-publicidade-

Vikings: Como os filhos de Ragnar morreram? Série x Realidade

Ragnar e seus filhos na série Vikings
Divulgação

Com a sua exibição iniciada em 2013 pelo History Channel, ao longo dos últimos anos a série Vikings viu a sua popularidade crescer enquanto também trabalhava no desenvolvimento da sua trama através das temporadas seguintes. Entretanto, agora com os seus últimos episódios lançados, algumas duvidas começam a surgir através dos espectadores.

Uma das principais questões que começaram a surgir recentemente envolve justamente o destino dos filhos de Ragnar Lodbrok, já que obviamente a série também contou com elementos de ficção para desenvolver a trama dos seus personagens ao longo dos seus episódios e temporadas.

Mas afinal, estes personagens que passaram a ser acompanhados pelo público ao longo das temporadas de Vikings encontraram finais diferentes em suas vidas na realidade? Bem, pensando nisso resolvemos então criar um comparativo envolvendo justamente este embate de série x história real.

Afinal, como os principais personagens das últimas temporadas de Vikings morreram? 

Sigurd Olho de Cobra

- publicidade-

Sigurd em Vikings
Divulgação

Na série Vikings: A história de Sigurd na série Vikings não é muito extensa, já que a sua vida adulta foi encurtada justamente por conta de uma discussão com o seu irmão Ivar, o Sem Ossos. Na ocasião, ainda na 4ª temporada, o mesmo é assassinado com um machado após um ataque de fúria de Ivar durante um banquete no qual todos os filhos de Ragnar estavam presentes e decidindo o que poderiam fazer no futuro.

Na vida real: Não existem relatos claros e oficiais sobre a morte de Sigurd em termos históricos, mas acredita-se que o mesmo veio a falecer no ano de 887 d.c. Entretanto, ao contrário da série, os fatos não indicam que o seu destino tenha sido uma morte pelas mãos do seu irmão.

- publicidade -

Além disso, também existem indícios comprovando que Sigurd Cobra-no-Olho teria deixado herdeiros na terra. Algo que na série Vikings claramente não aconteceu. Alguns livros afirmam que, quando seu pai morreu, Sigurd herdou Zealand, Scania, Halland, as ilhas dinamarquesas e Viken. Também é possível que ele tenha sido co-governante da Dinamarca com seu irmão Halfdan, porque fontes francas mencionam certos Sigfred e Halfdan como governantes em 873 – os nomes Sigurd e Sigfred eram frequentemente misturados na literatura nórdica.

Ele poderia ter sucedido seu irmão Halfdan Ragnarsson como o único rei da Dinamarca por volta de 877, quando Halfdan caiu em batalha no Mar da Irlanda. Um rei viking dinamarquês chamado Sigfred, que parece ter ficado sem terra nessa época, foi morto na Francia Ocidental em 887; ele é possivelmente a mesma pessoa. Sigurd se casou com Blaeja, filha do rei Ælla da Nortúmbria e eles tiveram dois filhos, Harthacanute e Áslaug Sigurðardóttir, que era casado com Helge da linhagem Dagling.

Bjorn Ironside

Bjorn em Vikings
Divulgação

Na série Vikings: Após a morte de Ragnar Lodbrok, o personagem Bjorn Ironside basicamente assumiu uma das funções de protagonista do programa do History Channel. A cada episódio que se passava esta função ficava mais clara, principalmente por conta dos seus conflitos contra Ivar, O Sem Ossos. E foi em uma dessas grandes batalhas de Vikings que o mesmo encontrou o seu destino, sendo gravemente ferido ao final do episódio 6.10 e morto no capítulo 6.11 justamente diante de Ivar e Hivtserk em uma batalha em que os seus dois irmãos estavam ao lado dos russos e tentando invadir Kattegat.

Na vida real: Ao contrário do que foi mostrado na série, a história real de Bjorn Ironside (via Express.co.Ukconta com uma grande diferença em seu final. O mesmo é conhecido sim por grandes realizações durante a sua vida, sendo inclusive considerado um poderoso comandante naval que teria devastado a Francia Ocidental, o Mediterrâneo, a Itália e mais tarde Paris, França, com seu exército Viking.

Após seu retorno à Escandinávia, os filhos de Ragnar dividiram o reino escandinavo, e Bjorn teria governado Uppsala e a Suécia. Outro ponto diferente na história envolve também a origem do guerreiro, já que na série Vikings ele é retratado como o filho mais velho de Lagertha (Katheryn Winnick) e Ragnar. Porém, na realidade, não foi esse o caso. Bjorn era filho da terceira esposa de Aslaug (Alyssa Sutherland) Lothbrok.

- publicidade -

O verdadeiro Bjorn Ironside realmente chegou muito perto de morrer em batalha, no seu retorno ao Estreito de Gibraltar, onde ele e seus homens foram recebidos com navios de Al-Andalus. Nesta batalha, Bjorn perdeu 40 navios, mas depois voltou para a Escandinávia, onde morreu como um homem rico. Bjorn foi sucedido por seu filho Erik, de acordo com a saga Herevarar.

Ivar, O Desossado

Ivar na série Vikings
Divulgação

Na série Vikings: Sendo retratado desde o início como um personagem de temperamento volátil, Ivar, O Desossado foi responsável durante a trama do programa do History Channel pela morte dos seus dois irmãos já citados acima (Sigurd e Bjorn). Entretanto, a sua busca por grandeza sempre foi o grande foco do seu arco. O mesmo encontrou o seu fim no final do último episódio de Vikings, durante uma invasão contra Wessex e o exército comandado pelo Rei Alfred no qual morreu nos braços do seu irmão, Hivtserk, após ser esfaqueado no campo de batalha.

Na vida real: Embora não seja exatamente igual o que aconteceu na série, a vida de Ivar, O Desossado pode parece ter chegado ao final também envolvendo batalhas na vida real. Contudo, é válido destacar que a sua trajetória na vida real é constantemente ligada as invasões ao reino de Nortúmbria. A sua primeira aparição aconteceu em 865, quando liderou o Grande Exército Pagão com Haldano e Uba (Ubbe). Em 851, após o rei Etelvulfo da ReiSaxônia Ocidental (r. 839–858) derrotá-los, os Vikings decidiram ir mais ao norte à Ânglia Oriental.

As sagas veem a invasão deles como uma resposta à morte de seu pai nas mãos de Aelle da Nortúmbria em 865, mas a historicidade da reivindicação é incerta até os dias de hoje. O mesmo teria participado de diversas invasões ao longo dos anos, sendo a derradeira delas a que aconteceu na Ânglia Oriental entre os anos de 869 e 870 em Thetford. Após diversos acordos realizados durante os anos, desta vez os Vikings e os habitantes locais não teriam chegado a um acordo de paz, resultando em uma batalha e captura do rei Edmundo, que foi capturado e morto pelas mãos dos invasores.

Segundo relatos históricos presentes em Paixão de Abão, de Fleury, foi Ivar que ordenou a morte por decapitação de Edmundo. Ivar não é mais citado após a morte de Edmundo. No entanto, ele é geralmente associado a Imar, um rei nórdico de Dublim que morreu em 873.

Hvitserk

Hvitserk em Vikings
Divulgação

Na série Vikings: Ao contrário dos seus irmãos já citados, Hvitserk foi um filho sobrevivente de Ragnar Lodbrok ao final da série exibida entre 2013 e 2020. Entretanto, após Ivar morrer em seus braços, o mesmo não retornou para Kattegat. Ao invés disso, Hivtserk se converteu ao cristianismo, ficando em Wessex e assumindo o nome de Athelstan.

Na vida real: Ao contrário do que é mostrado na série Hvitserk não se converteu ao cristianismo de acordo com os relatos históricos envolvendo a saga de Ragnar e seus filhos. O mesmo era realmente filho de Ragnar e Aslaug, sendo atestado pelo Conto dos Filhos de Ragnar (Ragnarssona þáttr). Contudo, ele não é mencionado em qualquer fonte que menciona Halfdan Ragnarsson, um dos líderes do Grande Exército Heathen que invadiu o Reino de East Anglia em 865, ou vice-versa, o que consequentemente levou alguns estudiosos a sugerir que eles são o mesmo indivíduo com Hvitserk sendo apenas um apelido.

Depois de ter vingado seu pai junto com seus irmãos, ele foi para Gardarike. Contudo, a sua vida chegou ao final quando ele sofreu a oposição de um inimigo tão grande que não pôde vencer. Quando questionado sobre como ele desejava morrer, ele decidiu ser queimado vivo em uma estaca de restos humanos. O historiador ucraniano Leontii Voitovych presumiu que Hvitserk era possivelmente outro nome do príncipe de Kiev, Askold.

Ubbe

Ubbe em Vikings
Divulgação

Na série Vikings: Assim como Hvitserk, a série é finalizada com Ubbe vivo e vivendo novas aventuras. No meio de tantas viagens e aventuras, o mesmo acaba encontrando o seu destino em um novo local no qual é recebido por índios. Cenas depois também descobrimos que Floki estava no local, sendo retratado como um homem louco pelos moradores. Após certos acontecimentos Ubbe parece deixar para trás todas as amarguras e violências do passado, seguindo com sua vida em frente neste novo território.

Na vida real: De acordo com as Crônicas Anglo-Saxônicas, Ubbe, ou Ubba Ragnarsson, foi um grande chefe viking dinamarquês do século 9 que também era filho do lendário Ragnar Lodbrok. Ao lado de seus irmãos, Ivar e Halfidano, Ubbe foi um dos líderes do grande exército bárbaro que invadiu a Grã-Bretanha em meados do ano 865. Ele teria sido morto pelos saxões durante a batalha de Cynuit, em 878.

O mesmo também teria sido um dos líderes da invasão de 867, quando os Vikings conseguiram tomar Iorque, localizada na Nortúmbria, e também o reino da Ânglia Oriental.

No ano de 878, o filho de Ragnar teria liderado um grande exército pelo mar de Severn. No local, eles lutaram contra o reino de Wessex. Seu legado terminou durante a batalha de Cynuit, em Somerset, quando os guerreiros vikings acabaram sendo derrotados pelos saxões e Ubbe foi morto.

Confira também: Vikings: Valhalla | O que sabemos sobre a série até o momento

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.
-publicidade-

Notícias relacionadas

Vikings: Como os filhos de Ragnar morreram? Série x Realidade
Marco Victor
Fundador do Jornada Geek, formado em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (atualmente conhecido como UniAcademia), mas também um grande amante de filmes e antigo frequentador de locadoras. Outras paixões também existentes estão em Séries de TV, HQs, Games e Música. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC apesar de ter no Batman e As Tartarugas Ninja como os seus heróis favoritos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

541,362FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
22SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,443SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: Vikings: Como os filhos de Ragnar morreram? Série x Realidade

Últimas Postagens