-publicidade-

-publicidade-

The Alienist: O Anjo das Trevas é baseado em fatos? O que é real

Episódios da série já estão disponíveis na Netflix.

Imagem dos protagonistas de The Alienist
Divulgação

Já tendo sido lançada há algumas semanas no Brasil pela Netflix, a segunda temporada da série The Alienist, intitulada O Anjo das Trevas, apresentou uma nova trama recheada de mistérios e ambientada em um cenário de diversos crimes. E, obviamente, dúvidas começam a surgir através dos espectadores: afinal, existem acontecimentos baseados em fatos na série?

Talvez você também queira ler: WandaVision | Saiba quando os próximos episódios serão lançados pelo Disney+

Diante de tal questionamento, podemos afirmar inicialmente que os crimes presentes na trama da nova temporada não são reais. Entretanto, existem sim elementos da sua história que incorporam eventos reais daquele período no projeto em questão. Muitas dessas abordagens, inclusive, envolvem personagens, figuras históricas, clima político e grandes eventos do final dos anos 1800 que são trabalhados no pano de fundo deste crime processual principalmente fictício.

Um pouco sobre a trama de The Alienist: O Anjo das Trevas

A segunda temporada da série The Alienist, que leva o subtítulo de O Anjo das Trevas, gira em torno do sequestro e assassinato de uma criança retirada de uma maternidade de um determinado hospital. A mãe é acusada do assassinato e executada, mas após a execução, outro bebê é sequestrado com pistas que remetem ao primeiro sequestro. O segundo bebê é filho do Embaixador-Geral do Consulado da Espanha em Nova York, refletindo sobre o sequestro no sentimento político anti-espanhol que fervilhava na época.

Os sequestros são uma forma inesperada e assustadora de começar a segunda temporada da série, mas não há evidências históricas de que tal crime envolvendo o sequestro de bebês associado a uma certa maternidade tenha acontecido. No entanto, certas reviravoltas são semelhantes a outros casos amplamente divulgados em torno do mesmo período. O caso perturbador pode ser uma ficção, mas não é totalmente fabricado.

Além disso, enquanto a trama vai se desenvolvendo, aos poucos também vai nos apresentando ligações e presenças de figuras históricas em seus episódios como William Randolph Hearst e Cornelius Vanderbilt, enquanto outros personagens são versões alteradas de pessoas reais.

De tal forma, com base no texto do site Screen Rant, listamos algumas das abordagens presentes na 2ª temporada de The Alienist que são baseadas em fatos reais:

Sara Howard e a primeira detetive feminina de Nova York, Isabella Goodwin

Sara Howard em The Alienist
Divulgação

A segunda temporada de The Alienist foi iniciada com Sara Howard (Dakota Fanning) administrando sua própria agência de detetives, uma homenagem à mulher real que a inspirou: Isabella Goodwin, a primeira detetive da NYPD. Os detalhes da vida de Goodwin foram alterados para se adequar a personagem de Sara Howard, mas a conexão é clara. Ambas começaram em cargos de subalterno no departamento de polícia e subiram na hierarquia para quebrar o teto de vidro, e ambas tinham o desejo de lidar com casos envolvendo mulheres vulneráveis.

Entretanto, aqui também existem algumas diferenças. Goodwin fez seu nome trabalhando disfarçado para a polícia, e ela era uma viúva com quatro filhos, uma faceta de sua vida que não se encaixaria na personagem de Sara Howard. O show ainda faz referências à inspiração, no entanto. Os próximos casos da agência de detetives de Sara mencionados no final da 2ª temporada temporada de The Alienist, ou seja, o caso Annie Swede e o assalto a banco, são extraídos diretamente dos maiores sucessos de Isabella Goodwin.

O bebê de Martha Napp e a execução em Nova York

Execução da cadeira elétrica em The Alienist
Divulgação

Assim como a primeira temporada cativante de The Alienist, O Anjo das Trevas começou com uma reviravolta dramática. O bebê de Martha Napp desaparece enquanto está na maternidade, e ela é acusada de assassinar a criança. Ela é condenada à morte e executada na cadeira elétrica. Embora Martha Napp não seja uma pessoa real, ela é baseada na primeira mulher real a ser executada por uma cadeira elétrica, Martha Place.

Martha Place foi condenada pelo assassinato de sua enteada de 17 anos. Como no programa, o então governador de Nova York, Theodore Roosevelt, foi solicitado a dar a ela um adiamento, mas ele recusou. A execução em cadeira elétrica era tão longa e horrível na vida real quanto a execução de Martha Napp que aconteceu no programa, um fato do qual os escritores não se esquivaram.

Sequestradores de bebês e a família Vanderbilt

Sara Howard e a família Vanderbilt em The Alienist
Divulgação

A série The Alienist frequentemente apresenta figuras históricas entre seus personagens, então não é surpresa que a segunda temporada envolveu o magnata das ferrovias Cornelius Vanderbilt. Na série, o neto de Vanderbilt foi sequestrado como a próxima vítima na mira do assassino. Embora não tenha realmente ocorrido um sequestro dramático de uma criança Vanderbilt, os Vanderbilt estavam ligados ao sequestro de outra criança infame.

Em 1874, Charley Ross, de 4 anos, foi sequestrado fora de sua casa e os sequestradores exigiram um resgate de US$ 20.000. A família não tinha dinheiro para pagar, e a foto da criança foi amplamente publicada na esperança de encontrá-lo, tornando este o primeiro sequestro de resgate altamente divulgado. O desdobrar do caso veio quando um informante da polícia revelou que havia sido abordado por dois sequestradores que queriam ajuda para tirar uma criança da família Vanderbilt, logo confirmados serem os mesmos sequestradores. Charley Ross nunca foi encontrado, mas essa revelação pode ter impedido o verdadeiro sequestro de um membro da família Vanderbilt.

As vítimas e a fotografia pós-morte

Fotos de pós-morte em The Alienist
Divulgação

Embora nem sempre seja a história mais precisa do ponto de vista histórico, uma das reviravoltas mais perturbadoras de The Alienist: O Anjo das Trevas foi uma tendência cultural real durante o século XIX. O assassino desenhou os olhos nas pálpebras de suas vítimas, um método semelhante à fotografia pós-morte.

À medida que a fotografia se tornou mais amplamente disponível no final do século 19, as famílias tiravam fotos de seus entes queridos falecidos recentemente para preservar sua memória. Às vezes, olhos abertos foram pintados sobre as pálpebras, como visto na série, para dar ao corpo a aparência de quem vive. Pode parecer macabro, mas não era uma prática incomum de luto na época.

William Randolph Hearst e a Guerra Hispano-Americana

Senhora Linares em The Alienist.
Divulgação

Quando a pequena filha de um diplomata espanhol é sequestrada em O Anjo das Trevas, o crime é escondido da polícia em parte por causa do sentimento anti-espanhol que levou à Guerra Hispano-Americana. No centro da propaganda anti-espanhola estava o editor do jornal William Randolph Hearst. Embora o sequestro de Linares seja ficção, o papel de Hearst em fomentar o conflito não é muito exagerado na história real.

As publicações de Hearst usaram o conflito crescente com os espanhóis em Cuba para aumentar a circulação do jornal, divulgando histórias sensacionalistas e até inventando falsas atrocidades supostamente cometidas pelos espanhóis. O jornalismo altamente antiético popularizou o envolvimento americano no conflito entre os cidadãos e ajudou a empurrar o país para a guerra.

No entanto, Hearst não foi o único responsável pela guerra ou pelas tensões xenófobas, já que os principais políticos também apoiaram o envolvimento no conflito. Em primeiro lugar entre os proponentes da guerra estava outro personagem regular de The Alienist: Theodore Roosevelt. Mesmo em seus crimes fictícios, a temporada de O Anjo das Trevas não evita a história real e confusa da década de 1890.

Sobre a série The Alienist: O Anjo das Trevas

Em The Alienist: Angel of Darkness, Sara abriu sua própria agência de investigações e está liderando a acusação em um caso totalmente novo. Ela se reúne com o Dr. Kreizler e John Moore, agora repórter do New York Times, para encontrar Ana Linares, a filha recém-sequestrada do consular espanhol.

Sua investigação os leva a um caminho sinistro de assassinato e engano, rumo a um assassino perigoso e ilusório. A segunda temporada “iluminará as questões provocativas da época – corrupção de instituições, desigualdade de renda, sensacionalismo da imprensa amarela e papel das mulheres na sociedade – temas que ainda ressoam hoje”.

Ambientada em 1896, o primeiro ano de The Alienist mostrava um período em que assassinatos de prostitutos estavam dominando a cidade de Nova York. O novo policial Teddy Roosevelt, recentemente nomeado, convida então o Dr. Laszlo Kreizler, um psicólogo criminal – também conhecido como alienista – e o ilustrador do jornal John Moore e Sara Howard, uma secretária ambiciosa determinada a se tornar a primeira detetive da polícia da cidade, para realizarem uma investigação secreta.

A 2ª temporada de The Alienist já está disponível na Netflix. 

Confira também: The Alienist 3ª temporada | O que sabemos até o momento

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada GeekAproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter e instagram.
The Alienist: O Anjo das Trevas é baseado em fatos? O que é real
Marco Victor
Fundador do Jornada Geek, formado em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (atualmente conhecido como UniAcademia), mas também um grande amante de filmes e antigo frequentador de locadoras. Outras paixões também existentes estão em Séries de TV, HQs, Games e Música. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC apesar de ter no Batman e As Tartarugas Ninja como os seus heróis favoritos.
- publicidade -

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

539,237FansLike
60,571FollowersFollow
22FollowersFollow
0FollowersFollow
20,273FollowersFollow
57SubscribersSubscribe
The Alienist: O Anjo das Trevas é baseado em fatos? O que é real

Últimas Notícias