Batman
Divulgação

Com o seu lançamento definido para acontecer em junho de 2021, o filme The Batman teve as suas filmagens finalmente iniciadas há alguns dias. E claro, outras novidades também continuam cercado a produção.

Ainda assim, nenhuma foi tão empolgante como a mais recente delas. Acontece que após muita expectativa ao longo das últimas semanas, o público finalmente teve acesso ao primeiro vislumbre do uniforme que será utilizado pelo Homem-Morcego em seu filme solo.

Muitos ficaram empolgados, outros nem tanto, mas mesmo com opiniões e comentários diversos, uma coisa é fato: a nova roupagem cinematográfica do Batman está recheada de referências que você só encontra ao parar e assistir ao vídeo diversas vezes.

Pensando nisso, decidimos então reunir as principais delas em uma única postagem.

Confira abaixo:

Homenagem ao seriado da década de 60

A máscara do Batman e a série dos Anos 60
Divulgação

Vamos começar então a falar sobre os detalhes envolvendo o novo visual do Cruzado de Capa de cima para baixo, ok? E é neste ponto, ainda em sua máscara, que podemos começar a reparar em alguns detalhes. E entre eles, uma possível homenagem ao seriado do herói protagonizado por Adam West na década de 60.

Como você pode notar na imagem acima, a máscara do Batman conta com algumas saliências justamente na sobrancelha, lembrando os riscos que eram vistos na máscara usada por West no seriado em que ele interpretou Bruce Wayne.

Além disso, algumas costuras na parte do nariz também são muito similares a versão da série. Tudo isso, é claro, também sendo destacado pelo fato de que o capuz apresentado no vídeo é feito de couro.

Queixo completamente de fora como nas HQs

A Máscara do filme The Batman
Divulgação

Seguindo com as referências ainda envolvendo a máscara da versão do Homem-Morcego interpretada por Robert Pattinson, tivemos então a revelação de que o queixo do herói ficará completamente exposto em seu uniforme no filme comandado por Matt Reeves.

E claro, pode até ser que a máscara passe por um upgrade, mas neste primeiro vídeo podemos observar que teremos aqui uma grande referência aos quadrinhos, animações e seriado (novamente) com a decisão de deixar o maxilar do herói totalmente descoberto. Nos filmes, o único longa que contou com tal formato foi o título que teve George Clooney como protagonista.

Antes e após isso, todos os outros filmes do Batman tiveram alguma proteção em seu queixo.

A gola alta e a Capa nos ombros

Gola alta no uniforme The Batman
Divulgação

Talvez este seja o ponto que causou mais estranheza aos fãs que não acompanhando tanto o Batman em animações ou HQs. Afinal, o herói nunca teve a capa e uma gola alta tão presente em seus ombros em filmes como acontecerá em sua nova aventura. Entretanto, também temos referências neste ponto.

Uma delas é justamente a primeira aparição do personagem, na detective comics 27, no qual ele usava parte da sua capa nos outros. E outras duas, mais recentes, envolvem a história do Batman noel e também a animação de Batman Gaslight. Outro título que também pode servir como referência neste caso é o game Injustice.

O Morcego na Armadura

O Símbolo da armadura em The Batman
Divulgação

Como em todo uniforme conhecido do Homem-Morcego, no novo filme Bruce Wayne também usará o icônico morcego no peitoral do seu uniforme/armadura. Contudo, esta nova versão também chega recheada de referências.

A primeira delas é que o símbolo em questão lembra muito o formato que é apresentado na HQ Detective Comics em que o Batman fez a sua primeira aparição. Ele não tem os traços simbolizando a cabeça do animal, mas é o espaço na própria dobra do peitoral do herói que causa esta impressão.

Arma que matou seus pais?

The Batman arma do morcego
Divulgação

Este é o ponto de maior teoria envolvendo a revelação do uniforme que o Batman usará em seu próximo filme. Tal ponto começou a ser levantado no twitter através de insiders como Charlie Murphy, Thomas Polito, e até mesmo o site Comic Book.

O detalhe em questão envolve o fato de que o morcego presente no uniforme / armadura do herói é feito de metal, lembrando muito a aparência de uma arma que foi desmontada e dividida.

Acredita-se então que o mesmo pode ser formado pela mesma arma utilizada por Joe Chill para matar Thomas e Martha Wayne, os pais de Bruce Wayne / Batman. Acontece que tal ponto, caso seja confirmado, também trata-se de uma grande referência aos quadrinhos.

Na história da revista Detective Comics #1000, intitulada “Manufacture for Use”, o herói recupera a arma usada pelo assaltante Joe Chill, que assassinou os Wayne fora do teatro. O mordomo Alfred Pennyworth expressa aversão ao objeto, dizendo que mantê-lo é “sombrio demais para você”.

Contudo, o personagem resolver derreter o objeto. Ele então transforma-o em uma placa de metal que forma o símbolo do Homem-Morcego no peito, para que sirva de proteção ao invés de causar danos. E, também, como uma espécie de lembrete para que ele não venha a matar pessoas.

Influências da franquia Arkham no uniforme

O Uniforme de The Batman com armadura metálica
Divulgação

Sim, os games da franquia Arkham também estão marcando uma grande e clara influência no uniforme do Homem-Morcego para o seu próximo filme. Afinal, como é visto no vídeo, o mesmo usará uma armadura completamente metálica.

Ou seja, termos aqui uma clara referência ao jogo solo mais recente protagonizado pelo Batman. Isso, é claro, indica também uma mistura de tecnologia com couro (presente no capuz), o que pode indicar que o uniforme do herói poderá estar passando por mudanças.

Mas e as orelhas e cores reais do uniforme? 

Em uma pequena referência as HQs Batman: Ano Um e Batman: Ano Zero, além da clássica série animada da década de 90, o cineasta Matt Reeves resolveu utilizar um filtro vermelho para apresentar o uniforme do herói. Entretanto, o material acabou escondendo dois detalhes muito aguardados pelo público.

Afinal, o Homem-Morcego usará orelhas mais longas, no estilo da trilogia Cavaleiro das Trevas, ou mais curtas, no estilo do Batman de Ben Affleck? Além disso, quais serão as cores reais do seu uniforme? Será mesmo azul com cinza / preto? Ou Reeves seguirá utilizando o uniforme cinza / preto ou completamente preto constantemente apresentado nos filmes até aqui?

Bem, essas são respostas que devemos ter em breve, mas que por enquanto continuam cercadas de mistérios.

Sobre o filme The Batman

Os detalhes mais recentes indicam que Robert Pattinson teria assinado um contrato para viver o Homem-Morcego em 3 filmes inicialmente. Por sua vez, o ator Jeffrey Wright interpretará o comissário Gordon, enquanto Zoe Kravitz será a responsável por viver a Mulher-Gato. Por sua vez, o ator Paul Dano foi confirmado como o intérprete do vilão Charada e Andy Serkis (Planeta dos Macacos) viverá o mordomo Alfred.

 John Turturro também foi confirmado recentemente no projeto para viver o vilão Carmine Falcone. Outro nome também já confirmado no elenco é o do ator Peter Skarsgård.

Rumores recentes chegaram a destacar que o sexteto de vilões de The Batman será formado por Pinguim, Mulher-Gato, Charada, Vagalume, Duas-Caras e Chapeleiro Louco. Ainda assim, vale destacar que outros antagonistas ainda podem ter breves aparições na trama.

Ben Affleck era inicialmente confirmado para estrelar, dirigir, produzir e assumir o roteiro do longa, mas ao longo dos meses a sua ligação com o projeto foi caindo aos poucos após ele deixar a direção oficialmente.

Leia também: The Batman | Colin Farrell afirma que roteiro é sombrio e emocionante

Também foi noticiado que Chris Terrio (Liga da Justiça, Argo) teria assumido o roteiro do projeto, posteriormente contando com o trabalho de Matt Reeves. Affleck e Geoff Johns chegaram a trabalhar no roteiro inicialmente, que por sua vez teria Joe Manganiello interpretando o vilão Exterminador.

Matt Reeves será o diretor do longa.

O filme The Batman chegará aos cinemas em 25 de junho de 2021.

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek.