Gola alta no uniforme The Batman
Divulgação

Anunciado há algum tempo, o filme solo do Batman passou por diversas mudanças ao longo dos últimos meses. E agora, após diversos rumores e tantos questionamentos, finalmente começamos também a ter respostas como público sobre tudo o que está por vir. 

Levando em consideração as revelações feitas recentemente, e até mesmo aquelas que foram acontecendo antes das filmagens de The Batman serem iniciadas em fevereiro, resolvemos então criar uma espécie de guia com tudo o que tomamos conhecimento sobre o projeto até o momento. 

Desde a mudança sobre o seu desenvolvimento, passando pelo seu elenco protagonista, diretor, roteito e bastidores, até a sua data de lançamento. Tudo isso você conseguirá encontrar ao longo dos próximos parágrafos focado na produção do novo longa do Batman

Mudanças no desenvolvimento de The Batman

Ainda na época da produção de Liga da Justiça, o filme The Batman começou aos poucos a ter detalhes sobre o que estava por vir revelados. Contudo, juntando o fracasso de Ben Affleck na direção de A Lei da Noite, o de Liga da Justiça nas bilheterias, logo veio a notícia de que o mesmo estaria deixando o projeto para focar na atuação no filme solo do herói.

E assim, a Warner passou a buscar um novo nome para comandar o filme solo do personagem. Acontece que isso trouxe consequências, como por exemplo, a mudança até mesmo do vilão da trama. Joe Manganiello havia sido escalado como O Exterminador, e principal antagonista do longa. Agora, no entanto, não será mais.

Roteiro e direção de Matt Reeves

Imagem de Matt Reeves
Divulgação

Em 23 de fevereiro de 2017 foi noticiado que Matt Reeves, responsável por Planeta dos Macacos: O Confronto e Guerra, seria o novo diretor do filme The Batman. A partir de então, rumores começaram a cercar o projeto quando foi revelado que o mesmo também estaria trabalhando em um novo roteiro. Foram meses de suposições, possíveis mudanças, e notícias uma em cima da outra. 

Alguns meses depois, desta vez mais próximo das filmagens serem iniciadas, foi revelado que Reeves contava com uma parceria para desenvolver a trama do longa protagonizado pela sua versão do Homem-Morcego: o roteirista Mattson Tomlin.

A equipe criativa do filme

Além de Matt Reeves no comando do longa, assim como Mattson Tomlin como co-roteirista, os bastidores de The Batman aos poucos foram também passando a ficar recheados de grandes nomes. Greig Fraser, diretor de fotografia de Rogue One: Uma História Star Wars assumiu a função no novo longa do herói da DC, enquanto William Hoy (filmes “Planeta dos Macacos”) e Tyler Nelson (“A Máquina de Lembranças”) assumem a edição. 

E não para por aí, já que os efeitos visuais do longa serão ainda supervisionados por Dan Lemmon (“Mogli, O Menino Lobo”) e Dominic Tuohy (“1917”). Por sua vez, Jacqueline Durran (“1917”, “Adoráveis Mulheres”, “Anna Karenina”), Glyn Dillon (franquia “Star Wars”) e David Crossman (“1917”, franquia “Star Wars”) são responsáveis pelos figurinos. 

O Elenco de The Batman

Robert Pattinson
Divulgação

Os detalhes mais recentes indicam que Robert Pattinson teria assinado um contrato para viver o Homem-Morcego em 3 filmes inicialmente. Entretanto, até o momento somente o primeiro está confirmado oficialmente. Por sua vez, o ator Jeffrey Wright interpretará o comissário Gordon, enquanto Zoe Kravitz será a responsável por viver a Mulher-Gato. Por sua vez, o ator Paul Dano foi confirmado como o intérprete do vilão Charada e Andy Serkis (Planeta dos Macacos) viverá o mordomo Alfred.

John Turturro também foi confirmado recentemente no projeto para viver o vilão Carmine Falcone. Outro nome também já confirmado no elenco é o do ator Peter Skarsgård (“Sete Homens e Um Destino”, “Aliança do Crime”) como o promotor de Gotham City Gil Colson, enquanto a atriz Jayme Lawson (“Farewell Amor”) interpretará a candidata a prefeito Bella Reál.

Também foi revelado poucas horas depois do DC FanDome pela Warner (via Heroic Hollywood), que o ator  Barry Keoghan (Dunkirk, Os Eternos) foi confirmado no elenco do filme protagonizado pelo Batman como o intérprete do policial Stanley Merkel. Nas HQs, Merkel foi o primeiro parceiro de James Gordon na polícia. O personagem fez sua primeira aparição em 1987 em Batman #405, tendo sido criado por Frank Miller. 

Os vilões confirmados

Rumores chegaram a surgir antes das filmagens indicando que The Batman poderia contar com um sexteto de vilões formado por Pinguim, Mulher-Gato, Charada, Vagalume, Duas-Caras e Chapeleiro Louco. Entretanto, ao que tudo indica este não será o caso.

Até o momento o que temos de conhecimento são os nomes já confirmados no elenco. Ou seja, intérpretes para Pinguim, Mulher-Gato, Charada e Carmine Falcone. Estes sim devem assumir os seus papéis na trama, com o vilão responsável pelos enigmas sendo o seu grande destaque. 

O que sabemos sobre a trama de The Batman

Imagem promocional de The Batman
Divulgação

Até o momento não temos um contexto ou sinopse do que está por vir em The Batman, tendo sido revelado até o momento apenas que o herói estará em seu segundo ano de atividade em Gotham city. O trailer do DC FanDome (que está no final do texto) indica até mesmo que o mesmo ainda não é visto como uma lenda na cidade, e nem mesmo pelos seus criminosos. 

Veremos então Bruce Wayne lutando realmente contra o crescimento do crime de Gotham, enquanto também seremos apresentados aos seus antagonistas ao longo da trama. O próprio Matt Reeves chegou a afirmar no evento virtual da DC que a história deste longa envolve também muito da origem destes personagens do universo do Batman. Entre elas, Selina Kyle. 

O cineasta revelou na ocasião que a futura Mulher-Gato ainda estará também caminhando para se tornar a icônica personagem, ainda que o seu visual final acabe aparecendo ao longo do título. Por sua vez, o Pinguim ainda será retratado e conhecido como Oswald Cobblepot, ou somente Oz. O próprio Colin Farrell já revelou anteriormente que não está presente em toda o filme, nos abrindo assim a imaginação para uma possível exploração do mesmo em eventuais sequências. 

Por outro lado, o grande antagonista de será mesmo o Charada, ou Edward Nashton. Reeves prometeu que o personagem de Paul Dano irá explodir as mentes do público e que será diferente de tudo o que vimos sobre o vilão até hoje nas telas. Algo que, se levarmos em consideração o trailer, parece ser uma verdade pela violência apresentada através das suas atitudes. 

Algumas possíveis inspirações para o filme

Muito se falou ao longo dos últimos meses que Matt Reeves estaria se inspirando mais em histórias do Batman como Ano Um, o que é reforçado pela identidade vermelha e preta escolhida em sua divulgação. Outro título que também chegou a ser apontado como referência foi O Longo Dia Das Bruxas, mas isso ainda parece incerto. Entretanto, o cineasta entregou alguns novos detalhes no DC FanDome

O mesmo confirmou durante o painel do filme sobre o herói da DC que está mesmo buscando seguir uma linha mais estilo Noir, citando filmes como Chinatown e Taxi Driver como inspirações. Isso, é claro, também é reforçado no material apresentado e com um tom de que exigirá as habilidades de investigação do herói. 

O novo Batmóvel e o uniforme do Batman

Aqui mesmo em nosso site já fizemos uma lista de referências envolvendo o novo uniforme do Batman, destacando alguns detalhes apresentados desde as suas primeiras imagens e visual do herói para novo projeto. Além disso, agora já temos um visual completo revelado ao lado também de fotos do Batmóvel. 

Confira abaixo:

Afinal, The Batman faz ou não parte do Universo DC?

Esta continua sendo a grande questão do momento. Entretanto, foi revelado por Walter Hamada que diretamente o longa não faz parte do Universo DC nos cinemas. Ainda assim, o mesmo faz parte do Multiverso da DC. A ideia, ao que tudo indica, é que o Batman de Robert Pattinson esteja localizado em uma terra paralela ao que já conhecemos. Algo que. como destacado, será explorado no filme do Flash

Filmagens e data de lançamento

As filmagens de The Batman chegaram a ser iniciadas entre janeiro e fevereiro deste ano no Reino Unido, mas acabaram sendo afetadas pela pandemia de coronavírus. Desde então a sua produção está paralisada, mas recentemente foi noticiado que a mesma deve ser retomada em setembro

Por sua vez, a estreia de The Batman está atualmente definida para acontecer em 01 de outubro de 2021.

Confira o teaser trailer divulgado no DC Fandome:

Confira também:

Adão Negro | Filme estrelado pro The Rock ganha novidades no DC Fandome

The Batman ganha logo oficial e nova arte antes do DC FanDome

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada GeekAproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter e instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here