois que Agnes intervém para impedir Monica Rambeau de tirar Wanda de sua fantasia. Ela então leva Wanda para sua própria casa, onde ela deveria ser babá de Tommy e Billy – mas eles não estão em lugar nenhum.

A vizinha então diz a Wanda que provavelmente eles estão brincando no porão, mas quando Wanda desce as escadas, ela encontra estranhas videiras mágicas que levam a uma sala cheia de objetos misteriosos. A personagem então se revela como Agatha Harkness, declarando (por meio de sua própria música tema) que tudo o que aconteceu em Westview foi “Agatha durante todo esse tempo!”

A presença de Agnes / Agatha Harkness em WandaVision

Agatha Harkness sempre esteve presente em WandaVision
Divulgação

Um ponto válido a ser constantemente lembrado é que a presença de Agnes na série WandaVision é estabelecida já no seu primeiro episódio, mostrando a mesma desde o começo como uma vizinha “enxerida” de Wanda e Visão. É ela que estabelece o primeiro elo de ligação com a heroína na trama da série, lhe apresentando a vizinhança de Westview e também sempre se mostrando prestativa para o que ela precisasse. 

Agnes, agora conhecida como Agatha, desde o início esteve presente na vida do casal no local como um verdadeiro apoio nesta falsa realidade. E claro, seja pelo nome próximo ao da Bruxa, ou suas atitudes suspeitas, sempre também acabou marcando presença nas teorias dos fãs envolvendo a sua presença no local. Um ponto que reforçou ainda mais a possibilidade foi o fato que de vez em quando ela aparentava ter noção do que estava acontecendo ali, dando assim pistas de que não estava sob o comando de Wanda. 

Como uma dica de seu envolvimento na trama de WandaVision, Agnes / Agatha sempre parecia aparecer na hora certa com a solução certa na casa dos seus vizinhos. Isso foi inicialmente sugerido como um traço de sitcom, mas na verdade fala ainda mais sobre o descuido de Agatha. A música “Agatha All Along” revela que Agnes conjurou a reformulação de Pietro, manipulou Herb para se comportar de maneira estranha e semear dúvidas na mente de Vision e, em geral, tem “bagunçado tudo” para Wanda.

É válido relembrar também que outra pista foi colocada aos nossos olhos no episódio 4 que Agnes / Agatha Harkness foi uma das únicas residentes de Westview com a identidade não identificada no quadro branco de S.W.O.R.D. de todos aqueles presos dentro do Hex. A identidade real de todos os outros foi revelada (exceto Dottie por algum motivo), sugerindo que S.W.O.R.D. simplesmente não a reconheceu. Adicione isso às suas menções de ter magia nas mangas e suas alusões ao diabo e Agnes / Agatha Harkness estava soletrando seu segredo o tempo todo.

Um último ponto válido a ser ressaltado também é que houve uma série de referências ao vilão Mephisto durante a série WandaVision, então é possível que Agatha Harkness esteja drenando a magia de Wanda para invocá-lo. A perda de controle de Wanda sobre sua realidade em “Quebrando a Quarta Parede” pode indicar que sua magia está se esgotando.

Confira também: WandaVision não ganhará 2ª temporada (Entenda o Motivo)

A personagem Agatha Harkness nas HQs

Imagem de Agatha Harkness
Divulgação

Originalmente apresentada como babá de Franklin Richards, filho de Reed Richards e Sue Storm, Agatha Harkness é uma enigmática manejadora de magia conhecida por ter milhares de anos (mais de 12 mil e 500 foram relatados), embora sua história de origem exata ainda seja um mistério. Ela não é realmente uma vilã nos quadrinhos. No mínimo, ela se inclina para o lado bom, o que sugere que seu papel em WandaVision pode ser mais complicado do que uma simples vilã (mesmo que ela tenha matado Sparky). O filho de Agatha, Nicholas Scratch, este sim é um supervilão dos quadrinhos, e é possível que o “Senhor Scratchy” (sim, o coelho) seja na verdade a versão MCU de Nicholas, que foi transformado em um coelho por sua mãe.

Agatha é principalmente uma personagem de fundo nas páginas da Marvel Comics. No entanto, ela desempenhou um papel crucial em uma das maiores histórias de do Visão e da Feiticeira Escarlate: a concepção e o nascimento dos filhos de Wanda e Visão, Billy e Tommy. Na época em que isso aconteceu, Agatha estava na verdade morta após ser queimada na fogueira, mas ela apareceu para Wanda como um fantasma e a ensinou como usar magia para engravidar dos filhos de Visão.

No entanto, Wanda realmente usou uma combinação de sua própria magia com a de Agatha Harkness para criar os gêmeos a partir de uma peça que faltava na alma de Mephisto, o que significa que eles nunca foram reais em primeiro lugar (e desapareceriam da existência quando ela estivesse muito distraída para se concentrar neles).

Depois de serem roubados de volta pelo ajudante de Mephisto, Mestre Pandemônio, e passar algum tempo magicamente colado nas pontas dos braços de Pandemônio (criando o visual perturbador de “mãos de bebê”), as crianças foram absorvidas de volta pela alma de Mephisto. Para proteger Wanda do trauma de perder seus filhos, Agatha então apagou sua memória da existência dos gêmeos. Quando Wanda foi finalmente lembrada de que ela já teve dois filhos, ela confrontou Agatha sobre eles e matou a velha bruxa em um acesso de raiva antes de perder sua mente. Agatha Harkness não pareceu se opor a ela, voltando ainda como um fantasma e guia espiritual para Wanda na mais recente série de quadrinhos da Feitieira Escarlate.

Agatha Harkness já ajudou o Quarteto Fantástico e os Vingadores

Agnes no episódio de Halloween de WandaVision
Divulgação

Agatha Harkness escondeu seus poderes por um longo tempo, mas eventualmente, ela revelou ao Quarteto Fantástico que ela era uma bruxa. Agatha não era apenas uma bruxa, mas também uma feiticeira muito poderosa, uma das mais fortes conhecidas na época.

Ao longo dos anos, Agatha Harkness provou ser uma aliada poderosa quando o Quarteto Fantástico, e mais tarde os Vingadores, precisaram de sua ajuda. Embora ela não possa lutar, seus poderes de bruxa têm sido inestimáveis, com seu feitiço, telepatia, projeção astral e raios de energia que causam grandes danos.

Os poderes de Agatha Harkness explicados

Agatha Harkness em WandaVision
Divulgação

Nos quadrinhos, Agatha Harkness tem séculos de idade e é uma das bruxas mais poderosas da Terra. Ela também é membro da Nova Salem e é uma mestre das artes místicas extremamente habilidosa, como já destacamos ao longo do texto em diversos momentos. Os poderes de Agatha Harkness permitem que ela invoque ilusões, mova coisas através da telecinese, projete campos de força (como o Hex, presumivelmente) e controle os pensamentos dos outros por meio de projeção e sugestão.

Ela e a Feiticeira Escarlate compartilham níveis semelhantes de poder nos quadrinhos, embora em WandaVision pareça que é Agatha tem uma grande vantagem diante de Wanda. Outro fato intrigante ainda a ser ressaltado é de que Agatha Harkness tinha um familiar mágico chamado Ebony, um gato de estimação com a habilidade de sentir a presença de outros seres místicos e se transformar em uma pantera grande e feroz; mas o sacrificou para ganhar poderes precognitivos. Um indício que também pode servir como uma conversa com uma possibilidade de busca de poder também no MCU.

Embora Wanda saiba que está controlando as coisas em Westview, ela revelou uma lacuna em sua memória quando questionada por Visão como exatamente a falsa realidade começou em WandaVision. De tal forma, atualmente parece possível acreditarmos que Agatha tenha sido a responsável por criar o Hex de Wanda e manipular tudo o que a personagem fazia enquanto estava dentro dele – desde criar seus filhos até expulsar intrusos como Monica.

E se o porão assustador da casa de Agatha Harkness é qualquer indicação, parece que ela está realmente usando a magia de Wanda para seus próprios propósitos. Isso se encaixa com a ideia de ela ser capaz de absorver poderes em WandaVision. Ela é claramente capaz de controlar mentes, já que parece possuir Wanda no final do episódio e parece que seus poderes estão ligados ao livro misterioso em seu porão, que por si só parece ser uma encruzilhada de algum tipo, levantando a possibilidade de ser até mesmo para para outras dimensões.

Sobre a série WandaVision

WandaVision, da Marvel Studios, é uma série de comédia que combina o estilo das comédias clássicas com o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), na qual Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) vivem uma vida suburbana ideal até começarem a suspeitar que nem tudo é o que parece.

Além da dupla de protagonistas formada por Elizabeth Olsen e Paul Bettany, o elenco da série ainda conta com Teyonah Parris, Kathryn Hahn, Randall Park e Kay Dennings. Por sua vez, a direção do projeto ficará por conta de Matt Shakman (The Boys, Game of Thrones), enquanto Jac Schaeffer é a roteirista principal.

Confira também:

* WandaVision | Saiba quando os próximos episódio serão lançados pelo Disney+

WandaVision | Tudo o que sabemos sobre a nova série do Disney+

Os primeiros episódios da série já estão disponíveis no Disney+. 
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.

WandaVision | Quem é Agatha Harkness? Conheça a poderosa bruxa da Marvel
Marco Victor
Fundador do Jornada Geek, formado em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (atualmente conhecido como UniAcademia), mas também um grande amante de filmes e antigo frequentador de locadoras. Outras paixões também existentes estão em Séries de TV, HQs, Games e Música. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC apesar de ter no Batman e As Tartarugas Ninja como os seus heróis favoritos.
- publicidade -

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

539,163FansLike
60,571FollowersFollow
22FollowersFollow
0FollowersFollow
20,274FollowersFollow
57SubscribersSubscribe
WandaVision | Quem é Agatha Harkness? Conheça a poderosa bruxa da Marvel

Últimas Notícias