-publicidade-

TEASER, TRAILER E PREVIEW | KINOS

balde_da_pipoca_de_n1ki_convite-r992f0355be3642afbe95a5954d046a7c_imtzy_8byvr_512Esta semana o Hupokhondría estreia espetáculo em Juiz de Fora, com cinco cenas, e fizemos teasers das cenas. Me perguntaram, e não foi uma vez, sobre o teaser, tanto pelo conteúdo quanto pela dominação. Por que não chamar de trailer? Porque é diferente, contei e teci os conceitos aprendidos na monografia de graduação, orientada pelo professor José Luiz Ribeiro.

O mais famoso deles é o trailer. Outrora era chamado de “proximamente nesta sala” e hoje encontramos frequentemente o encerramento com “breve nos cinemas”. Foi este o título do trabalho. Se você vê o trailer, espera poder ver o filme em breve: na semana seguinte, nas próximas ou até na sala do lado depois da sessão. O que não pode é ver o trailer e só quase um ano depois ver o filme. Muito longe.

É pensando justamente na proximidade da estreia que o trailer te conta o filme. Conta mesmo, o filme todo. Só que você, espectador, não conhece a história e não sabe qual é o final, por isso acredita que aquela cena legal é no meio. O trailer é babaca, te conta o final. Experimente ver… sei lá, quase qualquer filme é assim, mas tente com Chicago, por exemplo. A última cena do filme está no trailer. E neste caso o trailer é perfeito, conta a história com início, meio e fim tal qual no filme, sem trocar a ordem.

A função do trailer, como peça publicitária, é vender o filme, instigar o espectador que já frequenta a sala de cinema para voltar ali depois. Hoje, com internet, isso ganha outras proporções, mas o maior interesse continua sendo a sala escura com a tela grande, templo da sétima arte. Para instigar, é interessante deixar brechas a serem preenchidas pelo filme. E isso ele faz muito bem há quase 100 anos.

O preview é mais burocrático, sem perder o caráter emocional. Ele também quer vender o filme, mas foca menos na história e mais na produção da história. Aqueles efeitos especiais, a câmera 3D, o cenário com cordas e grandes estruturas, tudo isso antecipou O Hobbit na internet, quase pequenos documentários sobre os bastidores. Uma fala do diretor ou um comentário do ator principal são fundamentais, assim como um final de filmagem com alguém dizendo “corta” e outro fazendo careta pra câmera, aliviado.

Quanto mais equipamentos estiverem envolvidos, melhor o preview, ainda mais se for daquele ângulo inusitado que mostra a pata do dinossauro e o pedaço de metal que a controla. E você achando que tinha um dinossauro inteiro ali… Mais do que acabar com sua ilusão, o preview te instiga a querer saber qual o resultado final daquela parafernália toda. Resultado? Você no cinema.

- publicidade-

O mais criativo deles é o teaser. Se o preview tem um pouco de documentário e o trailer resume o filme, o teaser conta uma história diferente, mas que te faz querer ver o filme. Batman, por exemplo, é um herói conhecido. O cinema já o viu várias vezes, as bancas o encontram todo mês, ou mais. Mas o novo Batman no cinema gera uma expectativa. Melhor dizer que os vilões estão chegando e que alguém vai combatê-los. Quem? Aparece só o símbolo. Pronto. Um clichê, mas funciona, porque o público vai querer ver como é o novo Batman. E quem vai mostrar. O filme? Não, o trailer, que vai dar uma provinha do herói e da história, e aí é ela que vai te prender pra querer ver o filme.

O teaser tem um conceito, o mesmo do filme, e faz dele o que quiser. É importante causar algum tipo de impacto, gerar a discussão entre os que assistiram e a vontade de saber mais. Por isso nele existe mais liberdade criativa que nos demais. O profissional responsável pelo trailer pode, por exemplo, pedir pra gravarem uma ou outra cena que não existe no filme, mas que no trailer funciona bem. O responsável pelo teaser pode pedir tudo novo, exclusivo, desde que a ideia seja boa.

Nos três casos temos, fruto da velocidade do mundo atual, três formas sintéticas de contar histórias que, muitas vezes, superam o produto final. Trailer, teaser ou preview, não importa: geralmente melhores que os filmes.

- publicidade -
- publicidade -
-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

543,036FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
21SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,468SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: TEASER, TRAILER E PREVIEW | KINOS

Últimas Postagens

Mulan | Filme em live-action já está disponível no Disney Plus

Com o seu lançamento inicialmente previsto para acontecer nos cinemas, o filme Mulan acabou sendo adiado por diversos meses até chegar recentemente ao catálogo...

Mank | Conheça o filme da Netflix estrelado por Gary Oldman

Com o seu desenvolvimento já confirmado há diversos meses, o filme Mank foi recentemente lançado pela Netflix como uma das suas principais estreias para...

Reis de Joanesburgo | Saiba tudo sobre a nova série da Netflix

Com o seu desenvolvimento já confirmado há algum tempo, a série Reis de Joanesburgo chegou recentemente ao catálogo da Netflix. E assim, agora reunimos...

Break – O Poder da Dança | Conheça o novo filme da Netflix

Com o seu lançamento já tendo acontecido há algum tempo na França, o filme Break - O Poder da Dança chegou recentemente ao catálogo...

Disney+ | Os filmes e séries lançados em 04 de dezembro

Como já foi destacado há alguns dias, as sextas-feiras serão marcadas no Disney+ pela adição de algumas novidades em seu catálogo. E assim, os...