Joel em The Last of Us Part 2
Divulgação

Após diversos rumores surgirem por meses, em 2016 os fãs do jogo The Last of Us, lançado inicialmente para Playstation 3, foram presenteados com um anúncio oficial de uma sequência. Desde então foram quase 3 anos de espera, muitos detalhes revelados, e um lançamento que está finalmente próximo de acontecer.

Por conta disso, decidimos então reunir todos os detalhes que temos conhecimento em uma única postagem.

O que sabemos de The Last of Us Part 2?

Embora muitas perguntas permaneçam sem resposta, há um lugar em que podemos obter informações reais sobre o que é The Last of Us Part 2: o trailer divulgado que pode ser assistido acima.

O material tem uma uma duração significativa, mas não diz muito sobre a trama, exceto que o tom deste jogo pode ser ainda mais sombrio que o primeiro título. Em várias entrevistas e sessões de perguntas e respostas, o diretor Neil Druckmann sempre destacou que, embora o jogo seja muito mais sombrio do que o primeiro em termos de tom de foco no “ódio”, haveria momentos justapostos que também são esperançosos e inspiradores.

Ellie em The Last of Us Part 2
Divulgação

Em que momento é ambientada a trama de The Last of Us Part 2?

Como já mostrado no trailer, e confirmado por diversas detalhes, a trama de The Last of Us Part 2 será ambientada cerca de 5 anos após o primeiro jogo. Com isso, também é de conhecimento que ela se passa cerca de 25 anos após o surto inicial retratado no jogo originalmente lançado para o PS3, e posteriormente remasterizado para o PS4.

O estouro da trama de The Last of Us Part 2

Ellie então estará com 19 anos anos na trama do novo jogo, vivendo em Jackson County, lugar onde Tommy e a esposa Maria, vivem há muitos anos. Além disso, também é de conhecimento que ela será amiga de Jesse e terá um envolvimento romântico com Dina. E este é justamente um dos pontos que farão a trama estourar.

Acontece que durante uma patrulha nos arredores do condado algo acaba dando muito errado e, após uma tragédia, Ellie irá buscar vingança e estará disposta a derrubar tudo e todos que cruzarem o seu caminho.

O ódio como parte fundamental no novo jogo

Neil Druckman, que reprisará seu papel de roteirista e diretor de The Last of Us Part 2, confirmou que o ódio desempenhará um papel fundamental no novo jogo. É uma mudança apropriada, considerando que o amor, o sentimento que Joel finalmente sente por Ellie, é o tema principal do primeiro jogo.

the last of us jornada geek ellie.angry

Ellie será uma personagem jogável

Um dos pontos de maior mudança reveladas até o momento sobre o novo The Last of Us é que teremos Ellie como uma personagem jogável neste novo momento da franquia. Ou seja, teremos uma troca interessante em mãos.

Joel também estará de volta no novo capítulo, mas realmente ainda não está claro se ele será ou não jogável neste novo capítulo. Notícias em 2018 destacavam que o mesmo não seria controlado pelos usuários, e alguns continuam batendo fortemente nesta tecla.

Contudo, em 2019, durante uma entrevista ao IGN, Neil Druckmann voltou a falar sobre a abordagem no jogo. E após explicar que o relacionamento dos personagens estará abalado por diversos motivos, ele complementou:

“Muito de Last of Us trata dessa dualidade e sua dinâmica e como eles são juntos, como eles funcionam juntos. Vou dizer que Joel é jogável por maior parte do game.”

O que sabemos, ou foi indicado, é que o mesmo ainda é completamente capaz de lutar. Mas será que ele irá acompanhar Ellie durante a trama? E se não for, o que estará acontecendo com ele?

O certo é que muito do que foi mostrado até o momento foca em Ellie sozinha em sua busca por vingança, enquanto Joel apareceu apenas em um dos últimos trailers.

Confira abaixo:

Diferentes habilidades para Ellie

Aplicando o formato que vem sendo usado em diversos jogos, Ellie poderá evoluir em três diferentes árvores de habilidades ao longo da trama de The Last of Us Part 2.

São elas:

  • Sobrevivência (aumentando a barra de vida, o alcance do modo de escuta e distância de arremesso);
  • Fabricação (criando e melhorando as armas com facilidade e adicionando fumaça às bombas de atordoamento);
  • Furtividade (estendendo a velocidade de rastejo, acelerando os abates silenciosos e liberando silenciadores para pistolas).

Mudanças quase aconteceram na franquia

Nem sempre era uma garantia de que o novo jogo seguisse diretamente a história de Joel e Ellie. No final do ano passado, Neil Druckmann, diretor de criação de The Last Of Us, disse em uma entrevista à PlayStation Magazine que considerou muitas direções diferentes ao falar sobre a criação da história de The Last Of Us Part 2:

“A resposta é – e isso é totalmente honesto, e eu disse isso no passado – que, quando Bruce e eu fomos para o Uncharted 4, estávamos discutindo ideias para The Last Of Us 2 com novos personagens; ideias para TLOU 2 com Joel e Ellie; ideias para um jogo de ficção científica; ideias para um jogo de fantasia e construção de protótipos para cada uma dessas ideias. E quando estávamos chegando perto de resolver ou restringir essa lista, fomos convidados a trabalhar em Uncharted 4.”

Parece que foi tomada a decisão de manter as coisas mais ou menos as mesmas com The Last of Us Part Part 2. Vemos Joel carregando um revólver comum, não qualquer tipo de arma de ficção científica. Não existem elementos sobrenaturais óbvios. Nem sequer é totalmente claro que as pessoas que vemos mortas estão infectadas. A única mudança significativa que sabemos que foi feita é que desta vez Ellie será o personagem jogável principal, não Joel.

Imagem do jogo The Last of Us

Relembrando o final de The Last of Us

No final de The Last Of Us, Joel salva Ellie de ser operada por uma cura e elimina toda a esperança da humanidade de derrotar o vírus. Então, quando eles chegam ao acampamento selvagem de seu irmão, Joel imediatamente mente para Ellie sobre os eventos no posto avançado do Fireflies, que o incluíram a morte o líder dos Fireflies e mentindo sobre os eventos de encontrar uma cura.

Mas Ellie sabe a verdade no início de The Last of Us Part 2? Obviamente, isso é uma resposta que não entregaram durante a campanha do jogo. E que, provavelmente, conheceremos ao longo de toda sua trama.

A data de Lançamento do novo The Last of Us

Com data de lançamento definida para 29 de maio de 2020, o jogo The Last of Us Part 2 já está disponível em pré-venda no Brasil desde o dia 29 de janeiro por R$ 249, contando ainda com desconto de até 20% em algumas lojas.

Também está à venda a Special Edition do jogo por R$ 289, que inclui um livro de artes com 48 páginas, uma caixa padrão steelbook, seis avatares para a PSN e outro tema dinâmico para PS4 baseado no jogo.

Confira também: The Last of Us | Criador de Chernobyl está desenvolvendo uma série para a HBO

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek.